Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

O objectivo deste topico é informar quem pretende ou está a pensar construir uma casa, ter a noção das inovações que existem ao dia de hoje e que devem ser consideradas numa construção.

Sobretudo questões que dificilmente se conseguem instalar após a construção duma casa, como um sistema de aquecimento central, ou até outras questões que podem ser mais tarde substituidas, mas que são demasiado caras para o fazer, como por exemplo caixilharia ou estores.

Logicamente que um arquitecto, um empreiteiro ou até loja de materiais sabem facultar esta informação, no entanto há o risco de cada um puxar a brasa à sua sardinha e indicar coisas que até nem são tão importantes e que afinal passado 3 ou 4 anos, não servem para nada.

Portanto, gostaria que quem está no processo de construção ou está actualizado neste tema pudesse contribuir explicando o que há que ter em conta nos dias de hoje numa construção, ainda que naturalmente haja coisas extremamente caras que há que avaliar se há capacidade para investir nisso, porque todos queremos ter o bom e o melhor, mas a carteira às vezes não dá para tudo.

Portanto para iniciar deixo 2 ou 3 questoes para começarmos por algum lado.

A nivel de domotica o que consideram essencial nos dias de hoje?
    A nivel de aquecimento, o que é essencial nos dias de hoje? Anonimo18072022A? Há outra soluçoes mais modernas e com mais futuro?
    A nivel de caixilharia? O que está na ordem do dia? O que é mais recomendado?

NOTA: estou no processo de projecto para construção e brevemente vou conseguir opinar sobre muitas destas coisas, mas neste momento gostava de perceber e apalpar terreno sobre Instalações a ter em conta ou até Indispensáveis numa Construção.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva99, IronManSousa, martafgc8
  2.  # 2

Boas, na minha opiniao ( e sendo um pouco leigo na matèria)

tentaria ao maximo ter a casa todo optimizada (caso nao desse fazer a pre instalaçao para furamente tratar dessa questao.

Colocar paineis solares ( de forma a que consiga cobrir uma boa parte da fatura da luz ) ( e com isto ao comprar maquinas de lavar roupa secar e lavar loiça de forma a que as pudesse ligar remotamente para lavar às x horas , utilizando assim a energia solar )
    colacao de capoto no exterior
    pladour com isolamente de la de rocha no interior ( nao sei se existe outra formas de isolar a casa melhores, mas penso que desta forma ficaria bem isolado)

internet em todas as divisoes da casa, e depois ainda deixava um tubo extra para se algum dia mais tarde aparecer uma inovaçao (como foi o caso da internet )

Instalaçao de AC ou pre instalaçao , um bom ar condicionado è relativamente barato em termos de custo na eletricidade (e se bem que da apra quente e frio, servve como desumidificador etc)

em termos interiores por gosto pessoal colocaria portas de correr ,pois acho que ganhas esspaço util nas divisoes
    Concordam com este comentário: Pepsi
    • Pepsi
    • 24 fevereiro 2021

# 3

Colocado por: TM2C10Boas

O objectivo deste topico é informar quem pretende ou está a pensar construir uma casa, ter a noção das inovações que existem ao dia de hoje e que devem ser consideradas numa construção.

Sobretudo questões que dificilmente se conseguem instalar após a construção duma casa, como um sistema de aquecimento central, ou até outras questões que podem ser mais tarde substituidas, mas que são demasiado caras para o fazer, como por exemplo caixilharia ou estores.

Logicamente que um arquitecto, um empreiteiro ou até loja de materiais sabem facultar esta informação, no entanto há o risco de cada um puxar a brasa à sua sardinha e indicar coisas que até nem são tão importantes e que afinal passado 3 ou 4 anos, não servem para nada.

Portanto, gostaria que quem está no processo de construção ou está actualizado neste tema pudesse contribuir explicando o que há que ter em conta nos dias de hoje numa construção, ainda que naturalmente haja coisas extremamente caras que há que avaliar se há capacidade para investir nisso, porque todos queremos ter o bom e o melhor, mas a carteira às vezes não dá para tudo.

