Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, gostaria de obter ajuda já que estou a passar uma situação bastante delicada.
    O assunto é o seguinte, meus pais proprietários de uma casa, divorciaram-se em 2010, a minha mãe ficou com a casa e o meu pai foi para outro país, o contrato da água ficou sempre no nome do meu pai , já que minha mãe nunca conseguia mudar de nome nem mesmo com a sentencia de divórcio. Em 2012 a minha mãe quiz doar me a casa e até a 8 meses atrás tudo muito bem, as cartas da água vem no nome do meu pai e eu pago sempre. A situação é a seguinte, meu pai faleceu no outro país, e quiz resolver tudo em que estava no nome dele, e decidi fazer repudio de herança já que fui informada que ele não tinha bens mas sim dívidas. Fui as finanças apresentei o repudio e tudo correto, quando vou a Câmara para mudar de contador e de nome, fico a saber que existe uma dúvida de 1800 euros de água para pagar de 2017, nunca fui notificada de tal dívida ate ontem. Novamente apresentei o repudio que fiz e disseram que ia resolver a situação. Hoje ligaram da Câmara a dizer me que ia fazer o corte da água e que só poderia voltar a ter água até que pague a dívida toda. A justificação deles para tar decisão é que a dívida pasa de proprietário para proprietário e neste caso eu como filha. Agora estamos em casa sem água com duas crianças menores.

    Desculpem o texto enorme mas preciso de ajuda.

    Obrigada a quem me puder ajudar
  2.  # 2

    A dívida é de quem a contrai ou herda.

    Se fez repúdio e tem comprovativo a dívida da água não é nada consigo.

    A casa está em seu nome? Faça contrato com caderneta predial no seu nome

    E os cortes de água e luz estão suspensos.pelo covid
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vaniafg85
  3.  # 3

    Sim a casa está em meu nome, fui a Câmara com a escritura e com o repudio. Mesmo assim fizeram o forte da água e se não pagar não terei água. Obrigado
  4.  # 4

    Mas afinal a casa está em nome de quem?
    Em 2012 já estava em nome da mãe e doou a si?
    Se a dívida é de 2017, já foram vocês que a fizeram.

    "minha mãe ficou com a casa e o meu pai foi para outro país, o contrato da água ficou sempre no nome do meu pai , já que minha mãe nunca conseguia mudar de nome nem mesmo com a sentencia de divórcio"

    Parece-me que a casa continua também em nome do pai.

    As dívidas de água, pertencem ao titular do contrato e não ao imóvel, portanto não passam para o novo proprietário.

    Algo não está bem contado.
    • macal
    • 20 fevereiro 2021

     # 5

    Está tudo mal contado, e essa dívida foi reclamada em tempo útil? É que caducam ao cabo de 6 meses quando não reclamadas.
    • size
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: vaniafg85
    a minha mãe ficou com a casa e o meu pai foi para outro país, o contrato da água ficou sempre no nome do meu pai , já que minha mãe nunca conseguia mudar de nome nem mesmo com a sentencia de divórcio.

    Nunca o divórcio poderia ser motivo aceitável para alterar a titularidade do contrato. Teria que ser documento comprovativo do registo da casa em nome da sua mãe. Por exemplo caderneta predial.

    Em 2012 a minha mãe quiz doar me a casa e até a 8 meses atrás tudo muito bem, as cartas da água vem no nome do meu pai e eu pago sempre.

    Incumprimento seu.
    Uma vez que a casa lhe foi doada, deveria ter alterado a titularidade do contrato para seu nome, exibindo a caderneta predial.

    A situação é a seguinte, meu pai faleceu no outro país, e quiz resolver tudo em que estava no nome dele, e decidi fazer repudio de herança já que fui informada que ele não tinha bens mas sim dívidas. Fui as finanças apresentei o repudio e tudo correto, quando vou a Câmara para mudar de contador e de nome, fico a saber que existe uma dúvida de 1800 euros de água para pagar de 2017, nunca fui notificada de tal dívida ate ontem. Novamente apresentei o repudio que fiz e disseram que ia resolver a situação. Hoje ligaram da Câmara a dizer me que ia fazer o corte da água e que só poderia voltar a ter água até que pague a dívida toda. A justificação deles para tar decisão é que a dívida pasa de proprietário para proprietário e neste caso eu como filha. Agora estamos em casa sem água com duas crianças menores.


    Portanto, quem usou os consumos e contraiu a divida foi a Vânia e não o seu pai nem a sua mãe .
    Não quer pagar porquê ? Ou pagou ?
    Nunca foi notificada, porque nunca alterou a titularidade do contrato.
    • size
    • 20 fevereiro 2021

     # 7

    Colocado por: macalEstá tudo mal contado, e essa dívida foi reclamada em tempo útil? É que caducam ao cabo de 6 meses quando não reclamadas.


    O que caduca é o motivo de facturação com exigência de pagamento de consumos que ultrapassem 6 meses. No caso presente, a facturação terá terá sido emitida dentro do prazo , mas não foi paga.
  5.  # 8

    Colocado por: vaniafg851800 euros de água para pagar de 2017,


    Colocado por: size
    O que caduca é o motivo de facturação com exigência de pagamento de consumos que ultrapassem 6 meses. No caso presente, a facturação terá terá sido emitida dentro do prazo , mas não foi paga.


    É alguma moradia?
    Não percebo como é que o consumo é tão elevado.

    Além disso já estamos em 2021.
    E os pagamentos de 2018,2019 e 2020 está tudo pago?
 
0.0145 seg. NEW