Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    @Bruno, Marco.
    Obrigado pelo tempo, debate e inputs.

    Da maneira que escrevem isto é pescadinha de rabo na boca...
    "O PIP pode ser requerido por qualquer interessado com ou sem legetimidade para executar a obra."
    Mas afinal...
    Tem de se submeter um termos de responsabilidade (TR) para as acessibilidades... que afinal precisa de um arquitecto...
    :)
    Nada contra. é o nosso sistema a funcionar... :)

    Mas agora penso assim.
    Ok.
    Nao tenho de ser proprietário para pedir um PIP.
    Tenho um arquitecto contractado.
    Nao tenho lev. topográfico.
    Como faz o arquitecto o trabalho dele?
    Como é um PIP aprovado sem a topografia? - Certamente nao vou andar a pagar topografia a terrenos alheios antes de comprar! :)

    E agora uma outra coisa...
    Sendo que o PIP tem de ser por arquitectos.
    Imaginando que tenho o terreno.
    Para que existe o MOROSO licenciamento se o PIP é mais célere e depois so tenho de fazer aviso?
    Quando é que neste cenário a camara requer as pecas das especialidades?


    Estas burocracias...
    :)
    Imagem que se acabem a fazer obras ilegais até sem se saber!...
  2.  # 22

    Colocado por: gil.alvesTenho um arquitecto contractado.
    Nao tenho lev. topográfico.
    Como faz o arquitecto o trabalho dele?

    Com um levantamento topografico, ora essa. Tem de ter.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Barradas
    Com um levantamento topografico, ora essa. Tem de ter.


    Eu não sou o proprietário do terreno (quero avaliar o terreno se serve para o que quero). Como faco o PIP (sendo que preciso de um projecto de arquitectura e que o arquitecto precisa, muito bem, de lev. topográfico)?

    :)
  4.  # 24

    gil pede um direito à informação,a câmara informa do enquadramento nos instrumentos de ordenamento do território aplicáveis.

    Senão o amigo faz o seguinte. paga uma consulta a um arquitecto particular este fará a análise da situação do ponto de vista da legislação aplicável e diz-se se o que pretende é viável ou não. É mais rapido ( mais barato) e deve ser o suficiente para você tirar as suas teimas. a menos que seja uma situação cheia de contornos esquisitos e cinzentos, normalmente não é...
  5.  # 25

    Colocado por: gil.alvesEu não sou o proprietário do terreno (quero avaliar o terreno se serve para o que quero). Como faco o PIP
    manda fazer um levantamento topográfico
  6.  # 26

    ou seja, o gil tem uma casa idealizada (em estrutura, funcionalidade e estéctica) e quer ter a certeza que pode construir essa casa. daí o PIP, certo? e só depois vai encontrar um terreno que sirva para edificar a casa.
    a minha dúvida é que cada terreno exige alicerces diferentes... imagine que encontra um terreno com a forma que quer, mas a composição do solo exige outro tipo de alicerces... terá de alterar o projecto de estrutura ou então continuar à procura de outro terreno.
    é isto?
  7.  # 27

    gil

    o que o gil precisa não é de um PIP, basta ter umas noções das medidas do terreno, saber no PDM qual a capacidade construtiva do terreno, afastamentos ás estremas exigidos e aferir se o que pretende cabe lá nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
    • Palhava
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 28

    Colocado por: gil.alvesNao tenho de ser proprietário para pedir um PIP.


    Mas sendo cada PIP referente a um determinado terreno em concreto...como consegue segurar o terreno sem CPCV ou sem ser vendido entretanto a outra pessoa?
    E um PIP não é barato para depois vir indeferido, se desinteressar de comparar e depois de tempo à espera.

    Ou seja,
    se quer saber o que pode lá fazer de uma forma genérica peça um "Direito à informação"(não precisa de arquitecto para escrever no papel o que quer saber) no departamento urbanístico da Câmara. Claro, chapam-lhe lá os artigos do PDM concernentes. Mas é o suficiente para ter a confiança para avançar ou não com o negócio.

    O "direito à informação" poderá ele próprio vir a ser a base para o desenvolvimento do PIP.
    • Palhava
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 29

    Colocado por: m.aur.eiramas a composição do solo exige outro tipo de alicerces...


