Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, peço desculpa se coloquei no local errado...

    O tema é o seguinte: mudei-me recentemente para um apartamento remodelado (não por mim mas por quem vendeu), e no quarto forma-se condensação nas janelas (em especial nas caixilharias, mas no vidro também ainda que muito menos) quando lá dormimos. Se dormir com as janelas ligeiramente abertas, tal não acontece, mas não é uma solução que queiramos adoptar...

    Deixo-vos algumas fotos do estado em que a condensação por vezes está (chega inclusive a escorrer e formar uma poça no parapeito de dentro).

    A foto da parte superior da janela serve apenas para que vocês consigam visualizar se é possível implementar a solução (de que me falaram): um respiradouro/ventilador, que permita ao ar circular. É possível instalar algo do género, sem ter que fazer alterações profundas ou trocar janelas?
      WhatsApp Image 2021-02-25 at 18.25.40 (2).jpeg
      WhatsApp Image 2021-02-25 at 18.25.40 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2021-02-25 at 18.18.59.jpeg
  2.  # 2

    isso é normal.
    o alumínio/ vidro é fracote. Se não incomoda, não se preocupe muito com isso. vá limpando que nessas zonas tem tendencia a aprecer algum bolor, devido á permanencia de humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  3.  # 3

    Obrigado Pedro. Mas queremos mesmo resolver isto, já tivemos que inclusive remover algum bolor em pouco tempo, uma moldura que temos perto da janela inchou com a humidade (e temos uma cómodo junto à janela que tenho receio que se degrade também) e nos dias mais frios nota-se alguma humidade no ar que torna o ambiente desconfortável. Julgo que talvez substituir as janelas por outras em PVC possa resolver... mas antes de ter essa despesa queria testar a solução dos respiradouros, só não sei se é possível instalar uns sem trocar também as janelas.
  4.  # 4

    então é substituir esses caixilhos ( conjnuto caixilho/ vidro) por uns decentes, de preferencia sem ser de correr. Mas não compre muito bom, pois poderá ter um efeito adverso e começar a condensar nas paredes, devido ao facto de ficar com os caixilhos com melhores prestações térmicas do que a envolvente opaca (paredes)
    Não se esqueça depois de isolar termicamente/ acusticamente o interior das caixas de estores.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  5.  # 5

    E respiradouros, não ia ajudar?
  6.  # 6

    Durma com a porta do quarto aberta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  7.  # 7

    Colocado por: BrutusE respiradouros, não ia ajudar?


    Para entrar ar frio ou quente ?? As caixilharias não devem ter corte térmico, devem ser das baratas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • Brutus
    • 28 fevereiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: RicardoPortoDurma com a porta do quarto aberta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Brutus


    Ricardo, obrigado, mas já experimentei e não é suficiente.

    Colocado por: tviegas

    Para entrar ar frio ou quente ?? As caixilharias não devem ter corte térmico, devem ser das baratas


    Não tem corte térmico, é alumínio simples...
    A ideia do respiradouro será mais para a condensação/humidade que provêm da respiração enquanto dormimos poder sair.
    Estas coisas: https://www.archiexpo.com/pt/fabricante-arquitetura-design/ventilacao-permanente-janela-4142.html
    Que, tanto quanto sei, são até obrigatórias em habitações novas.
  8.  # 9

    Brutus, tenho exactamente esse problema, comprei uma casa remodelada já com esse tipo de caixilharia e vidro duplo. Ao inicio a humidade condensava no tecto e numa parede, isolei com placa xps, agora a condensação acontece na caixilharia, no mármore e às vezes no vidro.
    Uma solução que arranjei foi desumidificador com depósito grande, deixo ligado a manhã toda e deixa de haver humidade, mas como é óbvio a conta da luz aumentou uns 7/8 euros.

    Também encontrei uns ventiladores da S&P que ficam embutidos no vidro, e pelo sistema que vi não deixa entrar ar da rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  9.  # 10

    Colocado por: nsimaoBrutus, tenho exactamente esse problema, comprei uma casa remodelada já com esse tipo de caixilharia e vidro duplo. Ao inicio a humidade condensava no tecto e numa parede, isolei com placa xps, agora a condensação acontece na caixilharia, no mármore e às vezes no vidro.
    Uma solução que arranjei foi desumidificador com depósito grande, deixo ligado a manhã toda e deixa de haver humidade, mas como é óbvio a conta da luz aumentou uns 7/8 euros.

    Também encontrei uns ventiladores da S&P que ficam embutidos no vidro, e pelo sistema que vi não deixa entrar ar da rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Brutus


    Obrigado, nsimao. Nós também arranjámos um desumidificador bastante bom, e pomos a funcionar ao final do dia até nos deitarmos, fica ainda muitas horas. Quando acordamos de manhã, lá temos a janela cheia de condensação... o desumidificador ajuda, a condensação é menor, mas não resolve.

    Esse ventilador que encontrou, resolveu-lhe o problema? É fácil de instalar numa janela de correr?

    Obrigado.
 
0.0162 seg. NEW