Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Vamos adquirir um apartamento dos anos 30 em Campo de Ourique sendo necessária efectuar uma remodelação total. Neste momento a casa está num estado deplorável. Sem quaisquer condições de habitabilidade e uma simples limpeza ou ligeira beneficiação não nos satisfará.
    Esta é a primeira casa que iremos remodelar e colocámos a fasquia bem alta. Fomos anteriormente proprietários de um apartamento novo, estreado por nós, mas nunca o considerámos nosso lar, pois era desprovido do carisma que agora encontrámos em Santo Condestável.
    Começando de baixo para cima a nossa ideia passa por criar uma nova caixa-de-ar, colocar barrotes e em cima destes tábua corrida (pinho de 1.ª). As canalizações e instalação eléctrica serão feitas de raiz. As paredes serão todas picadas e revestidas com materiais isolantes (térmico e acústico). As portas e portadas das janelas, em princípio, serão recuperadas. A disposição das divisões será sem dúvida alterada, eliminando um quarto interior. No fim, supostamente, ficaremos com um belo Rés-do-Chão (alto) com dois quartos, sala de estar, sala de jantar, escritório, duas casas de banho, cozinha e logradouro. Será colocado tecto falso em toda a casa com excepção num dos quartos, pois tem um lindo relevo minuciosamente trabalhado e em óptimo estado de conservação. O tecto será também alvo de obras, dado apresentar algumas pequenas infiltrações. Esta situação não apresenta um risco a médio/longo prazo pois as fracções do edifício estão todas a ser remodeladas a fundo.
    Dirigimo-nos a este fórum no sentido de recolher sugestões e ideias, partilhar experiências e tirar algumas dúvidas relativas ao processo de remodelação, especialmente quando passarmos da teoria à prática. Para já, tudo o que foi anteriormente exposto, ainda não saiu do papel (ou da cabeça...).
    Contamos colocar brevemente duas plantas, uma com a disposição actual e outra com uma das fortes candidatas à disposição final.
    Conhecem alguns bons empreiteiros, arquitectos, empresas da área, a que possamos solicitar orçamentos?
    As obras deverão iniciar em Janeiro e uns dos pontos-chave neste projecto é o nível de acabamentos e qualidade dos materiais do imóvel. No fim de contas trata-se de um investimento (a longo prazo) e, embora não seja para colocar no mercado, pretendemos valorizar ao máximo o imóvel.

Agradecemos desde já toda e qualquer colaboração,

Bruno & Susana
  2.  # 2

Susana & Bruno
    A ordem não é: empreiteiros, arquitectos, empresas da área...

PRIMEIRO têm de contactar um arquitecto que, pelo menos, colabore convosco na listagem dos trabalhos a executar, com a definição completa e correcta dos materiais a utilizar.

SÓ DEPOIS é que se fala com empreiteiros. Caso contrário, cada um dará a sua opinião e vocês ficarão completamente baralhados. :-)

Quanto às «pequenas infiltrações» no tecto, ao contrário do que escreveu, ESTÁ a criar uma situação de risco (a deteriorar as vigas de madeira que sustentam o andar de cima!).
    A água deve vir de uma prumada (grés) que partiu, ou de uma varanda em cantaria sem impermeabilização.
    O problema é que os vossos vizinhos de cima não vão reparar uma coisa que não vêem e, sobretudo, não vão substituir as vigas de madeira apodrecida por essas »pequenas infiltrações» que estão por debaixo do pavimento deles.

Como estamos na última semana de Novembro, Dezembro só tem "meia-dúzia" de dias úteis (e há empresas "fechadas para balanço"), um orçamento bem feito leva cerca de 2 semanas, e como ainda nem têm a planta-caderno de encargos-medições (nem falaram com um arquitecto), é melhor pensar em adiar o início da obra lá para Fevereiro. Na melhor das hipóteses!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  3.  # 3

Boa noite,

Agradecemos desde já todos os comentários deixados neste fórum e aproveitamos para indicar que a infiltração se localiza na cozinha. Sabemos de fonte segura que o piso superior (duas fracções) foi adquirido por um outro casal que irá recuperar na integra. De qualquer das formas pretendemos resolver esta situação.

Aproveitamos também para vos apresentar as tais plantas de que falámos anteriormente com a certeza de que serão feitas ligeiras alterações na disposição, nomeadamente nas casas de banho e nos quartos.

Entretanto contactámos uma amiga que trabalha num gabinete de arquitectura e que nos esclareceu algumas questões.

Aguardamos com expectativa os vossos comentários às plantas.

Susana & Bruno
  4.  # 4

A planta futura.
  5.  # 5

Planta actual (a funcionar)
  6.  # 6

Planta futura (a funcionar).
  7.  # 7

EDITADO: é impressão minha ou os nomes dos ficheiros (actual e futuro) estão trocados?
    :-)
  8.  # 8

Agradecemos todas as críticas à planta futura.
  9.  # 9

Assim, de repente, a suite tem acesso pela janela? :-)
  10.  # 10

Na suite, que já não vai ser, existe um corredor, cuja porta está fechada na planta.
    Pensámos em fazer o quarto principal ao lado da cozinha, fazer um roupeiro do lado direito e não do lado esquerdo, e a última porta do roupeiro dissimular a entrada para a casa de banho, que irá começar, grosso modo, no lugar da "lavandaria".

