Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma piscina de tela armada de PVC e nunca consegui ter o pH correcto. Enchi a piscina com água da rede (zona de Oeiras) e na altura não fiz grandes medições. Quando comecei a medir o pH e o cloro não me recordo de uma única vez que não estivesse a 6,8 ou menos (o kit de reagentes só indica valores entre 6,8 e 8,2). Várias vezes tentei fazer tratamento com pH+ mas nunca vi resultados. Com as pastilhas de cloro a coisa foi andando, mas agora acom as últimas chuvadas fiquei com a piscina toda verde e gostava de acertar o pH antes de fazer o tratamento para a limpar. Alguém tem alguma ideia sobre a razão pela qual não consigo elevar o pH?
    • alam_
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 2

    Se está verde deve ter o ph alto a impedir a ação do cloro. compre outro tester de outra marca para poder comparar valores.. eu tenho um da marca aquacheck 7 e é o que confio mais, tenho sempre a água cristalina.

    -Tem feito a filtragem com o tempo recomendado? No domingo, após a chuva, também fiquei com a água um pouco turva. Na segunda após ter sido filtrada 2 vezes cerca de 2 horas ficou novamente cristalina.

    Cloro : nunca deixe a piscina sem a pastilha de cloro e verifique se está a colocar a quantidade correta.

    -Alcalinidade e PH : com os tester veja estes valores e comece por acertar primeiro o valor da alcalinidade e depois o PH caso seja necessário.
    Concordam com este comentário: coelhinho78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  2.  # 3

    Colocado por: alam_eu tenho um da marca aquacheck 7 e é o que confio mais, tenho sempre a água cristalina.


    Eu uso apenas um kit de reagentes que inclui a tabela de cores. É um pouco limitado mas à partida está correcto porque eu testei com água da torneira e dá-me os valores expectáveis, enquanto que a água da piscina dá sempre ácida. Esse testador de pH é electrónico? É este? https://www.outlet-piscinas.pt/leitor-digital-tiras-aquacheck.

    Às tantas compro mesmo um electrónico porque o kit de reagentes é muito limitado na leitura que se consegue fazer.
    • nzr99
    • 27 fevereiro 2021

     # 4

    teste alcalinidade à parte, existe eu nao sabia, se baixa aumenta apenas alcalinidade com produto especifico, e so depois tratas do ph
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
    • alam_
    • 27 fevereiro 2021

     # 5

    Colocado por: psargaco

    Eu uso apenas um kit de reagentes que inclui a tabela de cores. É um pouco limitado mas à partida está correcto porque eu testei com água da torneira e dá-me os valores expectáveis, enquanto que a água da piscina dá sempre ácida. Esse testador de pH é electrónico? É este?https://www.outlet-piscinas.pt/leitor-digital-tiras-aquacheck.


    Às tantas compro mesmo um electrónico porque o kit de reagentes é muito limitado na leitura que se consegue fazer.


    É de reação também. pelo que já ouvi falar os automáticos( elétricos) só os de gama alta é que são bons..os que se vê a venda até 50€ a maior parte deles precisam ser calibrados sempre que se usa com recurso a reagentes daí nunca ter comprado..

    Quantos m3 de água tem a piscina e tem um motor com que caudal de filtragem ? e quanto tempo a trabalhar no inverno e verão ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
      73670C83-13BC-43C3-9501-95D0C55FDAC9.jpeg
  3.  # 6

    Pelas minhas contas a piscina tem pouco mais de 40 metros cúbicos. Quanto ao caudal da bomba, não faço ideia. Tem 1 cavalo, 750W. Mas não me parece que seja uma questão da bomba porque a água estava óptima desde o verão. Ocorrem-me várias hipóteses. Se bem me recordo aspirei o fundo mas a seguir esfreguei as paredes e depois começaram as chuvas. A água já estava ácida, com as chuvas ainda deve ter ficado pior. Também pode ter acontecido ter exagerado na redução do período de circulação da bomba. Agora já aumentei, mas tinha uns três ou quatro períodos de meia-hora.

    O meu maior problema é nunca ter conseguido aumentar o pH. Já percebi que uma coisa que estava a fazer mal era misturar o pH+ com a varinha mágica. Aparentemente não convém utilizar instrumentos metálicos para o fazer. Mas também me custa a crer que o efeito seja completamente anulado.
  4.  # 7

    Colocado por: psargacoAlguém tem alguma ideia sobre a razão pela qual não consigo elevar o pH?
    meta-lhe acido lá pra dentro
  5.  # 8

    Colocado por: psargacoAparentemente não convém utilizar instrumentos metálicos para o fazer. Mas também me custa a crer que o efeito seja completamente anulado.
    porque nao sabe que os ácidos reagem com superficies metâlicas... e nessa reação perdem acidez.
  6.  # 9

    Pelo que percebo dos vídeos do YouTube, enquanto não regularizar a alcalinidade total não vou conseguir acertar o pH.
  7.  # 10

    Colocado por: antonylemosmeta-lhe acido lá pra dentro


    Ácido baixa o PH.
  8.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Ácido baixa o PH.
    li mal.. entao meta-lhe cal
    • espt
    • 27 fevereiro 2021

     # 12

    Bicarbonato de sódio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  9.  # 13

    Colocado por: antonylemosporque nao sabe que os ácidos reagem com superficies metâlicas... e nessa reação perdem acidez.


