Iniciar sessão ou registar-se
    • pugs
    • 28 fevereiro 2021

# 1

Caríssimos, ao longo do último ano tenho lido imensos posts neste fórum e quero desde já agradecer a todos os users que para ele contribuem construtivamente. Chegou a minha vez de iniciar uma discussão e a situação é a seguinte:
    Surgiu a oportunidade de adquirir um terreno com moradia pertencente à família mas antes de avançar gostava de ter uma ideia dos custos de remodelação da moradia existente construída nos anos 60 e da melhor forma de aproveitar o terreno. A moradia está inserida num terreno com 1150m2 e tem 2 pisos aproximadamente com 1100x750 sendo que não existe ligação interior entre os 2 pisos.
    Falei com um eng. civil que após visita ao local disse que não são visíveis quaisquer problemas estruturais e que faria todo o sentido aproveitar a estrutura existente. Seria necessário demolir algumas paredes interiores pois as divisões são muito pequenas, colocar umas vigas de ferro para suportar as vigotas, fazer outras paredes eventualmente em pladur, meter teto falso, aplicar capoto e renovar o telhado, chão, canalização e instalação elétrica.
    Já a opinião de arquiteto é de que seria mais vantajoso demolir completamente a moradia pois permitiria tirar melhor partido do terreno. Uma vez que será necessário substituir a instalação elétrica e canalização a poupança com o aproveitamento da estrutura não seria muito significativa podendo ficar até mais caro.
    Sendo o índice de construção de 40% não descarto a possibilidade de construir outra moradia para além da existente.
    Tendo em conta o exposto, o documento anexo e a vossa experiencia o que vos apraz dizer sobre o assunto?
    O custo de remodelar é assim tão semelhante ao custo de demolir e construir de raiz? Optariam por remodelar a existente?
    Aproveitariam o anexo existente para fazer a garagem? A garagem no fundo do terreno não ficaria demasiado afastada da casa?
    Todas as vossas ideias são bem-vindas.
  1.  # 2

Oh pugs. eu queria era fotos do existente e uma plantas a sério do imóvel como ele está, feitas pelo arqutiecto.
    Assim não vou dizer nada. o que manda são esquemas que nada dizem.
    Mas antes de mais deve conferenciar bem com o arquitecto e o engenheiro (quem é que vai "mandar" no projecto!?- o coordenador de projectos), definir o que pretende fazer , se o existente é aproveitável, se tem valor, ou não.
    Acho também um bocado radical o arquitecto dizer-lhe logo para mandar tudo abaixo... Sabe que os custos desses resíduos ( transporte e recepção a aterro autorizado, fora outras ques~toes que se levantam), não sendo possível incorporar na obra, seráo uma pequena fortuna.

Ou os tecnicos que consultou, foi a vulso, e ainda não tem qq relação contratual consigo!? Essa gente é que tem de definir consigo o que é ou não vantajoso face as premissas existentes e o programa / objectivos que lhes der e as suas expectativas de ora realizada.
    • pugs
    • 28 fevereiro 2021

# 3

Caro Pedro, obrigado pelo seu comentário.
    De momento ainda não tenho qualquer relação contratual e estou a tentar organizar as minhas próprias ideias. Entendo que as vistas em 3D não digam nada e vou tentar arranjar fotos. Quanto à planta, refere-se ao esboço do terreno ou aos andares da moradia? Estas últimas correspondem a uma transposição do que consegui arranjar do projeto que deu entrada na camara aquando da construção. Que informação seria relevante incluir na planta?
  2.  # 4

pugs. Meu conselho.entendo que queira inteirar-se bem de tudo. mas não é producente tentar fazer o trabalho dos técnicos que terá de contratar. è com eles, com que terá de definir o que será o melhor.
    As plantas que fez, para mim informam maenos do que um aplantas originais, mas o ideal é o arquitecto fazer um levantamento métrico do existentes, olhar, sentir, cheirar, ver, diagnosticar as patologias, o como está construido... e depois destas coisas todas, é que se senta à mesa e estuda também a legislação aplicável, o programa, o orçamento expectável e se pondera qual será o caminho a seguir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pugs
    • pugs
    • 1 março 2021

# 5

Caro Pedro,
    não estou a tentar fazer o trabalho de ninguém. Numa conversa informal com um arquiteto que não visitou o local a mensagem que passou foi: Os custos de demolir e de remodelar seriam idênticos. Demolir apresenta várias vantagens: permite melhorar o enquadramento no terreno, tirar melhor partido da exposição solar, construir uma moradia térrea complementada com decks exteriores, etc... Optar pela remodelação só faria sentido caso a moradia tivesse um elevado valor sentimental. Esta decisão teria de ser minha e só para o resto é que estariam cá os técnicos para ajudar/concretizar... Ouvindo depois a opiniao de um eng. civil que visitou o local fiquei baralhado... A mensagem que o Pedro me passou é completamente diferente e parece-me fazer muito mais sentido! O técnico mais indicado para me auxiliar nesta fase é um arquitecto? Quanto acha que me poderá custar seguir o procedimento que mencionou até conseguir discutir orçamento mas sem um projecto de arquitectura? Saliento que não sou o proprietário do terreno e esta primeira analise teria como objectivo ter uma ideia dos custos, parce-me que não faz muito sentido pagar um projecto existindo a possibilidade de depois optar por não adquirir o terreno.
  3.  # 6

