Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, agradecia a algum esclarecimento para as seguintes dúvidas, agradecendo desde já a disponibilidade.
    Sou proprietário de um prédio que pretendo restaurar com rés-do-chão, 1º andar e águas furtadas. No rés-do-chão funciona um café.
    Por ser um prédio antigo, o pavimento é com traves em madeira e barrotes, coberto por um soalho.
    Numa primeira conversa com o arquitecto, foi-me apresentada uma possibilidade que consistia na remoção do pavimento que é chão das águas-furtadas para construir um outro, em betão (julgo), cerca de um metro abaixo do anterior e ainda substituir o telhado, com uma inclinação mais vantajosa no aproveitamento de espaço. Dessa forma, aumentava a área útil das águas furtadas para o dobro.
    Pareceu-me bem mas fiquei apreensivo com o que me parece ser a complexidade do trabalho, pois o café continuará a funcionar. As minhas dúvidas são:

    1. Uma vez que o chão do primeiro andar, que separa do café, é em traves e barrotes em madeira, existem técnicas seguras de demolição do pavimento das águas-furtadas+paredes do primeiro andar, sem que aconteça algum dano grave no café? E se acontecer algo, quem é o responsável?

    2. O café não poderá tentar travar a obra pelo ruído que vai provocar durante vários meses?

    Obrigada,
    Pedro2001
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro2001xistem técnicas seguras de demolição do pavimento das águas-furtadas+paredes do primeiro andar, sem que aconteça algum dano grave no café?

    Isto é facílimo de fazer, porque são materiais leves. Removemos agora uma cobertura em que por baixo está um museu e tivemos de remover asnas em lages em tijolo armado. Protege-se o pavimento com placas de xps e de aglomerado de madeira

    Colocado por: Pedro2001E se acontecer algo, quem é o responsável?

    Quem havia de ser? Quem assumir fazer isso

    Colocado por: Pedro2001para construir um outro, em betão (julgo),

    Má ideia, vai colocar muito peso na estrutura do prédio que já têm alguns anos

    Colocado por: Pedro2001cerca de um metro abaixo do anterior e ainda substituir o telhado, com uma inclinação mais vantajosa no aproveitamento de espaço.

    Já vi fazer isso mas era com LSF, nunca com betão. Ai sim, pode ter problemas com o café porque precisa de fazer escoramentos os quais tem de ser apoiados no tecto do café. Tá a ver. né?

    Colocado por: Pedro20012. O café não poderá tentar travar a obra pelo ruído que vai provocar durante vários meses?

    Se o pudesse fazer, não se faziam obra em lado nenhum, desde que cumpra a lei e os horários do ruído,
  3.  # 3

    Tem aqui uma fotografia de como esta a ser feito.

    Vê as chapas no pavimento? São em OSB (aglomerado de madeira) e por baixo têm placas de XPS (roofmate). Este sistema amortiza as pancadas de algum objecto que caia

    Photobucket
  4.  # 4

    Obrigadíssima pela sua atenção, PauloCorreia. Foi sem dúvida, esclarecedor. Bastante mesmo! Parabéns e mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos!
    Já agora, se me permite, tenho visto em vários prédios e moradias telhados sem ser em telha. Eu sei que devem existir imensas soluções, mas existe algum tipo de cobertura de telhado que seja particularmente vantajosa (ao nível da durabilidade, etc...)? Tenho receio de me imporem soluções que possam estar erradas.
    Atentamente,
    Pedro 2001
  5.  # 5

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Pedro2001para construir um outro, em betão (julgo),
    Má ideia, vai colocar muito peso na estrutura do prédio que já têm alguns anos
    Colocado por: Pedro2001cerca de um metro abaixo do anterior ...
    Já vi fazer isso mas era com LSF, nunca com betão...

    Pois... de acordo, mas...
    ...mas eu "já vi" fazer isso (baixar o pavimento do sotão) com lage aligeirada.
    Tudo depende do que lá está, e da habilidade do engenheiro de estruturas.

    Um dos casos que eu "vi" foi há mais de 5 anos numa moradia no Restelo, onde vou com frequência. Ninguém diria. :-)
  6.  # 6

    Pedro2001

    telhados com cobertura inclinada sem ser em telha há várias soluções sendo que está muito em voga agora a camarinha em zinco ou cobre e é de uma eficiência relevante.
    por exemplo http://www.lasg.pt/index.php/portefolio/obra/1
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro2001Já agora, se me permite, tenho visto em vários prédios e moradias telhados sem ser em telha. Eu sei que devem existir imensas soluções, mas existe algum tipo de cobertura de telhado que seja particularmente vantajosa (ao nível da durabilidade, etc...)? Tenho receio de me imporem soluções que possam estar erradas.

    Uma cobertura de telha cerâmica se bem executada dura 30/40 anos

    As soluções da estrutura da cobertura devem ser acima de tudo, leves para não sobrecarregar o edificio. Madeira ou LSF com forros de placas de OSB + Subtelhas
 
0.0133 seg. NEW