Iniciar sessão ou registar-se
    • VNDO
    • 22 fevereiro 2021

     # 1

    Não sei se alguém me consegue ajudar, mas queria começar a fazer compostagem e, sendo que vivo num apartamento, não tenho a certeza se é possível porque tenho lido coisas deste género: "deve colocá-lo em cima da terra, para facilitar a drenagem da água e a entrada de microrganismos benéficos do solo". Ou seja, é possível fazê-lo mesmo sem ter o compostor em cima de terra, mas antes numa varanda/terraço?

    Obrigada!
  1.  # 2

    Ser possível é, tem é de escolher/fazer um compostor próprio para esse espaço.
  2.  # 3

    pesquise por método Bokashi. (primeira pesquisa do youtube -> https://www.youtube.com/watch?v=HJHg5CFePMY&ab_channel=ZeroWasteFamily )

    sem nenhum pedaço de terra o método tradicional do compostor é muito complicado.
  3.  # 4

    Eu faço sem terra, apenas o balde inferior é um colector de líquido, líquido esse que depois uso para misturar com água e regar/fertilizar.

    Cumps
    • VNDO
    • 22 fevereiro 2021

     # 5

    Obrigada a todos!
    Eu já tinha ideia começar a fazer, mas vi que o lidl ia ter um à venda esta quinta. Sei que, para quem vive em apartamentos, há quem recomende a vermicompostagem mas são muito mais caros.
  4.  # 6

    Colocado por: VNDOOu seja, é possível fazê-lo mesmo sem ter o compostor em cima de terra, mas antes numa varanda/terraço?
    é, pode fazer com uma série de baldes sobrepostos.. mas se vive num apartamento pq quer fazer compostagem?
    vai acabar criando mais composto que necessita

    de qq das formas, importante ter minhocas no sistema, no fundo o seu mini compostagen na verdade é uma produção de minhocas.. (que depois pode vender para lojas de pesca)
  5.  # 7

    Colocado por: antonylemosé, pode fazer com uma série de baldes sobrepostos.. mas se vive num apartamento pq quer fazer compostagem?
    vai acabar criando mais composto que necessita

    de qq das formas, importante ter minhocas no sistema, no fundo o seu mini compostagen na verdade é uma produção de minhocas.. (que depois pode vender para lojas de pesca)




    Fiz desse género, pode não meter minhocas apenas não é tão rápida a transformação, não se esqueça de usar palha ou jornais ou algo seco para não atrair os mosquitos em força.
    Concordam com este comentário: antonylemos, rjmpires
  6.  # 8

    Colocado por: Pereira_89
    não se esqueça de usar palha ou jornais ou algo seco para não atrair os mosquitos em força.
    Concordam com este comentário:antonylemos,rjmpires

    Pode explicar melhor sff?
    Obrigado
    • jg231
    • 22 fevereiro 2021

     # 9

    Colocado por: VNDOObrigada a todos!
    Eu já tinha ideia começar a fazer, mas vi que o lidl ia ter um à venda esta quinta. Sei que, para quem vive em apartamentos, há quem recomende a vermicompostagem mas são muito mais caros.


    Também reparei no lidl e tenho interesse em comprar. Sabe se pela manhã já colocam as coisas todas para esse dia?

    Duvido que desapareça assim rápido mas fui lá passado um dia comprar uma coisa e já não havia...
    • zed
    • 22 fevereiro 2021

     # 10

    Para quem tiver interesse a CML organiza regularmente cursos de compostagem e oferecem o compostor. Em alternativa fornecem código de compostor comunitário.
    • zed
    • 22 fevereiro 2021

     # 11

    Colocado por: VNDOOu seja, é possível fazê-lo mesmo sem ter o compostor em cima de terra, mas antes numa varanda/terraço?

    Pode meter um canteiro com terra por baixo.

    Também há compostores em forma de barril que prescindem de contacto com solo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VNDO
    • zed
    • 22 fevereiro 2021

     # 12

    Colocado por: antonylemosmas se vive num apartamento pq quer fazer compostagem?
    vai acabar criando mais composto que necessita

    Será? Pode até ter dificuldade em arranjar secos em quantidade suficiente.

    O composto pode sempre distribuir por amigos e família para usar em plantas.
  7.  # 13

    Colocado por: lmcaet
    Pode explicar melhor sff?
    Obrigado



    Eu as primeiras que fiz não deitava palha, mas mesmo todas as tampas bem fechadas e atraía mosquitos. Depois comecei a usar palha no meio das coisas e nada a ver. A palha ou algo seco deve fazer de absorvente e não atrai os mosquitos.
  8.  # 14

    Eu tenho um caixote de lixo plástico com tampa no pátio, daqueles pretos de jardim, que uso para compostar os restos de vegetais. Além dos vegetais, coloco borras de café, cascas de ovos, folhas secas que caiem no pátio... não gosto de usar papeis de cozinha nem jornais
    No fundo coloquei um pouco de substrato e, de vez enquando, pelo meio também ponho. Acelera a compostagem
    Convém de vez enquando dar-lhe a volta.
    Está à sombra e em dias secos, às vezes, abro um pouco a tampa.
    Até agora tem resultado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VNDO
    • VNDO
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: antonylemosé, pode fazer com uma série de baldes sobrepostos.. mas se vive num apartamento pq quer fazer compostagem?
    vai acabar criando mais composto que necessita

    de qq das formas, importante ter minhocas no sistema, no fundo o seu mini compostagen na verdade é uma produção de minhocas.. (que depois pode vender para lojas de pesca)
    ~
    Vivo num apartamento mas tenho um terraço e tenho várias plantas... tenho imensos morangueiros, alguns tomateiros e pimentos. Recentemente, comecei a plantar alhos e cebolas e queria ainda expandir para mais coisas ;) Fora as plantas aromáticas que também tenho
    Concordam com este comentário: leonorb
    • VNDO
    • 23 fevereiro 2021

     # 16

    já agora deixo aqui isto que encontrei num site e que pode dar jeito a alguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, jg231
      aaa.png
      ddd.png
    • VNDO
    • 23 fevereiro 2021

     # 17

    Colocado por: jg231

    Também reparei no lidl e tenho interesse em comprar. Sabe se pela manhã já colocam as coisas todas para esse dia?

    Duvido que desapareça assim rápido mas fui lá passado um dia comprar uma coisa e já não havia...


    Acho que depende um bocado do produto... se houver muita procura, podem esgotar logo. Já me aconteceu ir lá pela manhã e ainda não terem colocado as coisas do folheto e ter de lá voltar no dia seguinte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
    • VNDO
    • 23 fevereiro 2021

     # 18

    Colocado por: zed
    Pode meter um canteiro com terra por baixo.

    Também há compostores em forma de barril que prescindem de contacto com solo.


    Ah boa ideia! obrigada :)
    • VNDO
    • 24 fevereiro 2021

     # 19

    A vermicompostagem faz me um bocado de impressão, para ser sincera. Nem, acho que vou tirar a compostagem da ideia
 
0.0143 seg. NEW