Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos...

Vou amanhã, pela primeira vez, falar com o meu arquitecto, estou com muitas dúvidas sobre o que se fala na primeira reunião mas amanhã já sei.

O motivo que me levou a abrir este tópico foi no sentido de fazer algumas perguntas que gostaria que me esclarecessem se souberem.

Em anexo segue um estudo da moradia que estou a pensar em fazer, este estudo foi feito pelo antigo dono do meu terreno.

A dúvida é, por quanto acham que fica fazer uma casa destas?

A pergunta até pode ser parva mas se souberem ajudem-me.

A área da casa são 250m2, 100m2 em baixo e 150m2 em cima mais 40m2 do anexo.

A casa tem dez metros de frente e 15 de fundo.

Vai ser uma construção normal, sem luxos e queria que não passasse dos 100.000€, acham possível?
    O terreno está situado na freguesia de parada, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.

Se alguém tem uma casa assim, quanto gastou, que tipo de materiais usou, etc.

Seguem as imagens:

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: hugo_cruz12A área da casa são 250m2, 100m2 em baixo e 150m2 em cima mais 40m2 do anexo...
    Vai ser uma construção normal, sem luxos e queria que não passasse dos 100.000€, acham possível?

Não.

Sem ver as plantas, cortes, projectos de especialidades, e sem definição de materiais é impossível fazer uma estimativa. Mas se conseguir fazer isso por menos de 200mil, parabéns!
  3.  # 3

200 mil?!?!?!?!

De loucos esse preço, Vou falar com o arquitecto e limitar a construção até aos 125mil e ver o que ele pode fazer.

Na imagem aparecem coisas muito bonitas, tipo aquela pedra na parte exterior e aqueles ferros, mas isso não vai fazer parte da construção, precisamente por isso, para baixar o orçamento.
  4.  # 4

com essa área menos de 130/150 é dificil
    cumps
  5.  # 5

Pois... também foi a minha reacção...

tenho 277m2 de construção e andava a pensar gastar 150.000 na construção
    Peguei no ficheiro do Paulo Correia, adaptei-o à minha situação (o melhor que um leigo pode fazer) e fiquei a saber que gastaria perto de 280.000 com acabamentos melhorzinhos (deveria descer para 240.00 com acabamentos médios)

Um conselho de quem está no mesmo barco... A moradia é provavelmente o maior e mais duradouro investimento que fará, e haverá muitas coisas que ou faz na construção ou não faz... talvez valha a pena pensar em outros valores DESDE QUE A SUA CARTEIRA O PERMITA!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  6.  # 6

Pois é!!!

O pior é que de facto a carteira não deixa que eu vá além dos 125mil.

Estou a poucas horas de falar com o arquitecto e já estou com algum receio do que irei ouvir.

O grande problema é que muita gente diz que com 125mil consigo fazer esta casa e outros já dizem que não, enfim...

E a construção quanto tempo custuma demorar para este tipo de obra?
  7.  # 7

agora reparei não contou com o anexo na área, então não espere mesmo menos de 150 mil, é dai para cima
    demorar? obra? média de um ano, por ai.
    cumps
  8.  # 8

Colocado por: hugo_cruz12A área da casa são 250m2, 100m2 em baixo e 150m2 em cima mais 40m2 do anexo.

Com esta área (290m2) não faz nada abaixo de 200/225 mi.

Para conseguir 100.000, custaria 344€/m2 o que é um absurdo completo. Pense no máximo de dinheiro que pode gastar, divida por mi e terá grosso modo a área que pode construir, incluindo projectos, construção e taxas.

Não se esqueça que o arquitecto (por convicção ou omissão) poderá dizer-lhe que sim, é possível, porque se lhe disser que não, é um trabalho a menos que ele faz e nestes tempos de crise, é mau. Quando tiver gasto o seu dinheiro com ele e os orçamentos aparecerem demasiados altos, as culpas são dos gatunos dos empreiteiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, vilelasat
  9.  # 9

Não contei o anexo por uma simples razão, quem o vai fazer vai ser o meu sogro e só leva o dinheiro dos materiais.
    Além disso, ele também será o responsável pelo trabalho de trolha e de pintura da casa.

Isto deve baixar um pouco o orçamento, além disso o meu cunhado vai ser o pedreiro e ele próprio já disse que o preço ia ser especial, para acabar em beleza o electricista é meu primo e o ajudante dele irei ser eu, apenas de noite e aos fins de semana.

Só assim consigo construir esta casa senão o melhor era esquecer.

Vou certamente deixar alguns acabamentos para mais tarde, o meu sogro vai fazendo fora do seu horário de trabalho.

Quando chegar do arquitecto, passo aqui para dizer o que ouvi!!!
    • naar
    • 21 novembro 2009

# 10

Colocado por: hugo_cruz12
    Só assim consigo construir esta casa senão o melhor era esquecer.

