Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em tom de brincadeira, mas aqui vai o início do projecto "Los Costas".

Já não é a primeira casa que faço e vou partir para outro projecto da construção de uma nova moradia.
    Já a anterior me deu um gozo enorme construir e estou certo que esta também.

Como é a segunda, quero aproveitar para melhorar coisas da minha anterior e adicionar inclusivamente outras.

Quero meter um bom sistema eléctrico e quero meter uma domótica o mais prática possível . Não precisa de ser um "state of the art" mas é algo importante para mim.

Além do isolamento que considero extremamente importante, já na minha actual casa coloquei capoto, quando muitos poucos inda usavam, quero desta vez subir um degrau no conforto da minha nova casa. E o da actual não está nada mau e por exemplo na climatização, gasto cerca de 200€ por ano em aquecimento. A factura da luz é mais alta, uma vez que tenho tudo eléctrico (não tenho Gás) e actualmente tenho uma cave o que por uma longa história, me consome regularmente uma boa quantia a puxar água fora.

Uma das coisas mais importantes que tenho para a nova casa é a sustentabilidade e o baixo valor de facturas como luz, água e climatização seja ela qual for.

Comecemos por exemplo com o sistema de climatização, o qual me estou a debruçar agora que o projecto ainda está para ser aprovado.

A Casa terá 2 pisos de 150 m2 cada um, mais tarde tratarei do sótão, para já vai ficar apenas estocado. É em cascais onde o clima é consideravelmente ameno, não sendo um Algarve, claro.

Estou a pensar num sistema o mais sustentável possível. Desde que justificável, prefiro investir já, numa boa solução para mais tarde.

Estava assim a pensar numa solução:

PRH + RC + dep inércia (500 litros de acumulação e AQS instantanea) + BC + Paineis solares (2700Wh)

Com pré-instalação de Salamandra a Pellets + Pré-instalação de AC
    Com a pré-instalação da Salamandra a pelletes, consigo a independência energética dp PRH. A pré-instalaçãoo do AC, parece-me uma boa ideia. Para já apenas estou interessado em usar AC no sótão, zona que será mais esporadicamente usada.

Para RC, tenho pensado o:
    https://www.smartfire.pt/produto/recuperador-torino-800-dupla-face-ac-31/#product_images[grouped]/2/

Para o Fotovoltaico:
    https://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&product_id=426&tag=kit+2500w

Para o piso radiante, pelo que já vi, dos melhores preço qualidade é o Bekotec.

A ideia é não gastando mais de 20K€ (com IVA), ter um sistema sustentável, onde a factura da luz seria reduzida. Mais tarde, tenho intenções de ter uma micro geração para ajudar na alimentação dos carros e possivelmente aquecer a piscina.

Será que posso simplificar a minha solução ? melhorá-la quer em eficiência, quer em custos?

Obrigado,
    Francisco
  2.  # 2

comece por escolher outro recuperador de calor pois esse vai obriga-lo a fazer um projeto AVAC assinado por um eng mecânico pois tem mais de 25Kw de potencia térmica.

ps: recuperador a lenha só justifica se tiver lenha de borla, caso tenha que a comprar sai carissimo para ser a unica fonte de aquecimento.
  3.  # 3

Obrigado pelo comentário e está a tocar numa dúvida que eu tenho.

O RC não é suposto ser a única fonte de aquecimento, mas como vou fazer lareira e gosto de acender com alguma regularidade, não todos os dias mas 2 ou 3 vezes por semana, acho que faria todo o sentido aproveitar esse calor e aproveitar para AQS & aquecimento. Depois teremos o Fotovoltaico para ajudar como fonte energética.

A minha dúvida é se o Depósito de inércia ou a BC, poderão complementar, por exemplo se passar 1 ou 2 semanas sem acender a lareira. Vale a Pena o Dep. de Inércia e a BC em tal situação? Na falta do calor do RC, terão elas capacidade de aquecer e manter as águas quentes ? (PRH + AQS)

Já Agora, acerca do RC, qual recomendaria?
    • RCF
    • 26 fevereiro 2021

# 4

Colocado por: jorgealvesps: recuperador a lenha só justifica se tiver lenha de borla, caso tenha que a comprar sai carissimo para ser a unica fonte de aquecimento.

Tendo em conta a localização, desde que a casa esteja bem isolada termicamente, nenhum sistema de aquecimento será caríssimo...

Colocado por: fcosta38É em cascais onde o clima é consideravelmente ameno,

Eu tenho recuperador de calor e este inverno, que estará a acabar, ainda não gastei os €100 de lenha que comprei...
    Concordam com este comentário: fcosta38
  4.  # 5

Na minha actual casa, tenho o aquecimento por condutas de ar forçado através do RC para cada um dos quartos no piso superior qunado a temperatura atinge um certo valor nas condutas de ar. Na sala apenas por convexão.

