Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

É a primeira vez que publico e sou novíssima nestas andanças.
    Estamos a pensar construir uma moradia isolada, num terreno urbanizado. Confesso que quando o visitámos nos pareceu um lote muito pequeno, mas como não queremos muito espaço exterior, apenas o suficiente para os miúdos brincarem um bocadinho na rua, não descartámos logo.
    O terreno tem 18x18m mas como a moradia é isolada tem de ter 3m a toda a volta, o que deixa 12x12m de implantação, e queremos que a casa seja só de um piso, embora com aproveitamento de sótão, para escritório e arrumações. (a escada será colocada só no final da obra e o sótão fica todo em open space).
    Na nossa lista de “must have” temos:
    Open space cozinha-sala de refeições-sala de estar
    Zona de convívio separada o mais possível da zona privada
    Muita arrumação!!

Eu (que não sou engenheira nem arquitecta) andei a brincar ao tetris com o espaço e cheguei a esta planta que nos parece a ideal para nós.

Vou explicar alguns dos pormenores que podem parecer mais estranhos:
    Entrada directa para a sala - era isto ou ficar com o WC da suite interior para ficar com Hall.. Preferimos assim.
    WC social enorme - podia ser mais pequeno mas apenas tinha influência no espaço de corredor, por isso optei por deixar assim
    A perna do U da cozinha é uma península, e fica aberta entre os armários de baixo e os de cima, para criar uma continuidade do espaço.
    Poucas janelas na sala e sala de refeições - A casa terá uma garagem encostada desse lado que ocupará 6 metros da casa, por isso não podemos ter janelas aí, até aos 6m.
    Posição dos móveis da sala - o móvel grande da sala já temos e vai ser o mesmo, tive que colocar as janelas de maneira a termos espaço de parede para o colocar. Mas a sala toda pode rodar 90º e ficar com a porta de entrada nas costas do sofá, e assim trocar a janela da frente com as portas laterais (Eu gosto mais como está, o marido gosta mais ao contrário).
    Todos os móveis estão à escala com os que nós temos, menos a mesa de refeição, que teremos de comprar e quero uma que seja extensível, daí ter colocado uma com o tamanho máximo que a real terá.

A despensa para nós é importante para colocar a máquina de roupa e uma arca frigorífica que já temos.
    Todos os roupeiros serão embutidos, incluindo o do corredor.

Mudariam alguma coisa? Algum erro assim muito estupido que esteja a cometer e que esteja a "comer" muito espaço?
    Não consigo imaginar melhor maneira de aproveitar o espaço que temos, com as nossas “exigências”, mas gostava de ter outras ideias antes de darmos o ok, até porque ainda não temos a certeza de ser o espaço ideal para nós, mas o lote está muito bem situado, daí querermos tentar aproveitá-lo ao máximo.

Obrigada desde já por todas as ideias que possam dar!
      Imagem4.jpg
    • RMDR
    • 24 fevereiro 2021

# 2

Eu particularmente não gosto da pouca luminosidade que a sala irá ter. Merecia um vão mais jeitoso
    Também não gosto de entrar nos quartos e ter logo o armário á frente.
    De resto face ás medidas que apresenta não é possível muitos milagres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caturrinha
  2.  # 3

Está a pensar pedir a um arquiteto para passar isso a limpo?
  3.  # 4

Colocado por: PicaretaEstá a pensar pedir a um arquiteto para passar isso a limpo?

