Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, recentemente eu e a minha companheira adquirimos um apartamento T2 em Valongo (Porto). Como já sabiamos, tinhamos de remodelar praticamente o apartamento todo dado que tem 22 anos, e agora falta saber por onde começar, encontrar bons profissionais e decidir os materiais a aplicar.

Pontos a remodelar principais: bancada da cozinha, chão das divisões com piso flutuante, pintura das paredes e remoção de aquecedores

Primeiro, por onde começar? Falamos com um Eng. Civil (não ligado à área de construção/remodelação) e sugeriu começar pela cozinha, chamar um canalizador para verificar as canalizações da cozinha (e até dos WC's), seguido de trocar o chão todo e por fim pintar a casa. Sobre o ponto da cozinha, achei o comentário dele correto, e penso fazer isso mesmo, avaliar as canalizações e depois comprar a mobilia toda e aplicar. A minha dúvida vem depois: Devo tratar do chão primeiro ou pintar primeiro as paredes?

Começando pelo chão, eis algumas fotos em baixo. Algumas pessoas que viram as fotos disseram que dá para reparar isto (piso flutuante), dará realmente? O chão agora sem mobilia range um pouco (algo que não notei quanto tinha mobiliario), e já tem 22 anos, penso que justificará mais substituir, mas preciso de um aconselhamento mais especializado (se alguém do forum quiser avaliar e dar um orçamento, ao qual pretendia piso flutuante kronotex mammut).

Quanto à pintura, iremos pintar de branco e provavelmente usar CIN VynilMatt ou VinylClean (ainda aberto a sugestões alternativas). Porém queremos retirar alguns aquecedores de parede a gás (existem alguns que não iremos usar certamente, especialmente o que temos no hall de entrada).

Agadeço comentários que me possam ajudar nesta remodelação. :)
      52.jpg
      103.jpg
      73.jpg
  2.  # 2

Os radiadores que pretendo remover da parede.
      33.jpg
      117.jpg
  3.  # 3

Alguma opinião sobre as pinturas e reparação/substituição do chão?
  4.  # 4

Verifique também a eletricidade, como ja tem 20 anos, se precisar de adicionar ligações é agora.

Esse chão parece de madeira, está é bastante degrado em algumas zonas, mas se desse para afagar, talvez valesse a pena. O ponto negativo é que o tamanho dessas réguas está um pouco datado.

Quanto a pintar, e se trocar o chão, ou pintaria depois de arrancar esse e antes de colocar o novo. Pode pintar no fim, mas depois perde aí umas horas a isolar o chão todo com cartão.

Boa sorte nessa aventura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  5.  # 5

Colocado por: HAL_9000Verifique também a eletricidade, como ja tem 20 anos, se precisar de adicionar ligações é agora.

Esse chão parece de madeira, está é bastante degrado em algumas zonas, mas se desse para afagar, talvez valesse a pena. O ponto negativo é que o tamanho dessas réguas está um pouco datado.

Quanto a pintar, e se trocar o chão, ou pintaria depois de arrancar esse e antes de colocar o novo. Pode pintar no fim, mas depois perde aí umas horas a isolar o chão todo com cartão.

Boa sorte nessa aventura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:macinblack

As instalações serão revistas pois sou da área e faço eu isso. Agradeço a sua opinião :) também me faz mais sentido pintar como diz.
  6.  # 6

Esse piso é flutuante e do fatela, é trocar isso tudo inclusive a espuma da base, se puder meta cortiça.
    Como é que isso está em termos de caixilharia?
    Concordam com este comentário: RRoxx
  7.  # 7

Colocado por: Vítor MagalhãesEsse piso é flutuante e do fatela, é trocar isso tudo inclusive a espuma da base, se puder meta cortiça.
    Como é que isso está em termos de caixilharia?
    Concordam com este comentário:RRoxx

É piso flutuante. Os rodapés serão para meter novos e as caixilharias da janela são em madeira, e estão desgastados, ainda vamos ver se dá para recuperar.
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesEsse piso é flutuante e do fatela
    Olha fui bem enganado pelas fotos, pareceu-me tacos de madeira
  9.  # 9

Colocado por: macinblack

Parece-me piso flutuante, mas não percebo muito disto. Os rodapés serão para meter novos e as caixilharias da janela são em madeira, e estão desgastados, ainda vamos ver se dá para recuperar.

Epá, caixilharia de madeira e vidro simples certamente. Pondere trocar isso também. Flutuante podem ser vocês a instalar, não é uma ciência muito complicada, sempre poupam na mão de obra.
  10.  # 10

Colocado por: Vítor Magalhães

Epá, caixilharia de madeira e vidro simples certamente. Pondere trocar isso também. Flutuante podem ser vocês a instalar, não é uma ciência muito complicada, sempre poupam na mão de obra.

É vidro duplo nas janelas. Ainda vou avaliar o piso flutuante, falei com um aplicador de piso e indicou 6€ por m2 de mão de obra (penso que falta o IVA), e recomendou-me a pintar só após aplicar o chão novo devido ao pó e outras sujidades que possam surgir no decorrer da aplicação.
    • Rufio
    • 25 fevereiro 2021

# 11

Esse cerâmico até à altura da janela será para disfarçar alguma humidade?
    Para além das janelas, verifique o restante isolamento do apartamento. É preferível fazer esse tipo de obras agora.
  11.  # 12

Colocado por: Rufionelas, verifique o restante isolamento do apartamento. É preferível fazer esse tipo de obras agora.

Não sei, sei que pelas fotos verifico que existe há mais de um ano (o imóvel esteve um ano à venda, a um preço demasiado alto para o que valia). Não noto sinais de humidade, e a pintura também já tem bastante tempo, sendo que o imóvel é no 1º andar.
  12.  # 13

veja as humidades, por isso é que sob a janela meteram aquele mosaico fatela imitação de pedra. no canto lá está a humidade...
  13.  # 14

Colocado por: Pedro Barradasveja as humidades, por isso é que sob a janela meteram aquele mosaico fatela imitação de pedra. no canto lá está a humidade...

vou voltar a verificar com mais atenção. O prédio irá ser intervencionado este verão, toda a fachada substituida e fissuras reparadas.

0.0186 seg. NEW