Como a casa está bem isolada, no máximo que me lembro de gastar num ano, foi cerca de 200€. Tem vários anos que 100, 150, checgam. Mas o valor da lenha tb está a aumentar.

Queria uma solução assim, praticamente sem custos.
  5.  # 6

Dois comentários rápidos:

Esqueça o preço dessa solução para 300m2.
    Economicamente não faz sentido instalar um recuperador a água para usar 2-3x/semana.
  6.  # 7

Quais as opções ou melhores alternativas, barbeiro ?
  7.  # 8

Recuperador simples so para ver o fogo.
    O resto concordo plenamente consigo.... aliás Devo dizer que estou a instalar um sistema que é exactamente igual ao que refere. Mas não custa 20k.
  8.  # 9

Qual é e quanto custa? pode partilhar?
  9.  # 10

Colocado por: fcosta38Qual é e quanto custa? pode partilhar?

Posso lhe dizer que esse valor so dava para PRH e BC, ao qual teria de juntar Iva. Junte-lhe 200€ + IVA de cada pre de AC. Uns 2000 euros do recuperador mais a instalação e acessórios + o preço do fotovoltaico.

Em Cascais, acho que nunca irá precisar de AC. Eu deixei porque se avariar impulso, não quero ter de partir nada para ter uma alternativa...
  10.  # 11

parece-me caro.

está a usar o depósito de enércia tb? sem recuperador de calor faz sentido?

Sinceramente, uma vez que vou colocar um RC, não me parece ter muito sentido não o aproveitar ao máximo. Mas especifique melhor a solução no seu global que é isso que procuro, não apenas componentes...
  11.  # 12

Quer fazer uma casa sustentável e com consumos baixos? Reduza a área para metade.

Não precisa de agradecer.,
  12.  # 13

Colocado por: rjmsilvaQuer fazer uma casa sustentável e com consumos baixos? Reduza a área para metade.

Não precisa de agradecer.,

Nem vou comentar nem agradecer, até porque a afirmação não tem qualquer sentido. Mas era escusado, diria eu. Se não tem nada a acrescentar, não vale a pena estar a criar ruido ...
  13.  # 14

Cascais tem alguns "microclimas" pois ainda é um concelho grande com zonas mais amenas que outras,
    na Biscaia é completamente diferente da Quinta da Marinha sendo 4 kms de distancia em linha recta, na Malveira da Serra tem alguns terrenos escondidos onde faz bastante frio e outros mesmo ao lado que são mais quentes.
  14.  # 15

a solução não é coerente pois se somente vai ligar o recuperador de calor 2 ou 3 vezes por semana vai ter que ter algo em permanência para garantir as condições e isso vai custar mais uns valentes €uros, por outro lado com essa solução vai ter instalar coletores solares térmicos senão vai ter problemas com o certificado energético, que mais uma vez vai adicionar ao custo global.
  15.  # 16

Colocado por: barbeiroPosso lhe dizer que esse valor so dava para PRH e BC, ao qual teria de juntar Iva
    para 300m2??? acho curto, a menos que esteja a falar de equipamentos lowcost
  16.  # 17

O recuperado seria um extra. A continuidade estaria assegurada com os painéis solares e bomba de calor, com apoio do DE.

Mas não faço questão. A ideia de ter partilhado aqui, foi mesmo para melhorar se possível, quer em investimento inicial, quer em gasto diário mais tarde. Aliás, não há nada aqui que faça questão , o que procuro é a melhor solução possível !!

Eu moro na Abóboda e o terreno tem uma óptima exposição solar, já agora !!

Caro Jorge ou outro entendido, sugestões, alterações ??
  17.  # 18

Acho que vamos no mesmo sentido.... se não é para usar com regularidade, recuperador hidráulico não faz sentido. O resto está óptimo!
  18.  # 19

relativamente ao Termissifão, será uma melhor escolha que DE+Solares ? Pelo que percebi do Jorge essa solução é melhor avaliada no certificado energético.

Não querendo teimar, mas a única coisa que não estou a perceber, é se indo colocar BC de qq forma, porque não aproveitar ...com o DE não seria de considerar?

Já agora, as BC aquecem as águas PRH + AQS, certo ? Perdoem a ignorancia mas depois de ler algumas outras discussões fiquei na dúvida. Não preciso instalar mais qq tipo de resistência, é a minha pergunta ...
  19.  # 20

O que é o DE?
    A mesma bomba pode fazer AQS e PRH sim.

0.0211 seg. NEW