Sim, claro! Isto foi uma brincadeira que fiz na net, enquanto ainda não decidimos dar o ok. Assim que decidirmos que é para seguir, terá que ter projecto decente, feito por um arquiteto! Só queria ter uma noção do que melhor se consegue fazer naquele espaço reduzido antes de avançarmos.
    • RMDR
    • 24 fevereiro 2021

# 5

Outra ideia.
    Eu mudaria aquele móvel gigante ao lado da mesa da sala para a outra parede da sala.
    Aquele armário do lado do corredor dos quartos, mudava-o para a entrada da casa atrás da porta da casa (julgo que fará mais falta por aí.
    A casa de banho, puxava-a para o local onde está atualmente o armário do corredor e daquele móvel da sala (encostada ao outro WC da suite)
    Onde está a casa de banho agora, faria dispensa ou lavandaria
    Reconfigurava um pouco a cozinha para aumentar um pouco ou tentar criar ilha
  4.  # 6

Colocado por: caturrinhaSim, claro! Isto foi uma brincadeira que fiz na net, enquanto ainda não decidimos dar o ok. Assim que decidirmos que é para seguir, terá que ter projecto decente, feito por um arquiteto!

Mas afinal quer um projeto decente feito por um arquiteto, ou quer apenas um arquiteto para passar isso a limpo? é que são coisas diferentes.
    • RMDR
    • 24 fevereiro 2021

# 7

Colocado por: RMDROutra ideia.
    Eu mudaria aquele móvel gigante ao lado da mesa da sala para a outra parede da sala (em frente).
    Aquele armário do lado do corredor dos quartos, mudava-o para a entrada da casa atrás da porta da casa (julgo que fará mais falta por aí.
    A casa de banho, puxava-a para o local onde está atualmente o armário do corredor e daquele móvel da sala (encostada ao outro WC da suite)
  5.  # 8

Colocado por: Picareta
    Mas afinal quer um projeto decente feito por um arquiteto, ou quer apenas um arquiteto para passar isso a limpo? é que são coisas diferentes.

Se a altura chegar a isso, quero um arquiteto para fazer o projeto. Estou aberta a alterações se forem para melhor. Mas queria ter uma ideia do melhor que o terreno pode dar antes da decisão.
  6.  # 9

Colocado por: caturrinhaO terreno tem 18x18m mas como a moradia é isolada tem de ter 3m a toda a volta, o que deixa 12x12m de implantação,

tem que tirar isso a limpo, o facto de ter que deixar 3m a toda a volta não quer dizer que possa implantar uma casa num quadrado 12x12m. Pelas minhas contas isso daria um índice de implantação de 44%.

Se for um loteamento averigue o polígono de implantação, se não for um loteamento averigue o índice de implantação e de construção que o PDM permite nessa zona.

geralmente um terreno deste tamanho permite uma casa de 2 pisos, com os quartos todos no 1º andar e um R/C com a cozinha, sala e garagem. Acho difícil fazer uma casa térrea.
  7.  # 10

E para abrir janelas precisa de 5m normalmente.. o que reduz para 10x10
  8.  # 11

Colocado por: RicardoPortoE para abrir janelas precisa de 5m normalmente.. o que reduz para 10x10

Deixa lá, que o arquiteto quando passar o boneco a limpo, vai verificar isso.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  9.  # 12

Colocado por: RicardoPortoE para abrir janelas precisa de 5m normalmente.. o que reduz para 10x10

3 em muitos sítios.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
  10.  # 13

Coloque os pontos cardeais :)
  11.  # 14

belo exercício que fez aí! ;) fazer desenhos não faz mal, mas quando for falar com o arquitecto, faça apenas isso: fale, sem mostrar desenhos. deixe ser ele a apresentar as primeiras ideias e só depois, se ele continuar a não acertar é que lhe poderá fazer um desenho... ou riscar por cima dos dele... ou dela...
    os seus desenhos são bons para si e para a sua cara metade reflectirem naquilo que desejam, de se imaginarem a viver nesse espaço ao pormenor e falarem dessas ideias a dois. lembrem-se que há sempre cedências a fazer e muitas surpresas boas que aparecem! ;) este suminho das vossas conversas é que deve ser falado com o arquitecto.

de facto, é melhor primeiro saber a área de implantação e depois então planear.

mas já que se deu a esta brincadeira, dou-lhe a minha perspectiva:
    - porque é que não abre passagem entre a garagem e o resto da casa? olhe que é bem mais confortável! quando comecei a ler, pensei que seriam apenas 12x12m, mas depois falou na garagem e não percebi onde a iria encaixar...

