Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou cliente NovoBanco pago 1,30€ por mês e nada mais.
  2.  # 2

    Colocado por: BricoleiroTenho conta Activobank e até agora só posso tecer elogios.
    Não pago patavina, nem comissão nem anuidades de cartões.
    Posso servir-me dos balcões do Millenium para depositar ou esclarecer alguma dúvida.
    Na linha telefonica de atendimento são rápidos e precisos.
    Só peço que continue assim...
    Concordam com este comentário:Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,smart


    Sou cliente há mais de 10 anos, e no último CH contratado nem os pés meti numa sucursal...

    Resolvo tudo ao telefone sem problemas.

    O facto de não ter gestor de conta fixo é recente (+/- 1 ano), no entanto há vários gestores.
  3.  # 3

    Colocado por: andresantos1No mês passado, apercebi-me que o meu banco aumento o valor da comissão de gestão em + 1€


    Teve muita sorte em ser só 1€. No antigo Barclays, onde tinha o crédito à habitação) comia com uma taxa de 4€/mês. Pois lá por 2012, passou, de uma penada, a 8€/mês, e fiquei agarradinho pelos tintins. Paga e não bufa.

    Entretanto, passou a Bankinter, e continuei a pagar os 8€/mês durante alguns anos. Em 2019 passaram a cobrar mais 15€ por cada cartão de débito (não tenho de crédito)! E só dei conta no extrato em 2020. Como estou agarrado pelo CH, lá tive que lá ir ir mudar para um produto em que consigo não pagar comissão mensal, mas pagamos os cartões à mesma a 15€ cada.

    Pelo menos no CH tenho uma taxa efetiva negativa (mas isso não é mérito do Bankinter).
  4.  # 4

    Colocado por: CarvaiBasicamente existem 2 tipos de Bancos : os de maior dimensão que se financiam diretamente no BCE a taxas negativas.Logo o dinheiro dos depositantes é mais caro mesmo que paguem 0 de juros.


    Isso está longe de ser assim. A começar pelo rácio entre capitais do banco e volume de empréstimos do mesmo. Quando começaram a fazer os famosos testes de stress havia aí bancos que tinham 24 vez mais dinheiro emprestado aos clientes, do que os capitais do banco.

    O banco empresta dinheiro que não existe em lado nenhum ( nem num bits num qualquer computador ), e se os clientes depois conseguirem pagar o empréstimo "cria-se" dinheiro. Se os clientes entrarem em default, destrói dinheiro.

    Muito simplificadamente, os bancos só pedem dinheiro emprestado ao banco central (ou outros) quando já não "conseguem" inventar mais para emprestar aos clientes...
    Concordam com este comentário: Miguel12
  5.  # 5

    O meu colchão não cobra comissões, se alguém quiser usar...
  6.  # 6

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Isso está longe de ser assim. A começar pelo rácio entre capitais do banco e volume de empréstimos do mesmo. Quando começaram a fazer os famosos testes de stress havia aí bancos que tinham 24 vez mais dinheiro emprestado aos clientes, do que os capitais do banco.

    O banco empresta dinheiro que não existe em lado nenhum ( nem num bits num qualquer computador ), e se os clientes depois conseguirem pagar o empréstimo "cria-se" dinheiro. Se os clientes entrarem em default, destrói dinheiro.

    Muito simplificadamente, os bancos só pedem dinheiro emprestado ao banco central (ou outros) quando já não "conseguem" inventar mais para emprestar aos clientes...
    Concordam com este comentário:Miguel12


    Que grande confusão...dinheiro que não existe em lado nenhum? Mas algum dinheiro existe? O dinheiro é um conceito abstrato, uma medida de valor para garantir a execução das transações.

    Experimente abrir um relatório e contas de qualquer Banco, informação pública, e pasme-se com o facto do valor do Ativo (Empréstimos concedidos, entre outros) ser igual à soma do Capital (fundos dos accionistas do Banco) e Passivo (Obrigações emitidas, Depósitos de terceiros entre os quais particulares). Que dinheiro é esse que não existe?

    O facto de os Bancos serem altamente alavancados conforme diz, não quer dizer que o dinheiro que emprestam não pertença a alguém.
  7.  # 7

    Colocado por: Principiantedeobras
    O facto de os Bancos serem altamente alavancados conforme diz, não quer dizer que o dinheiro que emprestam não pertença a alguém.


