Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 22 novembro 2009

# 41

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: hugo_cruz12Então o que é luxo?

Luxo é como aquele estilista francês que, para a construção da casa dele no Estoril, mandou vir assentadores de ladrilho DE MARROCOS para colar pedrinhas na CÚPULA do tecto da casa de banho, na banheira com 4m2, etc.

Ou de um que eu conheço, acho que é Belga :) (esta é só para o Luis k w, desculpem) que mandou vir de França, com passagem pela Bélgica 55mt de vedação que se resumia a uns pauzinhos rachados e atados com arame de zincar, só porque em Portugal não havia.
  1.  # 42

Se isso é luxo, quando vejo aquelas moradias com acabamentos de luxo também têm isso?vindo da conchichina??? Por favor...

A primeira coisa que vou fazer é mesmo pedir o orçamento ao arquitecto, ficou de me telefonar nos próximos dias.

Mesmo aos familiares vou pedir um orçamento e compará-los claro.

AC é concerteza um luxo, só ao alcance de casas com esses valores.mas claro que para muita gente, com carteira recheada é uma coisa vulgar.

Cátia, não tenho ainda planta, quero é utilizar os 150m2 do piso superior para 3 quartos, um deles suite com quarto de vestir e um escritório/salão de jogos na parte traseira do lado que não está geminado.
    Na parte inferior vai ser a cozinha, um despensa, a casa de banho com sanita e lavatório e a sala que quero grande com 3 degraus a separar a sala de estar da sala de jantar.

É complicado fazer assim???
    • naar
    • 22 novembro 2009

# 43

Colocado por: hugo_cruz12Pois é! estive com o arquitecto, coitado, ele a puxar para o projecto e eu a chateá-lo com preços e mais preços...

Já deu para escolher os tipos de isolamento, em capoto por fora e o tecto com aquelas pedrinhas, de resto foram só riscos e sarrabiscos.

O Capotto e uma cobertura devidamente impermeabilizada com tela de pvc, seixo rolado e remates de platibandas em chapa zincada/aluminio, não se pode considerar que esteja já a poupar no isolamento :)

Ainda não sei quanto vou pagar pelo projecto, tenho 6000€ pra gastar mas, quem me indicou o arquitecto até se riu com este valor, disse que 3000€ dá e sobra para o projecto e as especialidades. Mesmo assim os 6000 estão para o que der e vier.

Sabe o que eu já aprendi há uns aninhos? Os preços combinam-se no principio! E escrevem-se, sempre! Com data e tudo! :)

Falei também com o arquitecto acerca do fórum e que estava com receio pq vocês me tinham dito para contar em gastar 200m€, ele riu-se e perguntou-me se queria forrar as paredes a ouro...Deu-me exemplos, ele próprio está a construir uma casa que já está vendida, em que vai gastar 200m€, com a mesma área, só que todos os acabamentos são de luxo, AC, cozinha equipada com todos os electrodomésticos de topo e com muita tecnologia que não mencionou ao pormenor.
    Deu-me então o exemplo, de uma casa com menos área que a minha mas, que a diferença não era assim tanta e que essa pessoa apenas gastou 110m€.
    O que ele disse foi que vocês estavam a pensar em casas construídas no centro de grandes cidades, o que não é o caso.

Não, acho que nós não estávamos era a pensar num Arquitecto que também é construtor, :) E sabe, ou pelo menos calcula que uma casa construída em Grândola, por exemplo é mais cara do uma que construída em Lisboa!

Se o AC é um luxo qual foi a opção que o Arquitecto lhe deu para se aquecer nas noites frias de Inverno, concerteza que qualquer outra solução não será muito mais barata!

E o Hugo acha que consegue vir a falar com essa pessoa que só gastou os 110.000,00 (ou acha que vai gastar!)

Quanto à obra, esta vai ser realizada não pelo meu cunhado, mas pela empresa do meu cunhado, onde não irei pagar alvará e o preço segundo ele disse, iria ser especial.

Esta eu acredito, também já tive em tempos quem me tenha ajudado e até hoje nunca me cobrou nada! Mas não se esqueça que o seu cunhado não deverá perder dinheiro, pelo menos não convém, principalmente para ele, :)

O meu sogro não é um trolha da esquina mas sim um profissional da arte a trabalhar por conta própria.

Esta abona em favor da boa execução da obra! E como o seu sogro não lhe deve cobrar dinheiro pelo trabalho dele, melhor ainda!

O electricista, que por acaso é meu primo, também tem empresa aberta e até trabalha directamente com a camara do Porto.

Então deve estar habituado a receber tarde e a más horas :) (desculpe não consegui conter-me, lolol - isto é mesmo só uma piada sem segundas intenções)

Isto claro, para dizer que a obra não irá ser feita à candonga, longe disso...