Portanto para iniciar deixo 2 ou 3 questoes para começarmos por algum lado.

A nivel de domotica o que consideram essencial nos dias de hoje?
    A nivel de aquecimento, o que é essencial nos dias de hoje? Anonimo18072022A? Há outra soluçoes mais modernas e com mais futuro?
    A nivel de caixilharia? O que está na ordem do dia? O que é mais recomendado?

NOTA: estou no processo de projecto para construção e brevemente vou conseguir opinar sobre muitas destas coisas, mas neste momento gostava de perceber e apalpar terreno sobre Instalações a ter em conta ou até Indispensáveis numa Construção.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IronManSousa

Concordo em praticamente tudo,
    As máquinas wifi para acesso remot para aproveitar ao máximo os painéis fotovoltaicos, e também o ac para aquecer arrefecer e desumidificador, também com acesso remoto para climatização da casa mais uma vez para aproveitar os fotovoltaicos.
    A juntar a isso também estores com acesso remoto também, facilmente instalar shelly 2.5
    Estes pontos na construção acho em 2021 já são tidos com referências a algum conforto e optimização da casa
  3.  # 4

Colocado por: Ruisilva45colacao de capoto no exterior
    pladour com isolamente de la de rocha no interior
    este esquema tem a vantagem de caso um sistema de isolamento termico falahar tem lá o outro para compensar, tem tambem a desvantagem de pagar 2 coisas para fazer o mesmo,

não seria mais útil ter um só e bem feito???

Colocado por: Pepsitambém o ac para aquecer arrefecer e desumidificador
    sem duvida que na epoca das monções isto é uma brutal mais valia arrefecer e desumidificar, mas creio que em Portugal isso não aconteça pelo que desumidificar na epoca de inverno não é possível com AC vulgares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
    • Pepsi
    • 24 fevereiro 2021

# 5

Colocado por: jorgealveseste esquema tem a vantagem de caso um sistema de isolamento termico falahar tem lá o outro para compensar, tem tambem a desvantagem de pagar 2 coisas para fazer o mesmo,

sem duvida que na epoca das monções isto é uma brutal mais valia arrefecer e desumidificar, mas creio que em Portugal isso não aconteça pelo que desumidificar na epoca de inverno não é possível com AC vulgares.

Pois acredito, algumas marcas dizem que os modelos de ac tem a função de desumidificador, agora se funciona?
    Creio de não, quando tiver os daikin perfera montados logo vejo
  4.  # 6

uma pré instalação de A/C tem um custo médio de 150€ por ponto. Um T3 com pré-instalação dos quartos, sala e cozinha fica em mais 750€. Mesmo que não se pense em colocar A/C logo, penso ser uma burrice não fazer a pré-instalação.

se a casa tiver estores, penso que tb é burrice não os eletrificar. um motor com a respetiva eletrificação fica por 75€ (ou menos) se casa tiver 10 janelas são mais 750€.

se a casa tiver AQS, tb é burrice não fazer recirculação de água da quente para ter sempre água quente nas torneias, é uma bomba e mais um tubo. Se não quiser ter a bomba sempre a trabalhar, é mais um interruptor nos WC para ligar a bomba, enquanto tira a roupa para tomar banho já a agua chegou à torneira. é tb mais meia dúzia de trocos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  5.  # 7

Colocado por: jorgealveseste esquema tem a vantagem de caso um sistema de isolamento termico falahar tem lá o outro para compensar, tem tambem a desvantagem de pagar 2 coisas para fazer o mesmo,

Oiço muito falar do piso radiante, no entanto desconheço os custos futuros que implica, mas imagino que ter um piso constantemente aquecido, dispare a factura de electricidade... já li que ha pisos electricos e hidraulicos sendo que o hidraulico é mais eficiente e mais barato.

No entanto a minha questao é... isso é uma moda ou é mesmo indispensavel instalar, sobretudo numa casa com bom isolamneto, como capoto ou lã de rocha? Um bom isolamento não permite uma boa temperatura interior? é necessaário aquecimento? Falo duma moradia na zona de lisboa onde as temperaturas nao sao um drama o ano inteiro.