    Percebo que possa estar incrédulo, mas é mesmo como eu escrevi. E, como é bastante óbvio, a criação de um empréstimo tem sempre impacto nulo no balanço do banco. A contabilidade é de partidas dobradas, e quando o banco concede um empréstimo de 100€ está simplesmente a lancar +100€ de ativo (o empréstimo) e a lancar -100€ de passivo (a conta de depósito do cliente).

    Só para ficar bem claro: esses 100€ são criados literalmente "do nada".
  8.  # 8

    Apresentei reclamação nos CTT
    Abri conta logo no inicio. Na altura em que abri a conta proclamavam aos 7 ventos, 0 custos para sempre, mas todos sabemos que é para sempre enquanto durar. Já paguei este mês 15€ de comissão de cartão....
  9.  # 9

    Tenho conta no activo, bcp e ctt.

    Mais tarde ou mais cedo o dos CTT é para encerrar, além de não valer nada na plataforma online começaram a cobrar os 15€ do cartão.

    No BCP, pago anualidade do cartão, mas nada a dizer do serviço prestado.

    Activobank, o melhor sem dúvida além de não cobrarem nada, ainda tem programa de pontos que oferecem vales de 10€ em compras de x em x tempo por domiciliar ordenado por exemplo.
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
  10.  # 10

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Percebo que possa estar incrédulo, mas é mesmo como eu escrevi. E, como é bastante óbvio, a criação de um empréstimo tem sempre impacto nulo no balanço do banco. A contabilidade é de partidas dobradas, e quando o banco concede um empréstimo de 100€ está simplesmente a lancar +100€ de ativo (o empréstimo) e a lancar -100€ de passivo (a conta de depósito do cliente).

    Só para ficar bem claro: esses 100€ são criados literalmente "do nada".


    Não está a ver bem, um Banco comercial não é um Banco central.
    O que está a dizer significa que um Banco comercial, quando concede um crédito a habitação aumenta o seu ativo pelo valor do crédito e o passivo por igual montante, tudo relacionado com o mesmo cliente? Isso implicava que o cliente ficasse com saldo nulo. Não é assim.

    Basta pensar num caso em que o vendedor da casa não tem conta no Banco e esse raciocinio desmonta-se completamente.
  11.  # 11

    Melhor que bancos zero é ter também cartões de crédito gratuitos que ainda dão cashback nas compras. Eu tenho 5, uso conforme as vantagens e um deles dá inclusive para pagar os outros e ter cashback disso também. Varia entre 2-3% dos montantes gastos, com tetos anuais também variáveis. Pagando no fim do mês sem juros é como comprar a débito diferido. Não é por isso que gasto mais, não sou gastador. Já não me lembro da última vez que usei cartão de débito, e se o banco CTT me cobrar por ele, cancelo logo no mesmo dia. Aliás, provavelmente vou cancelar antes que me cobrem por ele. Não uso e não...
  12.  # 12

    Colocado por: PrincipiantedeobrasIsso implicava que o cliente ficasse com saldo nulo.


    O cliente fica sempre com saldo positivo na sua conta, pelo valor do empréstimo.

    O que acontece geralmente, é que o banco emite um cheque que vemos na escritura da casa e nem lhe cheiramos a tinta.
    • RMDR
    • 23 fevereiro 2021

     # 13

    Colocado por: SabrinaO Banco CTT já começou a cobrar 15€ pelo cartão de débito nos casos em que não fazem os movimentos que eles exigem.

    penso que se Prepara para começar a cobrar taxas mensais

    certinho e direitinho
    • RMDR
    • 23 fevereiro 2021

     # 14

    Colocado por: Tyrande

    Eh pah, essa parte do bom atendimento ao telefone é muiiiiiito subjectiva.
    Uma vez queria fazer uma pergunta relacionada com produtos financeiros que eles tinham na página.
    Liguei pra lá.
    Disseram-me para ir presencialmente a um balcão, pois o pessoal da linha de atendimento não tinha formação para responder à pergunta (?!).
    Passado uns dias lá fui presencialmente ao banco. Resposta: também não sabiam responder pois não tinham ninguém com formação no assunto. É o que dar não ter um gestor de conta a sério.

