Colocado por: Fernando Gabriela questão acima de tudo é a qualidade, é que se forem praticados preços baixos e ser feito um bom projecto, os custos"" acarretam sobre a equipa de projecto, se forem praticados esses preços e aparecer um péssimo projecto ou mesmo fotocópias"", no final quem se trama"" sempre é o cliente e a nossa paisagem, e quem fica a ganhar sempre é a equipa projectista(se se pode chamar assim).
cumps
Colocado por: LuisFigueiredoNão estou aqui com o intuito de o criticar Hugo, longe disso acredite, se encontrou quem lhe faça por esse preço e gostou do projecto parábens, apenas digo que esses valores são no mínimo dos mínimos ridiculos e acredite que um arquitecto ou engenheiro se andar com carros acima da gama média-baixa não é porque é caro "no sentido que diz" mas porque realmente é BOM no que faz e leva o valor que o seu trabalho merece.
Boa sorte para o seu projecto
Colocado por: hugo_cruz12Colocado por: Fernando Gabriela questão acima de tudo é a qualidade, é que se forem praticados preços baixos e ser feito um bom projecto, os custos"" acarretam sobre a equipa de projecto, se forem praticados esses preços e aparecer um péssimo projecto ou mesmo fotocópias"", no final quem se trama"" sempre é o cliente e a nossa paisagem, e quem fica a ganhar sempre é a equipa projectista(se se pode chamar assim).
cumps
Fernando,
Ele até pode fazer cópia do projecto, o problema é que tanto eu, como a minha noiva, temos ideias bem vincadas, costumamos escolher as coisas até ao mais pequeno pormenor, prova disso, foram as 4 horas em que estivemos em reunião logo no primeiro dia.
Se mesmo assim ele conseguir encontrar um projecto à nossa imagem, é-me igual ao litro, aquilo que me interessa é o resultado final e que esteja tudo direitinho, sem stress.
E ainda falta o equipamento, os consumíveis (desde papel higiénico, a... etc.), o custo com deslocações, comunicações, manutenção de equipamento, renda do escritório, seguros roubo+RC+..., etc., etc....
Isto há muitos ses, porque sabemos que muitos arquitectos fazem o trabalho todo sozinhos, outros pagam uma quantia a um eng. ou projectista para fazer parte do trabalho correspondente a eles, ou seja, menos custos
eu diria 80%... faz sempre um bocadinho de copy and paste... não direi na arquitectura mas nas restantes especialidades
pelo pouco conhecimento que tenho, um tecnico a 100% num projecto penso que o faz numa semana... sempre são 4 por semana... vá lá os menos despachados 3....
Colocado por: marco1
sassa, isso dos 3000 é um valor em que depois se esconde um sem numero de dores de cabeça que geralmente, depois não é por aqui contado.
Acredito que se dê pela diferença nos projectos Copy and paste, mas também sei que muitas vezes essas diferenças acontecem seja em projectos de 3000, 6000 ou 10000... e que em qualquer um o copy and paste ocorre na mesma...
quanto ao tempo que gasta para um projecto, não vou debater isso... mas já agora, se não há copy and paste, se os projectos demoram 2 meses a fazer cada um e se os valores que foram apresentados como custos até estão aceitáveis... não percebo como aparecem tantos foristas com valores de 3000€ para projectos... será que parte dos seus colegas estão a elaborar projectos abaixo do preço de custo ou será que há uma parte que quer nflacionar os preços que nesta altura estão acima dos preços de mercado....