Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    precisava de algum aconselhamento.
    Estou em processo de projeto de construção de moradia, fica situada junto à costa onde por vezes são frequentes ventos fortes.
    A maior parte dos vãos são orientados a sul.

    Encontro-me assim a estudar a melhor solução para sombreamento exterior estando inclinado para uma solução do tipo brise-soleil.
    As minhas dúvidas prendem-se com o facto de ter janelas de 4,60 por 2,70 e receio que os estores orientáveis possam não ser adequados.

    Alguém tem experiência com situações semelhantes que me possa aconselhar?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: cdfigueiredoAlguém tem experiência com situações semelhantes que me possa aconselhar?

    Ou aplica algo verdadeiramente resistente (coisa para ser carota) ou corre de ficar tudo empenado com a primeira rabanada de vento.
    A questão da oxidação é algo que deve igualmente acautelar. Muitos dos componentes não se dão bem com ambientes salinos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cdfigueiredo
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Ou aplica algo verdadeiramente resistente (coisa para ser carota) ou corre de ficar tudo empenado com a primeira rabanada de vento.
    A questão da oxidação é algo que deve igualmente acautelar. Muitos dos componentes não se dão bem com ambientes salinos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cdfigueiredo


    Pois, realmente a corrosão também é um factor a considerar.
    A outra solução que pensamos foi um estore normal/térmico pelo exterior também.
  4.  # 4

    Colocado por: cdfigueiredoEstou em processo de projeto de construção de moradia


    Colocado por: cdfigueiredoA outra solução que pensamos foi um estore normal/térmico pelo exterior também.

    Se está em processo de construção este "pormaior" foi certamente já decidido e acautelado.
    O que está previsto em projeto?
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva


    Se está em processo de construção este "pormaior" foi certamente já decidido e acautelado.
    O que está previsto em projeto?


    Em projeto, inicialmente, estava previsto apenas blackout interior, sem proteção pelo exterior. Sendo janelas viradas a sul não nos pareceu adequado para os dias quentes de verão. A sugestão do sombreamento exterior surgiu pela parte da arquitectura em que ainda estaríamos a tempos de alterar antes de serem finalizadas as especialidades.

    A nossa arquitecta sugeriu o estore exterior ou como sugestão alternativa a "brisa" solar.
    Por um lado, a brisa solar permite variar a quantidade de luz que entra, por outro lado, para a dimensão das janelas e localização junto à costa pareceu-me, talvez, frágil.
  6.  # 6

    Colocado por: cdfigueiredoA nossa arquitecta sugeriu o estore exterior

    E ainda vai a tempo?
    Tem espaço para as caixas de estore?
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    E ainda vai a tempo?
    Tem espaço para as caixas de estore?


    Sim, segundo ela temos que decidir agora, mas ainda vai a tempo.

    Não vi o desenho em corte, mas parece que tem espaço.
  8.  # 8

    Colocado por: cdfigueiredoSim, segundo ela temos que decidir agora, mas ainda vai a tempo.

    Ótimo!
    Um estore normal pelo exterior é sempre uma solução mais barata contudo menos estética.
    No seu caso, sendo uma zona marítima, o fator oxidação deve ser tido em conta tb.
    Consulte a fiscalização para ter mais opiniões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cdfigueiredo
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Ótimo!
    Um estore normal pelo exterior é sempre uma solução mais barata contudo menos estética.
    No seu caso, sendo uma zona marítima, o fator oxidação deve ser tido em conta tb.
    Consulte a fiscalização para ter mais opiniões
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cdfigueiredo


    Obrigado. Vou ter em conta.
  10.  # 10

    Eu coloquei brisa solar GM200 da schenker storen (já mt debatido aqui pelo forum). A minha moradia fica a cerca de 1km do mar, não tenho tido problemas com os ventos (já tive ventos de ~50km/h) e não tenho que os abrir nem fechar por causa disso, são mesmo muito estáveis. Quanto à oxidação, pode ser realmente um problema, no meu caso todos os suportes dos estores são em inox o que encareceu ainda mais o que já era bem carote...

    Para as janelas de 4,60m terá de colocar um suporte a meio possivelmente alinhado com os aros das janelas com o foi o meu caso (nas janelas com mais de 2,80m):
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cdfigueiredo
      estores.jpg
  11.  # 11

    Como o zedasilva referiu, convém tomar essa decisão ainda em projeto para ao planear a estrutura deixar espaço para recolher os estores totalmente na padieira, caso contrario ficará feio ver os estores mesmo recolhidos a obstruírem o espaço da janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cdfigueiredo
  12.  # 12

    Colocado por: yepyapComo o zedasilva referiu, convém tomar essa decisão ainda em projeto para ao planear a estrutura deixar espaço para recolher os estores totalmente na padieira, caso contrario ficará feio ver os estores mesmo recolhidos a obstruírem o espaço da janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cdfigueiredo


    Obrigado pelas recomendações.
    Acabei por só ver esta resposta hoje.
    AS coisas atrasaram um bocado e a solução ainda não totalmente escolhida.

    O vão de 4,60 era para ser realizado com 3 elementos de correr, se colocar um suporte a meio provavelmente seria melhor optar por dois elementos. Vamos discutir a situação com a arquitecta.

    Obrigado novamente.
 
0.0119 seg. NEW