Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou a viver uma situação surreal e que nunca pensei que pudesse existir...
    Em 2020 assinei um contrato de comodato de um apartamento de um proeminente-comprador que se fez representar por uma imobiliária!
    Como era uma situação urgente e sem outra alternativa tive de aceitar as condições propostas através do contrato de comodato onde à parte existe um acordo escrito e assinado por mim e pela imobiliária de um valor estipulado e pago mensalmente por mim para uma conta por eles designada.
    O meu contrato termina a 31 de Agosto, acontece que este fim de semana fui contactada pela imobiliária que informou que havia uma insolvência e que o banco iria ficar com o apartamento e fizeram-me uma proposta de compra e que se não aceitasse teria de sair até 31 de Março, ou seja daqui a pouco mais de 30 dias... Vim a descobrir, que esta situação está a acontecer com todos os inquilinos de apartamentos arrendados ou com contrato de comodato, basicamente pelo que um morador do prédio me disse o que aconteceu foi que o construtor do prédio há uns anos abriu insolvência e isto tem se arrastado nos tribunais por anos mas parece que agora vai ser resolvido pelo administrador de insolvência (massa insolvente).
    Esta situação foi omitida pela imobiliária, que agora pura e simplesmente decidiu comunicar que se tem um mês para sair caso não se queira comprar. Separei-me recentemente e tenho 3 dependentes menores a meu cargo, fui completamente apanhada de surpresa, pois não fazia ideia que o meu apartamento tinha uma ou mais penhoras (não sei quantas são)... Da minha parte até haveria interesse em comprar o apartamento mas a postura da imobiliária é repreensível e não inspira qualquer confiança quando nos omitiram estas situações tão graves e quando verifico que o meu suposto senhorio tem ligações profissionais com a imobiliária e que todos os inquilinos nesta situação apesar de vários terem imobiliárias diferentes, todos nós fazemos o pagamento por transferência para a mesma pessoa. Há muita coisa mal explicada e que leva a pensar que haverá ilegalidades.
    As imobiliárias recusam-se a dar-nos acesso ao processo porque nós queremos poder consultar e tratar disto diretamente... Mesmo a imobiliária queria que fizesse uma sinalização de 10% para a compra do apartamento quando não nos deixa saber a real situação dos mesmos. Sei que preciso procurar um advogado e é o que farei...
    Esta situação além de inacreditável é muito complexa... E há coisas que só sabemos através das imobiliárias e não sabemos até que ponto correspondem à verdade... Como podemos conseguir ter acesso ao processo e saber quem é o administrador de insolvência? Num contrato de comodato também tenho preferência na compra?
    Em relação à ordem de despejo considero que seja ilegal até porque não houve aviso prévio de 120 dias e o contrato só termina a 31 de Agosto.
    Agradeço caso possam esclarecer alguns pontos e até mesmo aconselhar.
    • AMVP
    • 22 fevereiro 2021

     # 2

    Não a posso ajudar, apenas pesquisei no google e encontrei esta arrigo que pelo menos tem alguma legislação sobre a matéria, eventualmente até pode ser útil na comunicação com o advogado que venha até, no sentido de poder entender melhor o que lhe transmitem.

    https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-familia/contrato-comodato-o-que-e-e-como-pode-ser-feito/

    Boa sorte na resolução do seu problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice*
  2.  # 3

    Alice,
    Há algo que pode fazer e que custa apenas 15 euros. Pode tratar online.
    Peça a certidão predial permanente aqui: https://www.predialonline.pt/PredialOnline/

    No seu contrato de comodato há de lá ter o numero da descrição no registo predial.
    Nesse documento estarão identificadas as penhoras e outras informações relevantes - para se começar a informar.
    A informação é publica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice*
  3.  # 4

    Por 1 EUR a folha também era possível obter na conservatória de registo predial, estivera a atender ao público.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice*
    • Alice*
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 5

    Bom dia,
    Encontro-me numa situação complexa e inimaginável.
    Há um ano por força das circunstâncias tive de aceitar fazer um contrato de comodato onde existe uma contra partida financeira paga por transferência bancária. Acontece que descobri que o contrato é ilegal e que a imobiliária tem vindo a aproveitar-se há anos do processo de insolvência de vários apartamentos no prédio que pertence à massa insolvente para ganhar dinheiro fácil com isto porque o dinheiro que pagamos não está a ser entregue à massa insolvente. Percebemos que há vários moradores na mesma situação. Nunca nos foi comunicada a situação dos apartamentos, aqui há uma espécie de "máfia das imobiliárias" que usam promitentes compradores criados na altura das supostas vendas que nunca se concretizaram porque já havia a intenção de fazerem isto para realizarem contratos e há anos que isto acontece aqui no prédio. No meu caso é recente estou cá, há menos de um ano mas vim para aqui com a intenção de comprar em um ou dois anos, essa possibilidade foi falada verbalmente, tanto é que o apartamento estava vazio e coloquei tudo...
    Soube que os credores garantidos da massa insolvente são vários bancos e que o mais certo é que processo de venda seja feito à carta fechada. Será que há alguma forma de eu conseguir chegar ao credor ou ao agente de execução e propor diretamente a compra? Não quero que isto chegue a esse ponto, sou mãe solteira com três dependentes menores e há o risco de nos obrigarem a sair mas estou disposta a comprar,como sempre estive. Na altura do contrato já o quis mas o suposto proprietário que se fez representar pela imobiliária disse que só estaria interessado em vender ao fim de 1 ou 2 anos, ou seja, o esquema já estava montado por eles. A minha grande preocupação é poder ficar com o apartamento mas com isto das massas insolventes não sei como posso fazer. Agradecia caso pudessem ajudar.
    Obrigada
    • JotaP
    • 24 fevereiro 2021

     # 6

    Para saber quem é a massa insolvente, eu diria que junto do tribunal, não?
  4.  # 7

    Sugiro que contacte a CMTV esse esquema deve dar uma boa reportagem.
    • luisvv
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 8


    Há um ano por força das circunstâncias tive de aceitar fazer um contrato de comodato onde existe uma contra partida financeira paga por transferência bancária.

    A esse comodato chama-se arrendamento.


    Acontece que descobri que o contrato é ilegal e que a imobiliária tem vindo a aproveitar-se há anos do processo de insolvência de vários apartamentos no prédio que pertence à massa insolvente para ganhar dinheiro fácil com isto porque o dinheiro que pagamos não está a ser entregue à massa insolvente. Percebemos que há vários moradores na mesma situação.

    Visto de fora, o mais provável é o insolvente estar metido nisso, usando as imobiliárias como intermediários.



    Soube que os credores garantidos da massa insolvente são vários bancos e que o mais certo é que processo de venda seja feito à carta fechada. Será que há alguma forma de eu conseguir chegar ao credor ou ao agente de execução e propor diretamente a compra? Não quero que isto chegue a esse ponto, sou mãe solteira com três dependentes menores e há o risco de nos obrigarem a sair mas estou disposta a comprar,como sempre estive.


    A ser como descreve, isso é coisa para entalar todos os que participaram nisso, de imobiliárias a insolvente. Consulte um advogado que lhe poderá explicar melhor, mas eu diria que tem uma posição de força em relação à imobiliária, que lhe poderá trazer algo em troca (mudança para outro imóvel, p.ex).
 
0.0120 seg. NEW