    Ou sabes a resposta porque conseguistes pesquisar sobre o assunto noutro sítio, ou conheces alguém que te consiga elucidar noutro lado. No banco, esquece.

    Ausencia de formação MIFID II que permite acessoria para o investimento...nos bancos "online" é muito dificil esta formação nos colaboradores...logo não podem dar qualquer palpite mesmo que saibam
    • RMDR
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: macalTenho conta no Santander e o gestor de conta é uma porcaria, ou melhor, é idiota ou faz-se.

    Mude de gestor ou balcão
    • RMDR
    • 23 fevereiro 2021

     # 16

    Colocado por: macalO Santander leva-me mensalmente o triplo dos juros líquidos que me credita no mesmo período.

    Também pode dar o triplo em juros daquilo que lhe cobra...tudo depende da ótica da despesa e do investimento
    • RMDR
    • 23 fevereiro 2021

     # 17

    Colocado por: Sonia7Apresentei reclamação nos CTT
    Abri conta logo no inicio. Na altura em que abri a conta proclamavam aos 7 ventos, 0 custos para sempre, mas todos sabemos que é para sempre enquanto durar. Já paguei este mês 15€ de comissão de cartão....

    Hoje em dia até já nem é preciso o cartão para nada
    • size
    • 24 fevereiro 2021

     # 18

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Percebo que possa estar incrédulo, mas é mesmo como eu escrevi. E, como é bastante óbvio, a criação de um empréstimo tem sempre impacto nulo no balanço do banco. A contabilidade é de partidas dobradas, e quando o banco concede um empréstimo de 100€ está simplesmente a lancar +100€ de ativo (o empréstimo) e a lancar -100€ de passivo (a conta de depósito do cliente).

    Só para ficar bem claro: esses 100€ são criados literalmente "do nada".


    Como assim, o dinheiro surgir do nada ?

    Para financiar, o Banco tem que recorrer a uma fonte de dinheiro, a capitais próprios, depósitos de clientes, ou outras.

    Em rigor, utilizando as partidas dobradas, tomando por exemplo a fonte de Depósitos de Clientes, existiu, imperativamente, uma transferência de dinheiro dos depositantes para o domínio do Banco e, consequentemente, a movimentação de 2 rubricas do balanço, uma do do Activo (Caixa) e outra do Passivo (Depositantes). O dinheiro existiu, foi transferido.

    Quando o Banco efectua um empréstimo, são movimentadas 2 rubricas do Activo, nenhuma do Passivo, incremento da rubrica Empréstimos, por contrapartida a crédito de Caixa. Ou seja, ocorre a transferência de um real valor monetário. Desta vez, do Banco para as mãos de um cliente.

    Ou não ?
  13.  # 19

    Bom dia!

    Volto a referir os factos, à data de hoje (que é quando podemos de facto tomar decisões e assinar "contratos") e com o que sabemos! E não se trata de publicidade, mas apenas informação factual!

    Para quem quer uma Conta Ordenado ou pode transferir mensalmente €800,00:

    BANKINTER Conta Mais Ordenado:
    Não paga comissões;
    Cartão débito/Crédito (único) sem anuidade.
    Remuneração semestral calculada sobre os saldos diários da Conta Mais Ordenado, até um limite máximo de saldo diário de €5.000, durante os 2 primeiros anos de vigência do contrato a contar da data de adesão, com mínimo de permanência de 6 meses:
    1.º ano: TANB 5% » TANL 3,60%
    2.º ano: TANB 2% » TANL 1,44%.

    Quanto à experiência com gestores de conta: em todas as profissões há bons e maus profissionais, competentes, simpáticos, rudes, exigentes. São eles como todos nós: também exigentes com tudo e todos...porventura nem sequer proporcional ao que somos nós!
    No meu caso (Balcão no Porto) nada a referir. Excelente atendimento e profissionalismo.

    Continuação de Bom dia! Tenham saúde!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • Xtrilho
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 20

    Efetivamente criam dinheiro "do nada":

    Esta reportagem (inglês) é bastante clarificadora:
    https://www.youtube.com/watch?v=mzoX7zEZ6h4
 
0.0254 seg. NEW