Nem eu nunca pensei nisso, porque senão tinha que ter mais uma verba para ACT e CM, e olhe que eles não são meigos nas facturas e normalmente é PP.

Mesmo assim agradeço bastante a vossa ajuda e durante os próximos meses, vou estar muito atento a este fórum, dificilmente para ajudar mas mais para ser ajudado.

Por mim, cá o espero e ajudá-lo se fôr possível!

Vou usar este tópico, para colocar todos os avanços da minha futura casa e claro ouvir as vossas opiniões.

Isso é que é uma boa ideia e já agora se me permite, Fotos, gosto (acho que todos gostamos) de fotos. :)

Pedia só uma coisa, usem este tópico para me ajudar e não para se insultarem uns aos outros.

Essa não entendi, mas depois vou ler tudo outra vez, acho que a malta aqui é toda "cool", fixe!

Obrigado...

Espero que não leve a mal o tom ligeiro dos meus comentários.

Boa sorte.

Cump.
  2.  # 44

ola, o ideal é ter planta, mas o que pretende? é com todo prazer que lhe faço um esboço, mas mais temos que falar . http://catia-liliana-coelho.blogspot.com/ Boa Noite
  3.  # 45

Obrigado cátia.

Se o fizeres agradeço, é só para ter uma ideia porque o arquitecto é que vai fazer isso.
  4.  # 46

Colocado por: naar
    Colocado por: hugo_cruz12Pois é! estive com o arquitecto, coitado, ele a puxar para o projecto e eu a chateá-lo com preços e mais preços...

Já deu para escolher os tipos de isolamento, em capoto por fora e o tecto com aquelas pedrinhas, de resto foram só riscos e sarrabiscos.

O Capotto e uma cobertura devidamente impermeabilizada com tela de pvc, seixo rolado e remates de platibandas em chapa zincada/aluminio, não se pode considerar que esteja já a poupar no isolamento :)

Ainda não sei quanto vou pagar pelo projecto, tenho 6000€ pra gastar mas, quem me indicou o arquitecto até se riu com este valor, disse que 3000€ dá e sobra para o projecto e as especialidades. Mesmo assim os 6000 estão para o que der e vier.

Sabe o que eu já aprendi há uns aninhos? Os preços combinam-se no principio! E escrevem-se, sempre! Com data e tudo! :)

Falei também com o arquitecto acerca do fórum e que estava com receio pq vocês me tinham dito para contar em gastar 200m€, ele riu-se e perguntou-me se queria forrar as paredes a ouro...Deu-me exemplos, ele próprio está a construir uma casa que já está vendida, em que vai gastar 200m€, com a mesma área, só que todos os acabamentos são de luxo, AC, cozinha equipada com todos os electrodomésticos de topo e com muita tecnologia que não mencionou ao pormenor.
    Deu-me então o exemplo, de uma casa com menos área que a minha mas, que a diferença não era assim tanta e que essa pessoa apenas gastou 110m€.
    O que ele disse foi que vocês estavam a pensar em casas construídas no centro de grandes cidades, o que não é o caso.

Não, acho que nós não estávamos era a pensar num Arquitecto que também é construtor, :) E sabe, ou pelo menos calcula que uma casa construída em Grândola, por exemplo é mais cara do uma que construída em Lisboa!

Se o AC é um luxo qual foi a opção que o Arquitecto lhe deu para se aquecer nas noites frias de Inverno, concerteza que qualquer outra solução não será muito mais barata!

E o Hugo acha que consegue vir a falar com essa pessoa que só gastou os 110.000,00 (ou acha que vai gastar!)

Quanto à obra, esta vai ser realizada não pelo meu cunhado, mas pela empresa do meu cunhado, onde não irei pagar alvará e o preço segundo ele disse, iria ser especial.

Esta eu acredito, também já tive em tempos quem me tenha ajudado e até hoje nunca me cobrou nada! Mas não se esqueça que o seu cunhado não deverá perder dinheiro, pelo menos não convém, principalmente para ele, :)

O meu sogro não é um trolha da esquina mas sim um profissional da arte a trabalhar por conta própria.

Esta abona em favor da boa execução da obra! E como o seu sogro não lhe deve cobrar dinheiro pelo trabalho dele, melhor ainda!

O electricista, que por acaso é meu primo, também tem empresa aberta e até trabalha directamente com a camara do Porto.

Então deve estar habituado a receber tarde e a más horas :) (desculpe não consegui conter-me, lolol - isto é mesmo só uma piada sem segundas intenções)

Isto claro, para dizer que a obra não irá ser feita à candonga, longe disso...

Nem eu nunca pensei nisso, porque senão tinha que ter mais uma verba para ACT e CM, e olhe que eles não são meigos nas facturas e normalmente é PP.