Boas,

Mesmo assim, depois de todas as respostas que obteve, estou a ver por esta frase, que tem "tudo" controlado.

Agora, o ideal mesmo era ter um familiar dono de:
    Central de betão, Armazém de ferro, Empresas de materiais de construção e impermeabilizações, Fábrica de caixilharias, Vidreira, Fábrica de tintas, etc

E, sobretudo que esses familiares fossem mesmo amigos, que lhe vendessem os materiais pelo preço de custo e trocassem a mão de obra por umas churrascadas na obra; tipo "Amish".

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vilelasat
  10.  # 11

Isto deve baixar um pouco o orçamento
    Um pouco, não.

Se vai fazer a obra com o seu sogro, cunhado e primo, a coisa muda, E MUITO, de figura.

É que se eles estivessem enquadrados por uma empresa, o custo deles envolveria parcelas que uma pessoa que nem sonha (renda do escritório, ordenado da telefonista, honorários do contabilista, custo do alvará, papel higiénico do escritório...).

De qualquer maneira, não se esqueça que é preciso um Alvará, e que tem de ter toda essa gente com seguro de acidentes de trabalho. INCLUINDO VOCÊ.

De qualquer maneira, quando tiver o projecto peça preços detalhados a outros empreiteiros, e compare-os com os que prevê pagar aos seus familiares.
    Convém TER a certeza que não vai pagar demais à sua própria família.
  11.  # 12

Este aprendiz2 é outra encarnação do aprendiz e do w.w ou quê?
  12.  # 13

Só para saber. Agora já sei.
    •  
      FD
    • 21 novembro 2009

# 14

Colocado por: lobitoEste aprendiz2 é outra encarnação do aprendiz e do w.w ou quê?

Esses dois foram banidos. Este, a continuar pelo mesmo caminho que tenho lido, vai ter o mesmo destino.
    • naar
    • 21 novembro 2009

# 15

Colocado por: FD
    Colocado por: lobitoEste aprendiz2 é outra encarnação do aprendiz e do w.w ou quê?

Esses dois foram banidos. Este, a continuar pelo mesmo caminho que tenho lido, vai ter o mesmo destino.

Agora deixou uma boa no tópico da loiça "embutida" :)
  13.  # 16

Colocado por: naar
    Colocado por: FD

Agora deixou uma boa no tópico da loiça "embutida" :)

Todos "eles" sempre deram duas no cravo uma na ferradura.
    • naar
    • 21 novembro 2009

# 17

:)
    •  
      FD
    • 21 novembro 2009

# 18

Colocado por: aprendiz2se me matarem ressuscito novamente...portanto não precisa de apelar!

O problema é que as suas intervenções notam-se à distância. E, em vez de o "matar", posso simplesmente apagar tudo o que escreve - coisa que não tenho feito mas que não terei problema nenhum em fazer.
    Se quiser escrever para eu apagar, está à vontade, a mim basta-me apenas um clique no rato.

Já foi avisado n vezes, publicamente e por sussurro e a mim só me lembra um ditado: "burro velho não aprende línguas".
    A partir de agora, consigo, vou ter tolerância zero. Este é o seu último aviso, a partir de agora, um passo em falso e apago simplesmente tudo o que escrever.

Se ainda não leu, aconselho-o a ler: Guia de conduta de participação no Fórum da Casa.
    Respeite o que ali está escrito e não terá problemas.

Se não estiver satisfeito com a forma como o fórum funciona, pode "processar o fórum" como já ameaçou...
  14.  # 19

Eu acho que consegue ,
    só tem é mesmo de encontrar as pessoas (empreiteiro) certas .
    Aconselho que decida é com muita calma , é que não está a comprar uma camisa ou outra peça de roupa que mesmo depois de comprar pode sempre trocar,embora a casa tambem a possa trocar (ou melhor pode mudar-se,trocar tambem mas então aí o orçamento é que ERA).
    • naar
    • 21 novembro 2009

# 20

Colocado por: C.AlvesEu acho que consegue ,
    só tem é mesmo de encontrar as pessoas (empreiteiro) certas .
    Aconselho que decida é com muita calma , é que não está a comprar uma camisa ou outra peça de roupa que mesmo depois de comprar pode sempre trocar,embora a casa tambem a possa trocar (ou melhor pode mudar-se,trocar tambem mas então aí o orçamento é que ERA).

E eu acho que não consegue.

Uma moradia daquelas por 430,00/m2 mesmo com mão de obra de BORLA não a vai conseguir fazer.

A não ser que lhe coloque (e só o essencial) tudo do mais barato que existe no mercado!

Eu se fosse ao Hugo pensava bem antes de pagar um projecto.

De qualquer forma vamos aguardar pelos comentários do seu Arquitecto.

Cump.

0.0242 seg. NEW