Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Em um terreno de 299 m2, em Viana do Castelo, de quanto preciso em média para a construção de uma moradia?
    O meu objectivo passa por construir uma moradia T3, com garagem para pelo menos 1 carro, penso em casa totalmente com capoto e la de rocha. Gostava de saber qual o valor medio do custo de construcao de uma moradia deste genero incluindo as taxas (tenho um orçamento de cerca de 150.000, será que consigo)

    Muito obrigado,
    Suellen
    •  
      aacc
    • 20 fevereiro 2021

     # 2

    A começar nos mil euros o metro quadrado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Suellen Fonseca
  2.  # 3

    Colocado por: aaccA começar nos mil euros o metro quadrado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Suellen Fonseca

    Mais IVA.

    E tem de somar a isso projetos, taxas, arranjos exteriores (muros, jardim, etc).

    150mil muito dificilmente chegam para tudo. No mínimo eu diria 200mil, e para uma casa com áreas controladas.
  3.  # 4

    Colocado por: Suellen FonsecaBom dia a todos,

    O meu objectivo passa por construir uma moradia T3, com garagem para pelo menos 1 carro, penso em casa totalmente com capoto e la de rocha. Gostava de saber qual o valor medio do custo de construcao de uma moradia deste genero incluindo as taxas (tenho um orçamento de cerca de 150.000, será que consigo)

    Muito obrigado,
    Suellen


    Boa tarde,

    Eu vou construir um T2 com piscina no Concelho de Cascais, que me vai custar 186.000€, no mesmo material que mencionou ou seja construção em LSF, este valor é chave na mão, mas não inclui taxas camarárias, ramais, etc. Não sei se em Viana do Castelo os preços diferem muito de os de Lisboa. Agora há uma coisa a ter em conta, deve ler os regulamentos do urbanismo para a sua zona. Porque no meu caso, um T2 tem de ter 2 lugares de estacionamento, pode ser dentro ou fora da garagem, desde que em terreno próprio. E um T3, 3 estacionamentos. Há uma série de regras que têm de ser cumpridas, no entanto, difere de Câmara para Câmara.
  4.  # 5

    Colocado por: mcmatos2009deve ler os regulamentos do urbanismo para a sua zona.

    E eu que pensava que isso era responsabilidade dos arquitetos !!!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  5.  # 6

    Colocado por: Picareta
    E eu que pensava que isso era responsabilidade dos arquitetos !!!


    Se se quiser estar informado, facilita, para saber logo o que se pode ou não colocar na casa. Por vezes os Arquitetos trabalham com várias Câmaras, e cada uma têm o seu regulamento, nem sempre se dão a esse trabalho. Se não quiser correr riscos de o projeto vir devolvido...
    Eu falo por experiência própria.
  6.  # 7

    Colocado por: mcmatos2009Por vezes os Arquitetos trabalham com várias Câmaras, e cada uma têm o seu regulamento, nem sempre se dão a esse trabalho. Se não quiser correr riscos de o projeto vir devolvido...
    Eu falo por experiência própria.

    Isso é aquilo que se chama... Não fazer o trabalho de casa, o básico, dos serviços de Arquitectura.
    Concordam com este comentário: mcmatos2009, antonylemos
    • snob
    • 20 fevereiro 2021

     # 8

    Se for devolvido também não é o fim do mundo. Basta fazer as necessários correções, digo eu que já passei por isso.
    E assim o arquiteto faz a vontade ao cliente e depois só altera/corrige o que for imposto pela câmara.
  7.  # 9

    Colocado por: snobSe for devolvido também não é o fim do mundo

    É só mais 1 aninho à espera, e mais gastos se por exemplo se estiver numa casa alugada à espera que a moradia fique pronta.
    • snob
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 10

    1 ano?! No meu caso foram 15 dias. É a chamada Audiência dos interessados, quando o projeto estas em vias de ser indeferido, o requerente é notificado para no prazo de 10 dias apresentar argumentos ou alterações a fim de ser novamente apreciado e deferido. Mas o timing poderá diferir de câmara para câmara.
  8.  # 11

    Colocado por: Palhava
    É só mais 1 aninho à espera, e mais gastos se por exemplo se estiver numa casa alugada à espera que a moradia fique pronta.


    No meu caso o projeto deu entrada em Setembro, e veio devolvido em Novembro e isso porque consegui mexer uns cordelinhos, se não ainda lá estava! Novamente demos entrada das coisas, mas havia coisas que eu desconhecia, por exemplo o pagamento de uma taxa de compensação que deveria ter sido paga pelo antigo proprietário aquando do licenciamento do lote, e que acabei por pagar eu, para não perder mais tempo. Uma carta da comissão de moradores do bairro, a dizer que não ficou nada em dívida, enfim... novamente entrada em Dezembro. Até ao momento nada! Também me custa estar constantemente a pedir favores para as coisas andarem. Um amigo meu, esteve mais de um ano para lhe aprovarem o projeto, estavam sempre a devolvê-lo, até por causa da caixa de correio embirraram, aparentemente há um regulamente também para "recetáculos postais".
    Felizmente, não tenho o problema de ter de pagar renda, mas de qualquer forma estou farta de viver num sitio que não me diz nada e onde estou desejosa de sair.
  9.  # 12

    Por experiência e pelos valores dos meus vizinhos (linha Oeiras - Cascais):

    - Ultra low cost: 150K
    - Low cost consegue pelos 180-200K.
    - Material e mão de obra de qualidade passa para os 250K-270K

    *Valores sem taxas, nem projectos
  10.  # 13

    por acaso gostava de ver uma dessas de qualidade por aqui em Oeiras que tenha ficado por 250 270k, nem que fosse apenas por fora.
 
0.0158 seg. NEW