Mesmo assim agradeço bastante a vossa ajuda e durante os próximos meses, vou estar muito atento a este fórum, dificilmente para ajudar mas mais para ser ajudado.

Por mim, cá o espero e ajudá-lo se fôr possível!

Vou usar este tópico, para colocar todos os avanços da minha futura casa e claro ouvir as vossas opiniões.

Isso é que é uma boa ideia e já agora se me permite, Fotos, gosto (acho que todos gostamos) de fotos. :)

Pedia só uma coisa, usem este tópico para me ajudar e não para se insultarem uns aos outros.

Essa não entendi, mas depois vou ler tudo outra vez, acho que a malta aqui é toda "cool", fixe!

Obrigado...

Espero que não leve a mal o tom ligeiro dos meus comentários.

Boa sorte.

Cump.

Obrigado pelas respostas,

quanto ao arquitecto, já aqui disse que estou à espera do orçamento, ainda não dei o sim final.

Obrigado
    • naar
    • 22 novembro 2009

# 47

Fez bem!

Cump.
  5.  # 48

Colocado por: hugo_cruz12Se isso é luxo, quando vejo aquelas moradias com acabamentos de luxo também têm isso?vindo da conchichina??? Por favor...
    É uma questão de terminologia comercial.
    Eu não chamo «de luxo» a qualquer coisa...

A minha empresa vendia apartamentos de 80mil contos (400mil euros) há mais de 12 anos, e não lhes chamávamos «de luxe».
    É claro que tinham lareira OU AC, piscina na cobertura, detectores de incendio e inundação, alarme contra roubo e porta blindada, 3 lugares de estacionamento, etc., etc., e uns 220m2, mas também não eram folheados a ouro!
    Os restantes acabamentos eram bastante standart: alumínios Technal, azulejos, louças e torneiras nacionais, paredes duplas com caixa de ar revestidas a mosaico pelo exterior, estores electricos na sala (e pré-instalação nos restantes) etc.
    Ok... poderíamos dizer que era construção e acabamentos «de topo», mas nada de exageros.

Para mim, "de luxo" é quando não se olha a preços, para clientes com bolsos sem fundo.

Aquilo que o seu arquitecto (e Você) aparentemente refere quando fala em acabamentos "de luxo" (entre aspas), geralmente não aumenta o valor da casa em mais de 10%.
    E NÃO EM 100% COMO ELE QUER FAZER CRER!
    • judm
    • 22 novembro 2009 editado

# 49

Obrigada!
  6.  # 50

Boas,

Já tenho o orçamento para o meu projecto de arquitectura.
    O valor a pagar contém os seguintes projectos:
    - Projecto de Arquitectura;
    - Projecto de Estabilidade;
    - Projecto da Rede de Águas;
    - Projecto da Rede de Saneamento;
    - Projecto da Rede de Águas Pluviais;
    - Projecto de Isolamento Térmico;
    - Projecto de Condicionamento Acústico;
    - Projecto da Rede de Gás;
    - Projecto de Ventilação/Exaustão de Fumos;
    - Projecto de Segurança contra Incêndios;
    - Projecto de Electrotecnia;
    - Projecto de Telecomunicações:
    - Plano de Segurança.

Por tudo isto irei pagar 2700€.

50% do pagamento efectuado aquando da entrada do projecto de arquitectura na Câmara, 25% após aprovação, 15% após entrada dos projectos de especialidades na Câmara e os últimos 10% após a respectiva aprovação.

O que acham deste valor???
  7.  # 51

hugo_cruz12

Se for metade para arquitectura, e metade para o restante, dá uma média de uns 100euros/projecto de especialidades.

Não é barato, é patético.
  8.  # 52

Colocado por: Luis K. W.hugo_cruz12

Se for metade para arquitectura, e metade para o restante, dá uma média de uns 100euros/projecto de especialidades.

Não é barato, é patético.

Costumam dizer que nasci com o rabo virado para a Lua...

Será que todos os preços que aqui falo são patéticos???

Não vou fazer aqui menção ao nome do arquitecto, por questões de profissionalismo, dado que nada está concluído.
    No entanto, acham que me devo queixar e pedir para me fazer mais caro?
    Como já disse, alguns de vocês não têm bem a noção dos preços, até conseguem afugentar as pessoas de realizar o seu sonho.

Já vi projectos deste arquitecto...
    Já estive dentro das suas obras...
    Não tenho dúvidas das suas capacidades enquanto profissional.

Eu tinha 6000€ para gastar, mas através de amigos do aquitecto, sabia que não iria gastar mais de 3000€.

