Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Penso em comprar um terreno para construir ou reformar uma casa rústica. Tenho alguma ideia sobre o orçamento necessário para construir, mas não tenho uma ideia clara dos custos de reformar uma casa antiga. Alguém sabe-me dizer se vale a pena ou se é melhor construir de raiz? Imagino que seja necessário mudar telhados, chão, caixilharia, etc. Será que compensa? Qual seria o preço médio por metro quadrado ou melhor ainda a porcentagem em relação ao preço de um imóvel antigo habitável?
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 2

    Acho que depende muito da base, ou seja, de como a casa está (estado) e que materiais é que estão empregues.
  2.  # 3

    Boa tarde Josef,
    Se precisar de ajuda para valores, sem compromisso, diga, que a área específica do meu marido é recuperar casas antigas/rústica.
    Posso mandar fotos do último trabalho, quer fez.
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 4

    Colocado por: ana reisBoa tarde Josef,
    Se precisar de ajuda para valores, sem compromisso, diga, que a área específica do meu marido é recuperar casas antigas/rústica.
    Posso mandar fotos do último trabalho, quer fez.
    Cumprimentos

    Pode mandar de qualquer maneira... quer o josef queira ou não. ;)
    Dá sempre jeito ver essas coisas. :)
  3.  # 5

    Obrigado a todos pelos comentários feitos em relação à minha dúvida. Ontém estive a ver muitos terrenos e casas para recuperar na zona de Arruda dos Vinhos e rápidamente cheguei à conclusão que os valores das casas rústicas para recuperar com terrenos estão muito inflacionados, tanto que, penso que mais vale a pena construir de raíz. As casas que vi eram praticamente barracas e teriam que ser demolidas! Mesmo assim, pedem demasiado simplesmente pelo facto de haver um telhado tosco. Então, penso que a melhor ideia seria comprar um terreno. O meu banco (CGD) disse-me que financia projectos de casa mas que não financia a compra de terrenos. Será que todos os bancos são assim, ou alguém tem conhecimento de um banco que ajuda a comprar o terreno e financia a construção?
    •  
      FD
    • 17 abril 2008

     # 6

    Colocado por: josefObrigado a todos pelos comentários feitos em relação à minha dúvida. Ontém estive a ver muitos terrenos e casas para recuperar na zona de Arruda dos Vinhos e rápidamente cheguei à conclusão que os valores das casas rústicas para recuperar com terrenos estão muito inflacionados, tanto que, penso que mais vale a pena construir de raíz. As casas que vi eram praticamente barracas e teriam que ser demolidas! Mesmo assim, pedem demasiado simplesmente pelo facto de haver um telhado tosco. Então, penso que a melhor ideia seria comprar um terreno. O meu banco (CGD) disse-me que financia projectos de casa mas que não financia a compra de terrenos. Será que todos os bancos são assim, ou alguém tem conhecimento de um banco que ajuda a comprar o terreno e financia a construção?

    Chegou à mesma conclusão que eu. O facto de ter umas ruínas inflaciona o preço porque, supostamente, o processo burocrático é menos exaustivo e por outra razão com mais consistência: a taxa de juro é completamente diferente para a compra de um terreno sem nada e para a compra de uma casa com terreno. Mas faça ofertas realistas que os vendedores podem aceitar... :)

    Quanto à CGD, http://www.cgd.pt/habitacao/caixazul_terrenos.htm ?

    BPI
    1. Finalidades possíveis do empréstimo à habitação
    O Crédito Habitação BPI abrange as seguintes finalidades:
    a) Para habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento - Aquisição, Construção, Obras, Aquisição de Terreno + Construção, Transferência de Outra Instituição de Crédito, Adiantamento para Sinal, Adiantamento em fase de Construção e Troca de Casa;
    b) Para Garagens e Arrecadações - Aquisição, Obras, Transferência de Outra Instituição de Crédito e Adiantamento para Sinal.

    Santander
    Agora, já pode comprar o terreno que escolheu para construir a sua moradia.

    Se encontrou o terreno que deseja para construir a sua moradia, e precisa de financiamento para o adquirir, o Santander Totta tem a melhor solução para si.

    Com o Crédito Terreno, tem um prazo até 2 anos para iniciar a construção da sua nova casa, para que possa tratar com tranquilidade de todos aspectos necessários para o início da construção da habitação. Durante este prazo, as prestações mensais do empréstimo são apenas compostas por juros, com carência de capital e uma taxa de juro muito atractiva.

    Millenniumbcp
    Finalidade: Aquisição de Terreno
    Solução Crediterreno

    Se encontrou o terreno ideal para construir a casa dos seus sonhos, e precisa de financiamento para o adquirir, o Crediterreno é a melhor Solução.

