Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Fernando Gabriela questão acima de tudo é a qualidade, é que se forem praticados preços baixos e ser feito um bom projecto, os custos"" acarretam sobre a equipa de projecto, se forem praticados esses preços e aparecer um péssimo projecto ou mesmo fotocópias"", no final quem se trama"" sempre é o cliente e a nossa paisagem, e quem fica a ganhar sempre é a equipa projectista(se se pode chamar assim).
    cumps

Fernando,

Ele até pode fazer cópia do projecto, o problema é que tanto eu, como a minha noiva, temos ideias bem vincadas, costumamos escolher as coisas até ao mais pequeno pormenor, prova disso, foram as 4 horas em que estivemos em reunião logo no primeiro dia.

Se mesmo assim ele conseguir encontrar um projecto à nossa imagem, é-me igual ao litro, aquilo que me interessa é o resultado final e que esteja tudo direitinho, sem stress.
  2.  # 82

Colocado por: LuisFigueiredoNão estou aqui com o intuito de o criticar Hugo, longe disso acredite, se encontrou quem lhe faça por esse preço e gostou do projecto parábens, apenas digo que esses valores são no mínimo dos mínimos ridiculos e acredite que um arquitecto ou engenheiro se andar com carros acima da gama média-baixa não é porque é caro "no sentido que diz" mas porque realmente é BOM no que faz e leva o valor que o seu trabalho merece.

Boa sorte para o seu projecto

Eu sei Luis, sem problema.

Quando já tiver alguma parte do projecto em minha posse, vou postar aqui, aí quero mesmo ouvir as vossas criticas, para poder confrontar o meu arquitecto, em caso de dúvidas.

Cmpts
    Hugo
  3.  # 83

Colocado por: hugo_cruz12
    Colocado por: Fernando Gabriela questão acima de tudo é a qualidade, é que se forem praticados preços baixos e ser feito um bom projecto, os custos"" acarretam sobre a equipa de projecto, se forem praticados esses preços e aparecer um péssimo projecto ou mesmo fotocópias"", no final quem se trama"" sempre é o cliente e a nossa paisagem, e quem fica a ganhar sempre é a equipa projectista(se se pode chamar assim).
    cumps

Fernando,

Ele até pode fazer cópia do projecto, o problema é que tanto eu, como a minha noiva, temos ideias bem vincadas, costumamos escolher as coisas até ao mais pequeno pormenor, prova disso, foram as 4 horas em que estivemos em reunião logo no primeiro dia.

Se mesmo assim ele conseguir encontrar um projecto à nossa imagem, é-me igual ao litro, aquilo que me interessa é o resultado final e que esteja tudo direitinho, sem stress.

para todos...a competência está na identificação de um problema"" e a sua resolução mais eficaz. - aparte meu

Hugo por acaso os meus honorários não andam longe disso, e por vezes corro o risco de perder clientes por causa disso, por acharem barato. agora para mim o mais é importante é que as pessoas vejam a diferença entre algo bom, bem feito e algo menos bom ou mau mesmo.
    a satisfação não tem preço de mercado.
    • JF25
    • 7 dezembro 2009

# 84

Este tópico faz me lembrar o do construir habitação com 100 mil € e volta-se ao mesmo
    que se lá discutia/debatia-se. Acompanho assiduamente este fórum apesar de pouco participar
    mas cada vez mais vê se o típico português a falar por aqui, tudo é possível com mais ou menos
    esforço. Agora está tudo no tipo de pessoa que se apanha pela frente, sim todos nós temos que
    valorizar o nosso trabalho, mas lá está, há que se ser moderado. Eu poderia levar 5000/10000€
    mensalmente pela minha actividade visto ser uma actividade de máxima importância para a sociedade
    mas não é isso que acontece e lá vou aguentando com o que tenho.