    Como entretanto percebeu eu estou a tentar aumentar o pH. Sem dúvida que o efeito do elevador de pH há-de ser influenciado pelo metal da varinha mágica, mas a verdade é que medi o grau de acidez depois de misturar e deu 8,2 que é o máximo que se consegue medir com aquele reagente. O que comprova que a reacção não é suficiente para anulador por completo o efeito.
    • espt
    • 9 março 2021

     # 14

    Devo ter muita sorte com a água, e não sou pessoa de ter sorte... É ácida mas depois de a ajustar ao início, está desde o fim do verão até agora só com o clorador praticamente no mínimo, só com plastilhas "clorlent ctx 370" e tenhos os níveis impecáveis... Li bastante no inicio e pelos vistos muitos tinham razão quando diziam para não usar "plastilhas de 1000 efeitos", o seu uso continuado sobe variáveis que não são (tão) voláteis e começam os problemas.
    Fica a minha experiência, pouca mas pelos menos para já "vendedora".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  10.  # 15

    Colocado por: esptLi bastante no inicio e pelos vistos muitos tinham razão quando diziam para não usar "plastilhas de 1000 efeitos", o seu uso continuado sobe variáveis que não são (tão) voláteis e começam os problemas.
    Fica a minha experiência, pouca mas pelos menos para já "vendedora".


    Sim, é possível que tenha de rever as pastilhas que compro. Tenho de reler a informação das que uso porque parece-me que um dos efeitos pode ser aumentar a acidez da água.
  11.  # 16

    Colocado por: psargaco
    Sim, é possível que tenha de rever as pastilhas que compro. Tenho de reler a informação das que uso porque parece-me que um dos efeitos pode ser aumentar a acidez da água.


    Boas, estou exactamente com o mesmo problema, já coloquei PH+ 3 vezes nas doses recomendadas pelo fabricante, e nada nem mexe.
    Tb estou a usar pastilhas multiacção, mas já uso há 3 anos e nunca tive problemas com as mesmas.

    Conseguiu chegar a alguma conclusão no seu caso ?

    Obg
  12.  # 17

    Nao sou expert, mas aqui fica o meu procedimento para uma piscina de 20m3 e por esta ordem:

    - Elevar a alcalinidade para 100 e 120 mg/l usando bicarbonato de sódio. Se for agua da "torneira virgem" para 20m3 conte com 3/4Kg. É a alcalinidade que vai estabilizar o pH e evitar que ele varie bruscamente. Apos ter ajustado a primeira vez, nunca mais precisei de ajustar; (poderá elevar o pH)

    -Ajustar o pH entre 7,2 e 7,4;

    -Manter o cloro entre 1 e 3 ppm.

    Para testar uso umas tiras do Lerroy que medem estes três parâmetros.

    Em relação ao cloro, temos o cloro rápido que são pastilhas/pó que se dissolvem num dia e cloro lento que são pastilhas que se dissolvem numa semana. Uso o lento para manter e o rápido para se por alguma razão for necessário repor o "nivel" ou fazer uma cloração mais forte.

    Quando noto que esta a aparecer algum verdete, meto um pouco de anti algas.

    Comentários?
  13.  # 18

    Colocado por: b3dukesConseguiu chegar a alguma conclusão no seu caso ?


    Sim, mas as minhas conclusões estão bem explicadas pelo Coelhinho78 na resposta anterior a esta que estou a escrever. A razão pela qual simplesmente adicionar incrementador do grau de acidez não funciona (coisa que eu também fiz), é porque a alcalinidade total da água está muito baixa. Um valor baixo de alcalinidade total implica que a água não tem capacidade de resistir a alterações do PH. Portanto, quando se adiciona PH+ até pode haver alguma alteração do valor de PH, mas rapidamente o PH vai baixar novamente, o que cria condições para a proliferação de algas. Não fazer o procedimento completo é uma boa maneira de deitar dinheiro para o lixo. A única coisa que poderia acrescentar ao que o nosso amigo Coelhinho disse é que, desde que acertei a alcalinidade, nunca mais vi o mais pequeno indício de algas. Entretanto parece-me que as pastilhas de cloro estão a durar menos, o que me sugere que a alcalinidade total possa precisar de acerto. Tenho de medir novamente.

    Outra coisa que queria acrescentar é que o procedimento para aplicar o incrementador de alcalinidade total não é o mesmo que para aplicar PH+. Enquanto que para o PH+ se deve espalhar o produto diluído pela superfície, o incrementador de alcalinidade deve ser despejado lentamente num único ponto da zona mais funda da piscina. Isto está explicado na embalagem mas é fácil passar por cima dessa parte das instruções pelo que achei útil realçar.

    Boa sorte.
  14.  # 19

    Gasta mais cloro porque o cloro está a fazer o que tem que fazer.
    Com a alcalinidade e pH desajustados, pode ter 15 ppm de cloro que este não faz nada, só deita cheiro.
    Com a alcalino e pH bem ajustados vai notar que não precisa de ter tanta concentração de cloro, basta 1 ppm. Menos concentrado de cloro também ajuda a ter uma água mais límpida.
  15.  # 20

    Colocado por: coelhinho78- Elevar a alcalinidade para 100 e 120 mg/l usando bicarbonato de sódio. Se for agua da "torneira virgem" para 20m3 conte com 3/4Kg. É a alcalinidade que vai estabilizar o pH e evitar que ele varie bruscamente. Apos ter ajustado a primeira vez, nunca mais precisei de ajustar; (poderá elevar o pH)


    Bem, lá encomendei umas tiras de teste com medição de alcalinidade, e um balde de ALKA+, fiz a medição que me deu 0, segui a recomendação de dosagem do fabricante, cerca de 4Kg de Alka + , coloquei de acordo com o indicado tudo num local da piscina, e parece-me que foi pior a emenda que o soneto, resumindo a agua ficou assim completamente verde/castanho e a alcalinidade continua a 0 :
      FB_IMG_1627544719823.jpg
      FB_IMG_1627544713698.jpg
      FB_IMG_1627544705901.jpg
      FB_IMG_1627544726873.jpg
 
0.0228 seg. NEW