    Um gabinete de engenharia já me fez um projecto de especialidades e estruturas e nem sequer ninguém de lá lá pôs os pés para ver a qualidade do solo ou outros elementos. Sei porque teria de abrir a porta do local.
    A não ser que tivessem outros instrumentos de análise.
    Existem cartas geológicas para esse efeito?
  8.  # 30

    Colocado por: Palhava

    Um gabinete de engenharia já me fez um projecto de especialidades e estruturas enem sequer ninguém de lá lá pôs os péspara ver a qualidade do solo ou outros elementos. Sei porque teria de abrir a porta do local.
    A não ser que tivessem outros instrumentos de análise.
    Existem cartas geológicas para esse efeito?


    por isso é que depois há tantos problemas em obra quando se abre o buraco e se vê que afinaaaal tem muita água, ou é muito barroso, ou deu em pedra, etc....
    esse projecto que lhe fizeram é para o papel, não para a realidade. até pode ser que sirva, mas só depois de abrir terá a certeza. e se não der, será o empreiteiro a inventar a solução no joelho... há vários tópicos assim por aqui...

    existem cartas geológicas gerais. cada terreno tem as suas características. mesmo dentro de cada terreno pode haver variações. mesmo que se tenham feito cartas há 40 ou 50 anos atrás, os solos podem-se ter alterado entretanto, depende muito da água que lá corre...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 31

    Colocado por: marco1gil

    o que o gil precisa não é de um PIP, basta ter umas noções das medidas do terreno, saber no PDM qual a capacidade construtiva do terreno, afastamentos ás estremas exigidos e aferir se o que pretende cabe lá nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gil.alves


    Marco, isso é assim tao linear? Descontando claro esta as condições para fundações?
    é que por ai ja estive a medir isso.
    O terreno segundo o PDM é Espaco habitacional Tipo III
    "O índice de impermeabilização do solo para o Espaço Habitacional tipo III é de 60% da área total do prédio.
    3. O número máximo de pisos acima da cota de soleira é 3, sendo de admitir 1 ou mais pisos abaixo da cota de
    soleira."


    Afastamento de vãos de compartimento habitável = 3 metros.
    "2. A distância entre as fachadas laterais ou posteriores dos edifícios que contenham vãos de
    compartimentos habitáveis e os limites do terreno deve ser, no mínimo, de 5 metros.
    3. O afastamento entre fachadas laterais ou posteriores não previstas no número anterior e
    os limites do terreno deve ser no mínimo de 3 metros sempre que a sua altura seja
    superior a 4 metros, excetuando os casos previstos no nº 2 do artigo 50º"
      Localizacao-Regulamento_do_PDM.pdf.jpg
      implan.jpg
  10.  # 32

    Colocado por: m.aur.eiraou seja, o gil tem uma casa idealizada (em estrutura, funcionalidade e estéctica) e quer ter a certeza que pode construir essa casa. daí o PIP, certo? e só depois vai encontrar um terreno que sirva para edificar a casa.
    a minha dúvida é que cada terreno exige alicerces diferentes... imagine que encontra um terreno com a forma que quer, mas a composição do solo exige outro tipo de alicerces... terá de alterar o projecto de estrutura ou então continuar à procura de outro terreno.
    é isto?


    Nao falha muito! ;)
    Tendo que o projecto é puramente res-do-chão (anexo) nao sei ate que ponto a composição me inviabilizaria a estrutura pensada... Mas sim tem razão. é um bocadinho de "gamble"...


    P.S. não há projectos de especialidades.
  11.  # 33

    Sem gastar dinheiro não vai lá.
  12.  # 34

    A mim parece-me que se está a pôr a jeito para ter uma carrada de problemas...quer poupar em Levantamento Topográfico (sendo você ou o actual proprietário a pedir ou a pagarem a meias).
    De um PIP quer saltar para a Construção...para quê, se já tem o projecto definido do ponto de vista de alçados e interiores (como anexa), e antes da Construção o arquitecto tem de definir materiais e arquitectura para solicitar orçamentos a construtores.
    E como é que o Construtor vai dar preço sem ter Especialidades?!?

    Às vezes a pressa é inimiga da perfeição.
  13.  # 35

    Que grande confusão.
    Claro que vai haver lev topográfico, projectos e toda a legalidade.
    Não é em projecto que conto poupar.
    Queria saber se o terreno que encontrei da para o que quero com a maior fiabilidade possível antes de comprar.
    Percebo já com a ajuda daqui que não preciso de PIP para já.
    Vou fazê-lo sim com o arquitecto para agilizar mais tarde a construção.

    Abr.
  14.  # 36

    Colocado por: Pedro Barradas paga uma consulta a um arquitecto particular este fará a análise da situação do ponto de vista da legislação aplicável e diz-se se o que pretende é viável ou não. É mais rapido ( mais barato) e deve ser o suficiente para você tirar as suas teimas. a menos que seja uma situação cheia de contornos esquisitos e cinzentos, normalmente não é...


    Colocado por: gil.alvesQueria saber se o terreno que encontrei da para o que quero com a maior fiabilidade possível antes de comprar.


    Não entendo o problema.
 
0.0146 seg. NEW