Vejo muito falarem dos levantamentos topográficos...falam neles como se fossem um bico de obra
    e com valores astronómicos...e pelo que conheço ( minha companheira é topógrafa e conheço vários )
    da tabela de preços destes, até devem ser a parte mais barata da projecção/construção da casa.

O grande defeito em Portugal é esse mesmo, querer fazer a fortuna toda de uma só vez e isto vê se
    não só na construção mas como em outras áreas, dai cada vez mais faço compras no estrangeiro
    poupando entre 50% a 70% em comparação ao que por cá temos.

Voltando, vejo muitos falarem em pagar xx empregados mais xxx€ de despesas e mais não sei o que,
    sejamos realistas,

Tendo em base/média dois projectos de construção mensais de 3500€ cada perfazendo um total de 7000€ mensais.
    Uma empresa com 3 empregados, 1 arquitecto e 2 projectistas, em que os 3 são pessoas polivalentes e não tenham
    complexos nem nada parecido de funcionarem também como secretários/as em atenderem telefonemas e tirarem
    fotocópias, perfazendo uma média de ordenados de 4000€ por mês, mais 1000/1500€ por mês em despesas ( renda
    de escritório, luz, água, combustível, net, consumíveis, etc ), o que perfaz um custo de 5000€/5500€ de despesas
    mensais, totalizando assim um lucro de 2500€/3000€ por mês, serão realmente irreais esses valores por projectos?
    Tendo em conta que isso perfaz um total de 24 projectos por ano, que pelo que tenho visto na empresa que a minha
    companheira trabalha é um numero muito real, será que não estaremos a ter mais olhos que barriga?Também tendo em
    conta que as horas úteis e reais de trabalho num dia de 8h possam ser 6h, em vez de 2h/3h que se vê em muitas empresas
    em que trabalhar é para os outros não para nós. Isto faz lembrar a história do médico espanhol que veio a Portugal
    e limpou a lista de espera de um certo hospital, pois os médicos portugueses levavam mais que o dobro.

Acredito que o Hugo com paciência, persistência e com tempo disponível para poder acompanhar a sua obra de maneira que
    não haja muitos deslizes, consiga fazer o que pretende tendo em conta acabamentos de baixa/média gama, seja por controlo
    directo na obra ou através de alguma empresa, considero que devemos estar sempre presentes o máximo possível, afinal de contas
    é o nosso dinheiro que ali está investido e acima de tudo é o nosso lar, onde iremos ver os nossos crescer e evoluir dia após dia.

Certamente irá haver alguém que me considere fantasista, serei fantasista ao gostar controlar o que se passa no que pretendo?
    Ao ter noção real das coisas como são?Não serão os outros que pretendem fazer fortuna de uma só vez, andar com a última moda
    e últimos modelos, os mais fantasistas?

Projectos caros não significam qualidade.
    E como disse em outro post e torno a dizer, antes vários projectos de vida que somente um.

"Poderia ser só mais um, mas não seria a mesma coisa" ;)

Desculpem o longo post mas a minha mentalidade e os estudos que possuo não deixaram que não comenta se este tópico, e felizmente não
    sou a única pessoa a pensar assim :)
  4.  # 85

Caro JF25

Concordo plenamente com tudo o que disse, mais estou a contruir casa quanda a acaber pretendo colocar aqui um historial da mesma para que se possa ter um noção da mesma, uma vez que estou a fazer a casa por etapas, e como disse acima estou a ter muitas dores de cabeça mas, estou a poupar e muito.

Cumprimentos,
    Jose Maia
  5.  # 86

JF25.
    Um arquitecto e 2 projectistas, digamos, 1 arq. + 2 ENGENHEIROS?

Nesse caso, as suas contas estão "um bocadinho" mal feitas. :-)

Suponhamos que cada um ganham líquidos, uns 1.250€/mês. Isso corresponde a um ordenado de 1.500,00€/mês 14 meses por ano.
    Só isto é, para a empresa, um custo de mais de 2.800,00€/mês (12 meses por ano).
    Se forem 3, é só fazer as contas.
    E ainda falta o equipamento, os consumíveis (desde papel higiénico, a... etc.), o custo com deslocações, comunicações, manutenção de equipamento, renda do escritório, seguros roubo+RC+..., etc., etc....

