A minha garagem/box (na cave do prédio) tem um portão de correr que, quando aberto, deixa um espaço de 40cm entre o portão e o tecto, ou seja, esse espaço está completamente desaproveitado. Quero fazer aí uma prateleira da largura do portão.
Fiz um modelo 3D da garagem:
Podem ver que a calha do portão está a 40cm do tecto por causa da viga que existe na entrada da box. A parede do fundo é de betão, bem como os cantos (pilares) e topos (vigas). As paredes laterais são de tijolo, têm cerca de 15cm de espessura (assinaladas a cinzento mais claro no modelo 3D). A prateleira ficaria com cerca de 230x120cm, e seria para aguentar uns 150kg (mas quero sobredimensionar para jogar pelo seguro).
A minha ideia é fazer uma estrutura com tubo de aço quadrado, assente em dois perfis em L aparafusados às paredes. Algo deste género:
Contudo, dada a construção da garagem, um dos perfis em L ficaria aparafusado à parede de betão, mas o outro teria de ser aparafusado à parede de tijolo, e isso não me deixa muito confortável. Mesmo usando bucha química com varão roscado de 10mm, em 4 pontos, tenho receio que não seja suficiente. O que vos parece?
Lembrei-me de uma possível solução, que é usar perfis de aço aparafusados à viga de betão que está sobre a parede de tijolo, suspendendo deles o perfil em L:
Parece-vos melhor? Lembram-se de alguma outra solução?
O modelo 3D para Sketchup pode ser sacado daqui, se quiserem dar uma vista de olhos.
só acrescentava , na ligação suspensa, uma ligação á parede de tijolo para impedir que a cantoneira se movimenta-se na horizontal ,ie para impedir a abertura da estrutura .
Colocado por: mtavares só acrescentava , na ligação suspensa, uma ligação á parede de tijolo para impedir que a cantoneira se movimenta-se na horizontal ,ie para impedir a abertura da estrutura .
Também já me tinha lembrado disso, penso que substituir os suportes das pontas por perfil em L já impedirá esse movimento.