Caso duvidem, faço scan do orçamento, mas penso que não será necessário chegar a esse ponto.
  9.  # 53

Boas

Caso duvidem, faço scan do orçamento, mas penso que não será necessário chegar a esse ponto.

Não é preciso (e acho que nem deve) chegar a esse ponto. Eu acredito até porque conheço quem pratique esses preços, mas também sei como o fazem. Tenha em atenção que muitas das câmaras exigem o cumprimento da lei, ou seja, pode ter de apresentar projecto de execução e não vejo isso incluído no orçamento.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 54

O arquitecto trabalha directamente com a câmara...Penso que neste caso ele deva conhecer a lei.
  11.  # 55

Caro hugo_cruz12,

Em nenhum momento duvidei do que escreveu. Mas creio que todos os que sabem fazer contas compreendem (ou sabem) como se faz um trabalho desses por esse tipo de valores.

Punhamos a coisa de outra maneira.
    Suponha que você é dono de uma empresa de projectos e põe UM único técnico com bastante experiência, a tratar de todos esses projectos.
    Se o técnico ganhar 2.000,00€/mês, 14 meses por ano, e com apenas subsídio de refeição (nada de automóvel, telemóvel, computadóvel, e outras mordomias), isso equivale a um custo de cerca de 182,00€/dia de trabalho.

Para que a empresa consiga pagar o ordenado do técnico, é preciso que ele faça DOIS projectos de especialidades por dia e ainda que as impressões e fotocópias fiquem de borla.

Portanto, não preciso de lhe explicar como é possível fazer esses projectos por esse valor, pois não?

PS: Ando à procura de um carro.
    Como não tenho dinheiro para um novo e como você, hugo_cruz12, parece ser um sortudo, se vir por aí um Porsche com menos de 100milKm, com menos de 5 anos e por menos de 5mil euros, avise-me.
    Já agora... Se você visse tamanha pechincha comprava-a de olhos fechados, ou desconfiava de haver algo de errado?
    Pois... é que eu não «desconfiava». TINHA A CERTEZA! ;-)
  12.  # 56

Se lhe disser que hà 3 semanas atrás me saiu o 3º prémio no totoloto...
    Qualquer dia passo por si de Porsche...
    Brincadeira...

Na realidade, até pode ter razão naquilo que diz em relação ao preço, mas eu não necessito de um Siza Vieira.
    Familiares meus, usaram um desenhador para lhes tratar do projecto e no entanto têm casas bonitas e sem problemas.
    Eu escolhi um arquitecto, bom ou mau não sei mas tenho visto os seus trabalhos e até gostei.

Como ele faz para pagar aos seus técnicos, sinceramente não sei nem tão pouco quero saber, só sei que este foi o valor apresentado e vou aceitar.

Luis, obrigado pelas respostas e não penses que não as aceito, apenas estou a exteriorizar as minhas convicções.
  13.  # 57

Boa Noite,

Não querendo criticar ninguém,concordo plenamente com o Luís K.W., até se constuma dizer ou estão com a corda na garganta, ou copiam o projecto , ou então vão fechar cedo, realmente à valores que não se percebe de onde saem, mas sinceramente se gosta do projecto aproveite, porque nós por exemplo somos uma equipa pequena e não conseguimos dar valores desses, nem queremos, acho que o trabalho das pessoas tem preço , não é só os dos médicos:)

Resta-me desejar-lhe boa sorte.

Cumprimentos
  14.  # 58

O arquitecto trabalha directamente com a camara???
    engraçado acho que isso acontece com todos, ou está a querer dizer que ele trabalha lá??

Acho esse preço praticável e está de acordo com certos projectos que até satisfazem mas no entanto fica aqui o repto para ver os custos adicionais ao longo do processo, tipo certificações direcções, telas finais, licença de utilização, etc, etc,.
  15.  # 59

Boas hugo_cruz12,

Eu no meu projecto de arquitectura e de especialidades (que engloba o que descreveu e levantamento topográfico), gastei cerca de 6100 €, preços "alentejanos".

Até achei barato, face aos preços "que levava de Lisboa", a rondarem os 10000 €.

O preço foi definido na altura em função do m2, com valores definidos para habitação e caves.

1 ab

RG

http://montedoregato.blogspot.com
  16.  # 60

Colocado por: marco1O arquitecto trabalha directamente com a camara???
    engraçado acho que isso acontece com todos, ou está a querer dizer que ele trabalha lá??

Acho esse preço praticável e está de acordo com certos projectos que até satisfazem mas no entanto fica aqui o repto para ver os custos adicionais ao longo do processo, tipo certificações direcções, telas finais, licença de utilização, etc, etc,.

Isso vai ser a primeira pergunta que irei fazer amanhã, se este é o valor final ou se ainda existirão pagamentos adicionais.

0.0344 seg. NEW