Portanto, se a empresa só facturar 7000€/mês - com IVA incluído?!? - está completamente lixada! :-)

E se acha que é «bom» para uma empresa ter técnicos que ganham 1.500€/mês com "polivalencia" para fazer de secretária/telefonista (700€/mês) ou de mulher-da-limpeza (120€/semana), está muito enganado. :-)
    • JF25
    • 7 dezembro 2009 editado

# 87

A receber esses valores nao podem ser polivalentes então como se
    pode exigir a pessoas que recebem 600€ ou menos para o ser? ;)

Não esquecer que falei em valores médios.

No meio em que vivo secretária/telefonista são +- 550€/mês, limpeza são 250€/mês
    a uma empresa de limpeza, nos tempos de hoje exige-se optimização e não luxo. Quem poder
    pagar 120€/semana para limpeza certamente não irá ter somente 2 projectos por mês e
    certamente irá ter outras áreas de funcionamento.

E ainda falta o equipamento, os consumíveis (desde papel higiénico, a... etc.), o custo com deslocações, comunicações, manutenção de equipamento, renda do escritório, seguros roubo+RC+..., etc., etc....

Coloquei 1500€ de despesas, se não contarmos com renda, digamos que é um valor muito real e empresa desta dimensão
    que faça mais que isto terá que rever seriamente os seus custos e contas.

Isto já é um off-topic que tem muito pano para mangas e que tem a haver com gestão de empresas em qual este forum não
    se qualifica, apesar de ser um assunto interessante e tenho formação para tal.

E se as coisas funcionarem como realmente deveriam ser, porque não 1 arquitecto + 1 engenheiro + 1 projectista?
    E se todos fossem mais humildes e realistas?os 4000€/mensais para esses 3 funcionários são mais que reais e suficientes, mesmo
    puxando para os 5000€/mês seria mais que suficiente e ainda da lucro, a ganancia é que é muita ;)

Isto há muitos ses, porque sabemos que muitos arquitectos fazem o trabalho todo sozinhos, outros pagam uma quantia a um
    eng. ou projectista para fazer parte do trabalho correspondente a eles, ou seja, menos custos. Há muitas maneiras de organizar e
    fazer as coisas, agora é opção de cada um.

Voltando ao tópico e não saindo mais dele, continuo achando que o Hugo tem tudo a favor para conseguir o que pretende, não só ele
    como todos que estiverem com a mesma mentalidade e objectivos :)

Não estou assim tão errado amigo Luís, está tudo na mentalidade de cada um agora e infelizmente em Portugal há uma mentalidade muito
    "especializada", a teoria de "tenho canudo não tenho que fazer o resto" lol
    •  
      FD
    • 7 dezembro 2009

# 88

Infelizmente, nesta coisa do "fiz por x", nunca se vai conseguir provar seja o que for.

Razões:
    -> quem faz por menos do que o que se diz corta em alguma coisa (IVA/impostos, segurança, perfeição técnica, etc.) e não lhe convém vir para aqui provar que o fez
    -> quem faz por mais ou pelos valores geralmente aceites, não gosta de divulgar dados pessoais que possam comprometer a sua privacidade

Além das duas razões acima, há um risco social associado a isto de ver a nossa vida julgada por terceiros, na forma de comentários menos elegantes e diplomáticos (para não adjectivar melhor), que muitas das vezes não apresenta qualquer benefício a quem se expõe. Pelo contrário, deixa-os a sentirem-se mal e estúpidos por aqui virem. Aqueles que são fortes, voltam, aqueles que não, podem voltar mas nunca mais partilham.
    A questão é que estas pessoas que fazem estes comentários não percebem que os mesmos são contraproducentes: quantos mais comentários deselegantes fizerem, menos pessoas colocarão casos e menos aprenderemos ou conheceremos. Tal procedimento pode satisfazer a nossa necessidade premente de extravasar mas a longo prazo pode ser muito prejudicial.