- muito honestamente, não gosto da entrada com a janela da casa de banho ali. quando falar com o arquitecto, diga que eu peço para lhe dizer que também quero as casas de banho o mais afastadas possível da entrada! diga-lhe que eu estava com uma crise aguda de feng shui...

- se precisa de espaços de arrumação, considere aproveitar o espaço por baixo das escadas também;

- uma despensa com 0,90m não é despensa, é um armário! :p

- em vez de península, considere uma ilha; e coloque o forno em coluna, em vez de ser por baixo do fogão;

- reparei nas secretárias nos quartos e estão muito bem, mas se eles quiserem estudar em conjunto, é deixá-los! ;)

em cada etapa que conquistarem, não se esqueçam de celebrar e sejam muito felizes!
  12.  # 15

Colocado por: RMDROutra ideia.
    Eu mudaria aquele móvel gigante ao lado da mesa da sala para a outra parede da sala.

Obrigada pelas ideias. Esse "armário" como lhe chama são as futuras escadas para o sótão. achei que ficariam melhor ali, apesar de já as ter colocado do outro lado como diz. A sugestão de juntar as duas WC é boa, mas preferíamos não ter WCs interiores. Se for a melhor opção teremos que comprometer, mas gostávamos de ter os 2 WC com janela, daí ter prescindido do hall de entrada.

Mas obrigada! :)
  13.  # 16

Colocado por: pauloagsantos

tem que tirar isso a limpo, o facto de ter que deixar 3m a toda a volta não quer dizer que possa implantar uma casa num quadrado 12x12m. Pelas minhas contas isso daria um índice de implantação de 44%.

Se for um loteamento averigue o polígono de implantação, se não for um loteamento averigue o índice de implantação e de construção que o PDM permite nessa zona.

geralmente um terreno deste tamanho permite uma casa de 2 pisos, com os quartos todos no 1º andar e um R/C com a cozinha, sala e garagem. Acho difícil fazer uma casa térrea.

Esta informação foi o empreiteiro (que neste momento a empresa dele é a dona do terreno) que nos deu. Terei que esclarecer se realmente é mesmo assim, mas parece-me que será este o tamanho. Não queríamos a solução com 2 pisos, porque eu queria evitar escadas na utilização diária "obrigatória". São dois miúdos pequenos sempre a correr e um marido que joga à bola e anda de mota.... não queremos depender de escadas para ir dormir ou para os miúdos brincarem.

Se virmos que realmente é muito apertado teremos que procurar outra localização.

Obrigada!
  14.  # 17

Nao perca tempo com riscos, perca tempo em pensar o que quer e nao quer na casa, a forma como a quer viver, etc etc...
    Basicamente da os ingredientes e o arquiteto faz o bolo, de outra forma a coisa não funciona!
    Acredite
  15.  # 18

Colocado por: m.aur.eira

- porque é que não abre passagem entre a garagem e o resto da casa? olhe que é bem mais confortável! quando comecei a ler, pensei que seriam apenas 12x12m, mas depois falou na garagem e não percebi onde a iria encaixar...

- muito honestamente, não gosto da entrada com a janela da casa de banho ali. quando falar com o arquitecto, diga que eu peço para lhe dizer que também quero as casas de banho o mais afastadas possível da entrada! diga-lhe que eu estava com uma crise aguda de feng shui...

- se precisa de espaços de arrumação, considere aproveitar o espaço por baixo das escadas também;

- uma despensa com 0,90m não é despensa, é um armário! :p

- em vez de península, considere uma ilha; e coloque o forno em coluna, em vez de ser por baixo do fogão;

- reparei nas secretárias nos quartos e estão muito bem, mas se eles quiserem estudar em conjunto, é deixá-los! ;)

em cada etapa que conquistarem, não se esqueçam de celebrar e sejam muito felizes!

