Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Aluguei à cerca de um mês um apartamento em Bragança, com aquecimento central a gás e a caldeira em questão é uma caldeira Mural Roca Victoria 20 20, liguei-a ontem e hoje, até aqui tudo normal o que achei estranho foi uma condensaçao estranha nas paredes, mas pensei que fosse da humidade de casa nao liguei, hoje verifiquei que eram as paredes e o tecto, fui ver a caldeira e coloquei a mão por cima e vi que quando esta a trabalhar sai calor pela parte de cima da mesma e fiquei com as maos húmidas, e vi tambem que a caldeira nao ´´e fechada por cima apenas esta o tubo de ventilaçao ligado mas liberta gases pelos lados. O que será que provoca isto? Mau arejamento do equipamento?? O sistema de libertaçao de gases está mal montado ou com alguma deficiencia? será apenas vapor de água ou haverá tb gases da combustao (tipo monoxido de carbono). Devo pedir uma inspecçao de gases libertados?? Como nunca tive aquecimento nem o apartamento é novo, tem 7 anos, e tambem nao tive qualquer formação ou informaçao acerca do equipamento nao sei o que fazer. Desliguei a caldeira e abri a janela da cozinha e em pouco mais de 30 minutos as paredes ficaram secas.
    Se alguem me puder dar esclarecimentos agradecia
    Boa noite e bom fim de semana
  2.  # 2

    Concordo com o aprendiz2

    De qualquer maneira, esse tipo de instalações DEVE ser inspeccionado todos os anos...

    No seu caso recomendaria alguma cautela, e urgência na revisão dessa caldeira.
    • lbvp
    • 22 novembro 2009

     # 3

    boas isso desaparece ao fim de 48 horas do aqueciemnto ligado.
    Essa situação deve-se á condensação que esta nas paredes, estuque e no chão da habitação. Em casa que estiveram fechadas e foram pouco arrejadas é normal aparecer agua a escorrer das paredes apos se ligar o aquecimento.
  3.  # 4

    pela física: a condensação faz-se sempre no elo mais fraco da casa.

    Uma casa bem isolada, mas com uma parede a servir de ponte térmica, quer pela disposição ao frio, quer pela má construção ou má opção de construção... será sempre onde a àgua vai condensar. mesmo que a casa seja "quentinha" e "sem humidades". Se houver uma fonte interna de humidades: casas-de-banho com banhos ao anoitecer, cozinha com pouca exaustão de vapores, lavadaria, etc... vai tudo parar a essa ou essas paredes mais frias.
  4.  # 5

    A julgar pelo que diz, haverá má tiragem na conduta ou por exemplo existe um ninho de pássaros no topo da chaminé, por isso os gases queimados saem pela lateral do chapéu da caldeira e fica com a mão húmida, poderá aliado a isso ou não, não haver entradas de ar suficientes.
    Experimente quando liga a caldeira, abrir um pouco a janela e ao fim de 2 ou 3 minutos volte a verificar se os gases saem pelas laterais do chapéu da caldeira.
    Se isso acontecer, convém então mandar verificar a conduta de exaustão, e ver se não está obstruida ou parte dela obstruida.
    Pode eventualmente o diametro do tubo de exaustão tb não ser o correcto, enfim, como o aprendiz disse e muito bem, requer uma observação no local por alguém credenciado para tal, e não por curiosos, e a inspecção é uma das entidades credenciadas para tal, embora ás vezes pequem por excessos de zelo.

    Cumps
 
0.0116 seg. NEW