Por outro lado, são raros os casos de pessoas, ou membros, que efectivamente partilham as suas experiências. A maior parte deles gosta de receber informação e de ser ajudado mas, não se dá ao trabalho ou simplesmente não partilha experiências ou resultados. As razões para que tal aconteça podem ser variadas, algumas compreensíveis, outras inatas ao ser humano (preguiça), desde razoáveis (privacidade, por exemplo) a puro egoísmo (comercial).

É pena, mas é mesmo assim. É desta forma em tudo, porque é que haveria de ser diferente aqui?

Dito isto, quero, no entanto, deixar o meu sincero obrigado a todos aqueles que ajudam e a todos aqueles que partilham e expõem a sua vida para ajudar terceiros ou para desmistificar estes temas.
    É para esses e por causa desses que este fórum vive. ;)
  6.  # 89

Acho engraçado este debate... para uns é barato de mais, para outros faz-se contas e até têm boas margens de lucro... É o normal, quem compra acha que quem vende ganha muito e quem vende está sempre a "chorar" que vende barato ou que a concorrencia faz muito barato...

Na minha modesta opinão e vendo os valores apresentados pelo JF25, parece-me que ele não tem bem noção dos custos de uma empresa... 4000,00€/mês para 3 tecnicos... não se esqueça que são pagos 14 vezes por ano o os técnicos apenas trabalham 11 meses... acresce 23,75% para S.S. + seguros (3%????)... parecem-me manifestamente baixo esses valores... talvez o dobro????... as despesas gerais também me parecem muito baixas... os equipamentos não estão calculados... mas, não se esqueça alguém os tem que pagar...

No entanto o projecto da minha casa também fica por 3000€ na totalidade, incluindo todas as especialidade e acompanhamento de obra, só não inclui levantamento topografico (+150€)...

E não acho que o meu arquitecto me faça este preço por caridade... só que temos que ver bem as coisas... eu diria 80%... faz sempre um bocadinho de copy and paste... não direi na arquitectura mas nas restantes especialidades e memórias descritivas concerteza... até porque já vêm ensidados da universidade, onde a "palha" é sempre copiada de outros trabalhos... eu tambem fazia assim...:)... E outra coisa, pelo pouco conhecimento que tenho, um tecnico a 100% num projecto penso que o faz numa semana... sempre são 4 por semana... vá lá os menos despachados 3....

Mas isto é a minha opinão e sujeita a todas as criticas... principalmente da afirmação do copy paste...
  7.  # 90

Boas

Isto há muitos ses, porque sabemos que muitos arquitectos fazem o trabalho todo sozinhos, outros pagam uma quantia a um eng. ou projectista para fazer parte do trabalho correspondente a eles, ou seja, menos custos

Acha que os arquitectos fazem as especialidades? Não fazem, têm de as contratar a engenheiros e isso representa custos.

eu diria 80%... faz sempre um bocadinho de copy and paste... não direi na arquitectura mas nas restantes especialidades

Acha então que um projecto de estabilidade ou de águas, saneamento, gás, etc. servem de um projecto para outro se a arquitectura não for exactamente igual? Ignora que, por exemplo, o projecto térmico ou de gás têm de ser verificados por entidades externas ao projectista que imediatamente dariam pela marosca? Acha que em obra não se dava pela diferença?

pelo pouco conhecimento que tenho, um tecnico a 100% num projecto penso que o faz numa semana... sempre são 4 por semana... vá lá os menos despachados 3....