Alertamos para o facto da planta futura (com nome de planta actual2) não estar já actualizada (muitas, muitas ideias)
  11.  # 11

Caros,

Apresentamos planta futura de acordo com as últimas alterações.

O que acham?

Cumprimentos,

Susana & Bruno
      Planta futura 2.jpg
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 12

Boas,

Alguns comentários:

Para a dimensão do apartamento parecem perder muita área em corredores.
    A mesa da sala de jantar a ser dessas dimensões parece "fechar" muito a passagem para a cozinha.
    Parece-me que a sala de estar está trocada com a suite, mas talvez queiram aproveitar as janelas, não sei.
    O escritório e wc social numa ilha também não me parece boa solução (como alguém dizia aqui à dias, é mbom para pôr alguém de castigo:))
    No wc social acho que "arrumava" a banheira a um topo e desistia de uma porta.
    O espaço "arrumação" devia estar mais perto da cozinha.

E para já é só :)

Portanto disse o que em meu entender não gosto, mas como fazer? também não sei :) terá mesmo que ser, acho eu com um Arquitecto!

Boa Sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susana&bruno
  12.  # 13

S & B
    Numa palavra: Não!...
    Mas começa a estar lá perto.

Percebo a ideia, mas ainda há por aí muitos erros.
    P. Ex:
    . o labiríntico acesso ao quarto das visitas;
    . demasiada área de corredores (o corredor de acesso à c.b. social pode ficar mais curto);

Imagine que «arrasta» a c.b. social para a esquerda, encostando-a à suite, eliminando 1,5m de corredor e colocando as suas 2 portas de acesso (da cb social e da suite) mais perto da porta do escritório. Desta forma ganha um espaço no corredor de acesso ao quarto de visitas, onde poderá colocar mais um roupeiro.

Repare que eu não gosto desta solução, mas ganha espaço para um grande roupeiro e elimina mais de 1,5m de (desnecessário) corredor.

O próprio programa tem que se lhe diga:
    O "quarto de visitas" vai sê-lo mesmo? Não será melhor ter um espaço utilizável no dia-a-dia (por exemplo, uma SALA - ligada à Sala de Estar - em que um sofá se pode transformar em cama)?
  13.  # 14

A cozinha, talvez uma das divisões com mais "pisoteio" está numa das extremidades da casa, parece-me q isto deve ser corrigido.

Falta dar a orientação solar!!
  14.  # 15

Assim de repente, também acho que a sala de estar deveria ser trocada com a suite
  15.  # 16

Bom dia a todos,

Queremos agradecer desde já a todos as várias opiniões.

Alguns esclarecimentos:
    - colocámos a cozinha ali pq estamos a aproveitar espaço do logradouro, e outra solução seria ficar onde está a sala de jantar e depois não sabemos onde colocar a sala de jantar, sem ficarmos com um quardo de dormir interior;
    - Colocámos a sala de estar onde está porque está de frente para a rua e apanha sol durante a maior parte do dia (não sabemos bem qual a orientação solar), aquecendo-a. E passamos mais tempo útil na sala do que no quarto;
    - Quanto ao "castigo": duas das paredes do escritório são paredes mestres, e decidimos colocar ali o escritório porque a outra solução era fazer ali um quarto interior e ficar com mais espaço de logradouro, mas não gostamos da ideia de um quarto de dormir interior (só porque não tem janelas e não apanha sol ou ar...).

Estas são alguns dos nossos "problemas". Já estamos a contactar arquitectos para analisarmos o que podemos fazer, mas queríamos outras opiniões de outras pessoas. Pensam melhor 2 cabeças que uma.. Neste caso, pensam melhor muitas cabeças que 2... :)

Muito obrigada,
    Susana & Bruno
      Planta futura 3.JPG
  16.  # 17

na minha opnião não passava o trabalho a uma pessoa só, é muito trabalho corre o risco das coisas não sair do jeito que vc quer eu conheço apenas dois empreiteiros que eu confio trabalho com eles se vc quiser passo o tlm deles boa sorte !!!
  17.  # 18

(No mobile"" só consigo ver a planta futura)
    é complicado estar a desenhar sem fazer um levantamento exaustivo e correcto nestes casos
    visto a parede não ser direita, em geral a vossa organização está bem, terá é que se fazer um puxa para ali a algumas coisas, assim como áreas, talvez marcar melhor o hall de entrada em vez de ter corredor.
    Cumps
  18.  # 19

Boa noite a todos,

Ontem passamos parte da tarde no apartamento e o vendedor do imóvel está a tratar da parte dos esgotos.
    Estamos também a escolher um arquitecto para elaborar um projecto, e estamos a analisar a disposição das divisões. É aqui que temos as nossas maiores dúvidas. Estamos a analisar a questão do "quarto de visitas" e corredores com calma, e esperamos que nos apresentem outras ideias para aquele espaço, de modo a podermos aproveitar o melhor possível.
    Entretanto, solicitamos à Câmara Municipal cópia das telas finais.

Cumprimentos,
    Susana & Bruno
  19.  # 20

Pelo que disse antes deduzo que a frente da casa ( a parte q dá para a "rua") é a varanda e a cozinha.

Já cometi esse erro e posso dizer que bem me arrependo. A evita por motivos estéticos

0.0218 seg. NEW