Iniciar sessão ou registar-se
    • zoff
    • 28 fevereiro 2021

     # 1

    Bom dia,
    O fio de terra para proteger tem que fazer ligação entre a tomada e o quadro ou pode somente fazer ligação entre a tomada e um eléctrodo enterrado?
  1.  # 2

    Que pretende fazer ?
    • eu
    • 28 fevereiro 2021

     # 3

    Colocado por: zoffO fio de terra para proteger tem que fazer ligação entre a tomada e o quadro ou pode somente fazer ligação entre a tomada e um eléctrodo enterrado?

    Pode fazer ligação direta a um elétrodo enterrado.
    •  
      aacc
    • 28 fevereiro 2021

     # 4

    Qualquer instalação só deve ter uma terra.
    Concordam com este comentário: eu
    • zoff
    • 28 fevereiro 2021

     # 5

    Colocado por: callinasQue pretende fazer ?


    Vou instalar novo chão em vários quartos que estão sem terra e queria aproveitar fazer roços no chão para passar fio de terra a um eléctrodo enterrado. Isto e se vai dar proteção. Alguns dizem que sim outros dizem que não.
    • eu
    • 28 fevereiro 2021

     # 6

    Então, mas porque não passa o fio de terra até ao quadro?

    O quadro não tem terra?
    • zoff
    • 28 fevereiro 2021

     # 7

    Colocado por: euEntão, mas porque não passa o fio de terra até ao quadro?

    O quadro não tem terra?


    O quadro tem terra mas e muito mais difícil, ou impossível, passar um fio de terra pela a tubagem entre o neutro e a phase do que pelo chão antes de tapar com o ladrilho.
    • eu
    • 28 fevereiro 2021

     # 8

    Colocado por: zoffe muito mais difícil, ou impossível, passar um fio de terra pela a tubagem entre o neutro e a phase


    Eu fiz essa alteração num apartamento e foi pacífico: não pode é tentar passar o fio de terra pelos outros fios: tem que os tirar fora (aproveitando para puxar a guia) e depois enfiá-los aos três ao mesmo tempo, usando um lubrificante próprio.
    • zoff
    • 1 março 2021

     # 9

    Obrigado por a respostas, mas fico na mesma. O aacc diz qualquer instalação só deve ter uma terra, e o eu diz pode fazer ligação direta a um elétrodo enterrado.
    No pais aonde eu vivia (EUA) a terra de uma tomada tem que ser ligada a o quadro para ter proteção, por que não usam desjuntore diferencial no quadro. Á uma coisa parecida a disjuntor diferencial mas está dentro de cada tomada de casa de banho.
    • eu
    • 1 março 2021 editado

     # 10

    A situação ideal de facto é haver uma única terra, distribuída a partir do quadro elétrico. É assim que deve ser feito.

    No entanto, se ligar diretamente a um elétrodo enterrado, a proteção também funciona; qualquer contacto da fase com as superfícies metálicas dos dispositivos elétricos vai gerar uma corrente de fuga que fará disparar o diferencial.
    • zoff
    • 1 março 2021

     # 11

    Colocado por: euA situação ideal é haver uma única terra, distribuída a partir do quadro elétrico.

    No entanto, se ligar diretamente a um elétrodo enterrado, a proteção também funciona; qualquer contacto da fase com as superfícies metálicas dos dispositivos elétricos vai gerar uma corrente de fuga que fará disparar o diferencial.

    Muito obrigado.
 
0.0150 seg. NEW