Pelo pouco conhecimento que tem? Errado: pelo que diz não tem nenhum conhecimento.
    Estas e outras afirmações deste tipo trazem-me sempre à cabeça a resposta que ouvi alguém dar a um repórter da TV quando perguntava o que achavam sobre a assinatura do Tratado de Maastricht: "não faço ideia do que é mas acho que ...". Ou seja, até quem não sabe tem opinião.

osé Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaPinto, Rogerio Goncalves, LuisFigueiredo, sassa
  8.  # 91

Caro JF 25 , em relação aos levantamentos topográficos, gostaria já agora de saber a sua opinião quanto aos valores justos, dado que em relação ao resto na minha modesta opinião não sabe fazer contas. Valores apresentados dão para pagar a um moço de recados e 2 macacos por mês. Desculpe a franqueza, mas de certeza que se for na sua àrea que este tipo de situação aconteça, não fala nesse tom simpático.

Se for à Mercedes e comprar um classe C, paga 40.000 euros e não abre a boca, mas se lhe quiserem vender o mesmo modelo por 15.000 já acha muito estranho e não compra, certo?

Porque é que na Topografia,Arquitectura e Engenharia tem de ser diferente??

Cumps
  9.  # 92

Já agora sabe alguma coisa de Topografia? É que há pessoas que pensam que sabem muito e infelizmente ...
    A Topografia como você não é um bico de obra, para quem SABE fazer, assim como outro trabalho qualquer.
    • Ed-l
    • 7 dezembro 2009

# 93

Neste forum há um post colocado por engcarlos onde se pode acompanhar aevolução da construção da sua moradia, engcarlos têm colocado á disposição o valor dos orçamentos da sua obra, o Bruno se sussurar ao engcarlos talvez ele lhe diga o valor que pagou ao empreiteiro eo orçamento do trolha, certamente quando souber vai logo desistir da ideia de construir por 120000€
  10.  # 94

Caro J Cardoso

Acredito que se dê pela diferença nos projectos Copy and paste, mas também sei que muitas vezes essas diferenças acontecem seja em projectos de 3000, 6000 ou 10000... e que em qualquer um o copy and paste ocorre na mesma... quanto ao tempo que gasta para um projecto, não vou debater isso... mas já agora, se não há copy and paste, se os projectos demoram 2 meses a fazer cada um e se os valores que foram apresentados como custos até estão aceitaveis... não percebo como aparecem tantos foristas com valores de 3000€ para projectos... será que parte dos seus colegas estão a elaborar projectos abaixo do preço de custo ou será que há uma parte que quer nflacionar os preços que nesta altura estão acima dos preços de mercado....
  11.  # 95

mais uma discussão controversa

O JF25, por exemplo acho que não está a ver bem a coisa.
    No entanto tem-se visto, quando vemos os projectos, o que vale cada projecto face ao que as pessoas pagaram.
    Continuo a achar ridiculo o "regateio" de 500 ou 1000 euros nos serviços de projecto, visto que é uma fase tão importante da construção em que por dá cá aquela palha, se pode gastar assim sem mais nem menos 1000 5000 euros.
    Bem o importante é que as pessoas fiquem satisfeitas consoante aquilo que pagaram.
    e é sempre interessante antes de se fazerem contas sobre o que não se sabe, meter aqui os projectos para o "crivo"/análise desses tais custos.
    sassa, isso dos 3000 é um valor em que depois se esconde um sem numero de dores de cabeça que geralmente, depois não é por aqui contado.
    • JF25
    • 7 dezembro 2009

# 96

Bem estou a ver que gerei um pouco de polémica, mas como já o disse anteriormente, os valores que
    apresentei foi notoriamente e unicamente de exemplo de modo a tentar justificar um pouco o porque
    aparecerem valores baixos para projectos, certamente uma empresa não os irá aplicar, já trabalhador
    por conta própria o irá fazer de outro modo. Como disse, cada caso um caso, e critérios de gestão
    empresarial para aqui não são chamados.

Claramente vê se por aqui que existe ainda o estigma de classe social, um defeito da nossa sociedade,
    tanto nas abruptas atitudes e respostas aqui dadas.