Isso é para ser ponderado com tato. Com o tecnico que contratar.
  4.  # 7

com a informação que deu, os desenhos...
    eu pelo menos não consigo aferir quase nada, sentir. Assim não vendo nada do que existe, olhe mande isso abaixo pois o terreno até tem uma dimensão agradável para fazer algo de raiz.
  5.  # 8

Colocado por: pugsSendo o índice de construção de 40% não descarto a possibilidade de construir outra moradia para além da existente.
    Tendo em conta o exposto, o documento anexo e a vossa experiencia o que vos apraz dizer sobre o assunto?
    O custo de remodelar é assim tão semelhante ao custo de demolir e construir de raiz? Optariam por remodelar a existente?
    Aproveitariam o anexo existente para fazer a garagem? A garagem no fundo do terreno não ficaria demasiado afastada da casa?
    Todas as vossas ideias são bem-vindas.

No fundo o que pretende são duas moradias novas (uma recuperando, outra construindo de raíz) certo? Tem um "tecto financeiro" máximo?
    O remodelar a existente depende de factores de espessuras de paredes, áreas totais, estado de conservação da mesma, é difícil avaliar sem imagens.
    Acho que já respondeu à Sua própria pergunta sobre o anexo, uma vez que disse que ele está longe da casa (ainda por cima ainda mais terreno por trás do anexo, e está desaproveitado).
    • pugs
    • 2 março 2021

# 9

Anexo as plantas originais da moradia e algumas fotos do exterior, não tenho qualquer foto do interior.
    Sim, recuperar a existente e eventualmente ampliar um pouco mas só se isso compensar e não vier a comprometer a construção de uma segunda moradia. As paredes exteriores do rés do chão são de pedra e têm cerca de 30cm de espessura.
    O anexo que existe atualmente está a uma distancia aceitável mas tem o terreno atrás desaproveitado. Encostando o anexo ao fundo aproveitaria melhor o terreno mas ficaria demasiado longe da casa, daí o meu dilema.
    • pugs
    • 2 março 2021

# 10

Agora com anexo
  6.  # 11

mantinha a casa com toda a traça, é impar!
  7.  # 12

Essa edificação não tem interesse arquitectónico e a nível construtivo é uma desgraça....
    Tem de ponderar isso bem com os técnicos.
    Concordam com este comentário: marco1, antonylemos
  8.  # 13

não tendo a meu ver grande traça essa casa, eu descascava-a e a partir dai fazia uma unica moradia partindo desse volume e sua paredes mestras e o resto a ampliação com uma traça contemporânea.
    é certo que é um exemplo mais top mas pode ser que ilucide um pouco onde eu quero chegar
    https://www.arch2o.com/gc-house-fcc-arquitectura/
    • pugs
    • 2 março 2021

# 14

Pedro, não percebendo eu nada do assunto pode explicar pq é uma desgraça a nível construtivo?
  9.  # 15

é muito fracota, anos 60. nao vou entrar em detlhes tecnicos. o seu arquitecto depois com o eng. saberá melhos, após avaliaçao inloco.
    • pugs
    • 20 março 2021

# 16

Marco1, não percebendo eu nada do assunto essa seria a minha inclinação. Acha que a posição da casa no terreno poderá causar muitas limitações? Onde colocaria a garagem / anexo?
  10.  # 17

Como quer que eu lhe diga isso apenas com estes dados e sem fazer um estudo previo para isso?
    com tanto terreno está preocupado onde poderá ficar o anexo...
    como já lhe disseram essa casa não tem interesse nenhum, a unica mais valia seria a sua implantação poder trazer alguma vantagem em termos de condicionantes camarárias. se gosta da localização e se o preço está bom, compre isso e contrate um gabinete de projetos para aferir qual a melhor estratégia para essa situação.
  11.  # 18

Boa noite, estou a ponderar comprar uma casa em mau estado para remodelar totalmente (paredes, chão, telhado, canalizações...). Penso que teria de gastar entre 70.000€ a 80.000€. Estao de acordo, ou pensam que teria de ser mais?
    Deixo algumas fotos
      Screenshot_20210327-234846_Imovirtual.jpg
      Screenshot_20210327-234808_Imovirtual.jpg
      Screenshot_20210327-234622_Imovirtual.jpg
    • AMVP
    • 28 março 2021

# 19

Não sei responder às suas dúvidas mas gosto da casa.
  12.  # 20

AMVP

faça uma pesquisa por exemplo por antigas casas de guardas florestais e veja essa traça de forma genuina e com interesse.
    esta é do tipo que tem por ali tanta patologia e, formalmente e construtivamente só vai condicionar e onerar desnecessariamente a obra. mas o Dono é que sabe.

0.0215 seg. NEW