- a garagem fica ao lado da casa e teria entrada mesmo ao pé da entrada da cozinha. Também preferia entrada directa para casa mas a garagem é estreita e depois se ficar uma porta mesmo na zona onde fica o carro não sei se dará. Mas é uma questão a falarmos com o empreiteiro.

- Também não adoro a janela do WC para a rua, mas não queríamos WC interior e não consegui "arrumar" de outra maneira ehehe

- Sim, pensamos aproveitar a parte de baixo das escadas para arrumação. E sim, sei que a despensa é estreita, mas era o que dava para não estreitar muito a passagem.

- Por acaso não sou grande fã de ilhas na cozinha eheheh. Apesar de querer um espaço "aberto" qb, prefiro ter uma certa separação por causa dos cheiros e dos fumos e acho que aqui a península faz melhor esse trabalho. Mas lá está é uma opinião pessoal e não profissional.

- As secretárias foi só um adereço. Aliás, numa primeira fase pensamos em ter os dois a dormir no mesmo quarto e o outro quarto para brinquedos. Mas temos que precaver que um dia eles queiram o seu sossego, só por isso é que coloquei as duas secretárias :) Já agora, um tem 7 anos e o outro 2, ainda é alguma diferença.

Obrigada pelas suas palavras, tem toda a razão quando diz que o arquitecto deve fazer o seu trabalho sem influências nossas primeiro. Mas quando há ferramentas on line gratuitas não resisti a brincar um bocadinho com o espaço, até para perceber se chegará para tudo o que queremos.

Mais uma vez muito obrigada!
  16.  # 19

sei que tem preferência por uma casa terrea, mas se o terreno tem 18x18. está a pensar em fazer uma casa 12x12 e ainda esta a pensar em fazer uma garagem, vai ficar praticamente sem espaço no terreno.

isso está mesmo a pedir em mandar os quartos dos pequenos para um primeiro piso para ganhar espaço para um pequeno Páteo para umas patuscadas na rua quando vier o bom tempo e para colocar uma daquelas piscinas semi-rigidas para os pequenos brincarem.

avançar com uma casa com essa implantação é quase o mesmo que morar num apartamento. o espaço é pouco mas podia ser melhor aproveitado.
  17.  # 20

Percebo perfeitamente o que quer fazer, eu já tenho um terreno e estou a tentar fazer o mesmo antes de avançar com alvarás e etc. E o irmão é arquitecto...tb já fiz esses desenhos giros, e ouvi um belo deixa de inventar. Adiante... Chateando o arquitecto o que retive é isto:
    Polígono de implantação, tal como já alguém disse, é mt importante, porque podemos ter um terreno gigante, se o PMD e o planta de loteamento diz que temos um triângulo de mancha de implantação com 60m2, é isso, e acabou. Até podem pedir alteração à câmara, mas não é garantindo que seja aceite...
    Se é um loteamento, há uma solução ainda mais fácil, vejam as outras casas, já ficam a perceber o que é possível fazer.
    Outra coisa é a disposição das coisas dentro da casa. As janelas também vos vão influenciar, se obrigarem aos 5 m para abrir janelas, lá se vai o vosso fantástico plano... Nos meus bonecos eu pus um WC por baixo da escada que estava na sala. Não é permitido...
    Ou seja, vocês até podem achar que dá, mas as normas não o permitem, daí precisarem mesmo que um arquitecto vos veja isso, com a planta d Loteamento na mão. Até a altura dos degraus das escadas tem medidas...

O meu conselho? Preparem se para uma casa de dois pisos. Nem que seja só um dos quartos.. Pode subir um dos miúdos, e quando forem mais velhos até se vão pegar com quem fica ko quarto de cima... Se der deu, se não der, não deu. Ou compram outro terreno, mas novamente, atenção às plantas, ter mt area total não significa que vos deixam fazer o querem.. Novamente olhando para o meu terreno, que tb queria por uma garagem colada de lado, pelas outras casas já sei que não dá, ou fico com garagem dento da casa, ou na cave, que eu não quero ou, maravilha, metade da zona verde transforma se em garagem e piso de acesso...

0.0251 seg. NEW