Existem outras realidades ;)

Vou manter me no assunto do tópico a partir de agora e reafirmo novamente que considero ser possível
    o que o Hugo pretende, com seriedade e muita atenção e estudo do seu projecto.

Um bem haja a todos.
  12.  # 97

Colocado por: marco1
    sassa, isso dos 3000 é um valor em que depois se esconde um sem numero de dores de cabeça que geralmente, depois não é por aqui contado.

Acredito que sim... mas não acredito que os projectos de 6000 e 10000 estejam totalmente livre de erros e que não dêem algumas dores de cabeça...
  13.  # 98

claro, mas de que é que exige mais, de um por 6000 ou de um de 3000?? alias como em qualquer produto ou serviço.
  14.  # 99

Boas

Acredito que se dê pela diferença nos projectos Copy and paste, mas também sei que muitas vezes essas diferenças acontecem seja em projectos de 3000, 6000 ou 10000... e que em qualquer um o copy and paste ocorre na mesma...

Numa coisa estou de acordo consigo: o preço mais elevado nem sempre é sinal de maior qualidade.

quanto ao tempo que gasta para um projecto, não vou debater isso... mas já agora, se não há copy and paste, se os projectos demoram 2 meses a fazer cada um e se os valores que foram apresentados como custos até estão aceitáveis... não percebo como aparecem tantos foristas com valores de 3000€ para projectos... será que parte dos seus colegas estão a elaborar projectos abaixo do preço de custo ou será que há uma parte que quer nflacionar os preços que nesta altura estão acima dos preços de mercado....

Nem tanto ao mar nem tanto à terra: nem duas semanas nem dois meses - refiro-me à minha área, as especialidades, e ao projecto de uma moradia. No que diz respeito à diferença de preços, acho natural; cada um é livre de se fazer pagar como entende. Penso até que este problema se põe essencialmente no projecto de arquitectura, já que nos projectos de especialidade a diferença entre os preços praticados é muito mais pequena. Se alguém experimentar pedir orçamentos para execução das especialidades a vários engenheiros diferentes vai verificar que os valores não se afastam muito uns dos outros.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 100

isto dos projectos e casa é como comprar um mercedes e um fiat (não desfazendo em qualquer das marcas)... podemos ter uma marca mais barata que nunca dê problemas e outra cara que esteja sempre na oficina...

mas voltando ao tópico, eu no meu caso além do projecto que me vai custar 3000€ tenho 4 orçamentos chave na mão para a minha moradia que terá 3 pisos: cave c/ 120m2; r/c c/ 160m2 e 1ª c/ 100 m2. os orçamentos são de 125.000€; 152.000€; 165.000€; 180.000€ todos + IVA...
    Em principio vou adjudicar o de 152.000€ + IVA... gosto das obras que conheço feitas por ele... mas vou ainda regatear este preço... (só um aparte...quando me entregou o orçamento reparei na folha de orçamentação e o custo para a obra era 138.000 + IVA (a diferença é o lucro), por isso vou tentar baixar um pouco o valor da adjudicação...)
    O de 125.000 parece-me muita fartura esse preço, o de 165.000€ parece-me feito muito em cima do joelho... em 1 semana apresentou o orçamento e o de 180.000€ parece-me muito bem tanto as discriminações do orçamento como as casas que conheço... só não acho bem o preço...

Todos estes orçamento são chave na mão e com um muro de cerca de 30 ml c/ 1,5 m de altura.... Todos os construtores me disseram também para não entregar sem falar com eles que os valores eram todos verisiveis...

Quanto ao seu projecto... para 250m2 os 100.000 (já com IVA) parecem-me um pouco baixos, tendo em conta, por exemplo os orçamentos que tenho para o meu caso, mas cada casa é um caso... e se vai fazer pelas proprias mãos, em principio poupa uns trocados...

0.0234 seg. NEW