Iniciar sessão ou registar-se
    • zalle
    • 24 fevereiro 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar instalar um sistema de AQS, uma moradia, no Distrito de Lisboa, com boa exposição solar.

    Faz mais sentido montar um Termossífão ou uma bomba de calor?

    É uma moradia pequena (110m2) e 2 ou 3 pessoas a morar lá.

    Se me puderem recomendar alguns fornecedores, agradeço.

    Obrigado
  1.  # 2

    uma bomba de calor é melhor solução, se quiser ser mais ecologico e poupadinho adiciona uns 2 ou 3 paineis solares fotovoltaicos,

    por exemplo uma Vaillant AROSTOR 200 com cuba em inox e gas R290 com GWP 3
    • zalle
    • 24 fevereiro 2021

     # 3

    E quanto me custa isso já instalado?
  2.  # 4

    A seguir
  3.  # 5

    Eu ando com o mesmo dilema só que vai se resolver, infelizmente, por ter que ser termossifão, não tenho espaço técnico para a BC, se não era isso que escolhia. Ainda para mais tenho estado a receber orçamentos absurdos do TS. Entre 2400€ a 2600€ com apoio de resistência e 300L, bahhh.
  4.  # 6

    Colocado por: zalleE quanto me custa isso já instalado?
    3.000€
    • JotaP
    • 25 fevereiro 2021

     # 7

    Isso é 200 litros?

    Jorge, qual o contra do termosifao face à BC?
  5.  # 8

    Têm 5 meses que gasta uma fortuna na resistência elétrica
  6.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoTêm 5 meses que gasta uma fortuna na resistência elétrica

    Falam em 1€/dia de apoio, é assim uma fortuna tão grande?
  7.  # 10

    Colocado por: rjmpires
    Falam em 1€/dia de apoio, é assim uma fortuna tão grande?


    1 eur ou nenhum euro não é preciso apoio todos os dias , mesmo no pico do inverno...
    • zed
    • 25 fevereiro 2021

     # 11

    Cá em casa é todos os dias mas acredito que o sistema não esteja muito bem implementado.

    Em 2021 vou com média de 5,9 kWh por dia. Hoje com sol foi 4,4 kWh e daqui a umas semanas passa a zeros até Setembro.
  8.  # 12

    A minha ideia, tenho gás natural, seria ter caldeira para piso radiante e caso o sol não desse conta do recado entrava a caldeira em funcionamento. Nunca a resistência. Além de ter água quente ilimitada, acho que era um sistema poupado qb.
    •  
      aacc
    • 25 fevereiro 2021

     # 13

    Colocado por: jorgealvespor exemplo uma Vaillant AROSTOR 200 com cuba em inox e gas R290 com GWP 3


    são as tais que têm que ser manejadas com fatos ATEX?
  9.  # 14

    Colocado por: zedCá em casa é todos os dias mas acredito que o sistema não esteja muito bem implementado.

    Em 2021 vou com média de 5,9 kWh por dia. Hoje com sol foi 4,4 kWh e daqui a umas semanas passa a zeros até Setembro.


    6kw por dia no vazio 60 cts uma verdadeira fortuna, claro que se comprar uma bomba de calor passado 100 anos vai rentabilizar o investimento.
  10.  # 15

    Colocado por: paulosA minha ideia, tenho gás natural, seria ter caldeira para piso radiante e caso o sol não desse conta do recado entrava a caldeira em funcionamento. Nunca a resistência. Além de ter água quente ilimitada, acho que era um sistema poupado qb.


    A resistência como apoio não é o mais economico, mas ninguem poe aqui os valores concretos em termos anuais de gastos electricos, ou seja , dão a entender que é um custo astronomico quando não o é, mesmo que sejam uns 10kw diarios em vazio 1 eur dia 120 dias são 120 eur anuais.
    Concordam com este comentário: zed
  11.  # 16

    e já estou a por mais de 3horas de uma resistencia de 3kw em 300 litros de água, o que seria suficiente se calhar para por a agua a 70 ou 80 graus pois a agua dentro do deposito mesmo não estando quente para banhos não está fria como a agua da rede.
    • JotaP
    • 25 fevereiro 2021

     # 17

    Então mas a bomba de calor não consome electricidade também? Só contamos com o apoio dado ao termosifao, nas comparações?
    Concordam com este comentário: 1pedro2, Olim, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
    • zed
    • 25 fevereiro 2021

     # 18

    Colocado por: 1pedro26kw por dia no vazio 60 cts uma verdadeira fortuna

    Está a disparar na direcção errada, quem disse que era uma fortuna não fui eu. Aliás nem falei no custo pois isso varia consoante o tarifário de cada um.

    Estou só a partilhar os meus consumos, quem está a ler pode decidir se é fortuna ou não para si.
    • zed
    • 25 fevereiro 2021

     # 19

    Colocado por: JotaPEntão mas a bomba de calor não consome electricidade também? Só contamos com o apoio dado ao termosifao, nas comparações?
    Concordam com este comentário:1pedro2,Olim,zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RicardoPorto

    Pois. :)
  12.  # 20

    Colocado por: aaccsão as tais que têm que ser manejadas com fatos ATEX?
    por causa de 150gramas de propano???????
 
0.0198 seg. NEW