    Esta Solução dá-lhe um prazo alargado para iniciar a construção da sua nova casa, que pode ir até 3 anos, para tratar com tranquilidade dos diversos aspectos necessários ao início da construção, nomeadamente, realização e aprovação do Projecto, obtenção das Licenças, etc...

    Durante este prazo, as prestações mensais do seu empréstimo são apenas compostas por juros, com uma taxa muito atractiva para este tipo de financiamentos.

    O Crediterreno permite o financiamento até 60% do valor de Avaliação do Terreno (ou 100% do valor da transacção, o menor dos valores), com empréstimos que podem variar entre os 10.000 e os 250.000 Euros.

    Veja mais aqui: http://www.google.com/search?sourceid=navclient&ie=UTF-8&rls=GGLJ,GGLJ:2006-39,GGLJ:en&q=banco+cr%c3%a9dito+terreno
  4.  # 7

    O custo de recuperação de uma casa é sempre mais elevado do que construir de raiz, excepto se o edifico tiver algum valor arquitectónico, ou não puder ser demolido.

    Cumps
  5.  # 8

    FD, obrigado pela resposta tão detalhada e útil. Vou investigar as possibilidades em cada um dos bancos que sugeriu. Assim que tiver mais informações, vou partilhá-las aqui. Descobri este fórum há menos de uma semana e já aprendi muito: é leitura compulsiva e de alta qualidade. Mais uma vez, obrigado! : )
  6.  # 9

    Colocado por: PauloCorreiaO custo de recuperação de uma casa é sempre mais elevado do que construir de raiz, excepto se o edifico tiver algum valor arquitectónico, ou não puder ser demolido.

    Cumps


    Desculpe, mas não é verdade o que diz. Poder-lo-á ser em certos casos. Além disso, há ainda casos, que após demolir, fica impossibilitado de poder construir.
  7.  # 10

    Caro Parreira

    Relativamente à demolição e impossibilidade de construir, desconhecia mas acredito que seja verdade. Em relação aos custos, vamos definir o que estamos a falar, porque ambos podemos ter ou não razão.

    Considero que existem 3 tipos de empreitadas, cujas definições, são geralmente controversas e difíceis de definir os limites de cada uma, mas, as minhas definições são as seguintes:

    Remodelação - Trata-se de remodelar os revestimentos de um edifício, sem mexe na estrutura. Exemplificando, trata-se da empreitada que se executa, quando compramos um apartamento ou um casa usada e substituímos os azulejos, mosaicos, pavimentos em madeira, canalizações, sistemas eléctricos e cujos rebocos ou estuque poderão ou não ser picados e refeitos. No limite leva-se a casa ao "osso" e refazemos os interiores todos, mas não tocamos na estrutura.
    Estaremos a falar de construções com menos de 30 anos, já com estruturas de pilares, vigas e lajes em betão armado
    Aqui concordo consigo, que o custo é inferior à construção nova

    Reabilitação Neste tipo de empreitada, fazemos os trabalhos anteriores, mas iremos reforçar a estrutura ou criar uma nova pelo interior.
    Podemos deixar apenas as paredes exteriores em pé e criar uma estrutura em betão armado ou metálica pelo interior.
    Podemos reforçar as paredes exteriores, seja com betão projectado seja com sistemas Ricthengard para dar resistência anti sísmica ao conjunto ds paredes existentes e permitir montar uma estrutura.
    Será sempre necessário fazer um lintél de coroamento para cintar as paredes exteriores e impedir que elas abram e servir de apoio à nova cobertura.
    Aplica-se a construções com mais de 30anos seja em vivendas construídas com paredes de alvenaria de tijolo e lintéis de betão (e aqui cuidadinho a mexer nas paredes para ter compartimentos grandes), seja em edifícios com paredes de alvenaria resistente e estrutura interior em madeira (Gaiola ou Gaioleiro)

    Só se avança para este tipo de recuperação, caso seja impossível demolir ou valor arquitectónico. As paredes que sobrarem ficam sempre cheias de salitre ou humidades, que irão ter custos de manutenção elevados ao longo da vida. Rebocos próprio para o salitre custam 35€/m2 contra 12€ dos normais e apenas atrasam o seu aparecimento. O custo de manter estas estruturas em pé e evitar a sua danificação durante o período da obra, paga a sua demolição e substituição e acelera a obra

    Restauro Idêntico ao anterior, mas terei de usar materiais e técnicas do período em que os edifícios foram construídos. Geralmente só se aplica em monumentos.

    Espero ter conseguído definir as diferenças. 2/3 das minhas obras estão na reabilitação.

    Cumps
  8.  # 11

    Caro Josef,
    Tambem eu ando à procura de terreno na Arruda dos Vinhos... será que podiamos trocar umas opinioes?
    O meu email é [email protected]

    Cumprimentos!
 
0.0169 seg. NEW