Quanto a isolamento termicos, o que é mais recomendado e eficiente? capoto? lã de rocha? outro?

Custos medios dum piso radiante? isto a nivel de custos mensais de uutilizaçao

obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  6.  # 8

Concordo em praticamente tudo,
    As máquinas wifi para acesso remot para aproveitar ao máximo os painéis fotovoltaicos, e também o ac para aquecer arrefecer e desumidificador, também com acesso remoto para climatização da casa mais uma vez para aproveitar os fotovoltaicos.
    A juntar a isso também estores com acesso remoto também, facilmente instalar shelly 2.5
    Estes pontos na construção acho em 2021 já são tidos com referências a algum conforto e optimização da casa

A questao dos paineis é uma boa questao, pois parece pouco consensual o partido que se tira de paineis fotovoltaicos numa moradia. Vejo muita gente a dizer que é muito bom, outros a dizer que o custo e o retorno nao justificam.

No entanto vejo malta a falar de paineis para alimentar sistema de AQS e assim. Sou um total leigo e era boma alguem explicar a diferença ou as opções.

Obrigado
  7.  # 9

Do que pouco que sei, e do que li por aqui, é que paineis vale a pena. Convém estudar um pouco.
    Agrada-me a ideia de aproveitar a energia solar sem causar mais poluição... ela está ali, quantos mais paineis melhor.
    Para AC, veiculo elétrico, aquecer águas, consumo de luzes e eletrodomésticos. Eu encheria o telhado de paineis e eliminava dependência de gás. Dar à EDP o que sobra, não me incomoda. Prefiro ter muitos paineis e no inverno assegurar ainda assim poupança, com os dias menos luminosos.
  8.  # 10

Eu também irei iniciar o projeto da minha moradia em Vila Nova de Gaia em breve e achei este tópico muito interessante e útil já que são questões que me preocupam também. Também fico na dúvida se para uma casa pequena de 125 m2 (RC e 1o andar) , isolada com capoto, vale a pena a instalação de piso radiante ou se isso vai disparar a factura da luz. Talvez com ar condicionado se controle melhor os gastos ? Também li aqui sobre o combo Piso radiante + bomba de calor + paneis fotovoltaicos mas depois penso na manutenção que isso requerer e se no final do ano, juntando tudo, valeu realmente a pena em termos de $. Só a bomba de calor, todos os anos tem de ser trocado o anel de zinco (que penso poder chegar aos 100 euros)...
  9.  # 11

Também outra questão: relativamente à segurança da casa. Será melhor investir em portadas em vez de persianas ou lâminas? O que é que será mais fácil de abrir por um eventual ladrão? Janelas de fecharem vez de correr também serão mais seguras?
  10.  # 12

Colocado por: martafgc8Também outra questão: relativamente à segurança da casa.

Alarme :)
  11.  # 13

Colocado por: brunoa

Alarme :)

Sim, isso também é importante mas referia-me mais em termos de construção da casa, o que é que poderia contribuir para uma maior segurança ? Penso muitas vezes nas portadas em vez de persianas, conforme mencionei, mas não sei...
  12.  # 14

Eu nesse assunto julgo que deve considerar o que for melhor em termos estéticos e de eficiência no seu propósito de cortar a luz. Porque quem quiser entrar em casa entrará quer danificando um estore quer danificando/abrindo uma portada. Um alarme conjugado com sensores de movimento resolve a questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  13.  # 15

Colocado por: martafgc8Só a bomba de calor, todos os anos tem de ser trocado o anel de zinco (que penso poder chegar aos 100 euros)

Isto é verdade?
  14.  # 16

Colocado por: rial089
    Isto é verdade?

Obtive essa informação ao telefone, por uma empresa que comercializa esse material, quando perguntei relativamente à manutenção da BC. Não perguntei a outras empresas, nem sei se são todas as BC assim ou se há exceções mas se alguém aqui no fórum souber, agradecia que nos informasse...

0.0162 seg. NEW