Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    sou um assíduo leitor deste forum, mas até hoje nunca tive a "coragem" de postar uma discussão!
    Se cometer gafes, agradeço a vossa compreensão. Anexo foto com o terreno (cruz a vermelho) e rua que necessita de ser construída (a laranja)

    Indo ao assunto:
    - Estou a analisar a compra de terreno em Canidelo / Madalena, Vila Nova de Gaia
    - Estou entusiasmado por um lote de 800m2 para 2 moradias geminadas (1 para mim outra para colega)
    - Estou "assustado" com a necessidade de construir a rua que não existe numa das casas (de gaveto), o responsável da venda diz que fica apenas por 20,000 € ou menos, mas parece-me pouco, visto que estamos a falar de uns 50 m de rua, passeio. Para alem de actualmente ter muitas silvas e mesmo arvores altas (2-3 metros), etc.
    - Tem saneamento para 1 das casas, mas tambem precisa de saneamento para a outra, bem como eletricidade, gaz, telecom
    - Ainda tenho mais receio pelo facto da rua atual estar em mau estado e ainda possam pedir para que a refaça (como já li casos aqui no forum)
    - Disseram-me que a Camara/Gaiurb não participa com nada :-(
    - Dizem-me que a venda do terreno inclui o pagamento do projeto, pip, só teria de pagar extra esses 20,000 da rua e o licenciamento do projeto (3,000 €)

    1- Acham o valor de 20k aceitável, parece-me muito pouco (tive conhecimento de uma situação que a camara pediu 110,000 € numa situação parecida)
    2- Como poderei fazer um contrato que me salvaguarde? Posso fazer um contrato de compra de terreno, incluindo construção da rua e infraestruturas?

    Obrigado!
      Terreno.jpg
  2.  # 2

    Boas,

    Também sou de Gaia e comprei um terreno para construir.
    Tendo em conta a minha experiência, ou o terreno é dado/herdado ou então tem de ser muito barato, de modo que, compense o dinheiro que vai gastar em saneamento, gás, electricidade, etc.
    De acordo com a foto, o mais normal é um construtor pegar nesses lotes e construir casas, e aí esses custos baixam, pois dividem pelo número de habitações.

    Abraço
  3.  # 3

    Boas Silva99.
    Pois, ando às meses a explorar aqui em Gaia a compra de um terreno e percebi que:
    - Custos com ruas, saneamento, luz, agua, telecom são pagos por mim 100%
    - Custos com passeios, a camara devolve 75% no fim da obra (não sei se ha atrasos no pagamento)

    Já vi um cliente desistir do negocio porque tinha de pagar 55 mil € para fazerem a rua e preferiu desistir, mesmo perdendo o sinal já pago!

    De facto a compra de terreno é complicada! Mas o preço das casas tambem estão impossíveis, uma vergonha até
    Abraço
  4.  # 4

    Tenha cuidado quando lhe dizem as coisas de boca, parece-me pouco dinheiro, em gaia só para executar a ligação de águas pluviais paguei 1400€, uma ligação com 3 metros.

    O ideal seria uma reunião com os serviços de urbanismo e pede a uma empresa um orçamento para alcatroar e colocar as infraestruturas nessa rua.

    Senão compre o terreno com a obra já feita, ou com um bom desconto
  5.  # 5

    Obrigado Pedro Moreira!!
    Entretanto soube que o terreno já foi vendido! Esta zona de Gaia-Canidelo tem muita procura e parece-me que ha muita gente a cometer loucuras.
    Continuo a ver algumas situações e vou partilhando! Mas cada vez mais tenho informação para depois tomar a decisão correcta, sem correr muitos riscos, terrenos sem rua feita, é para riscar.
    Abraços!
  6.  # 6

    Um Lote de 800m2 para 2 moradias geminadas...é um Lote ou dois, já consultou o Plano do Loteamento? Dá para fazer mesmo isso?
    Eu, no meu caso, tenho uma estimativa de 10.000€ para uma frente de rua com 20m (estimativa, não orçamento, já sei que pode custar mais ou menos). O prblema pelo que me descreve é que parece que tem desmatação aí pelo meio, ainda por cima...mas cada caso é um caso, porque depende das infra-estruturas necessárias para cada rua.
    A GAIURB não comparticipa em nada, correcto...nem a Junta de Freguesia, já agora.

    Essa parte da venda do terreno incluir o PIP é que já me cheira estranho...então se é preciso PIP é porque ainda não têm a certeza que dá para construir as duas moradias geminadas! E os 3.000€ para Licenciamento parece-me muito pouco...mas o vendedor pode dar mais "por baixo da mesa" à equipa projectista, deve ser por aí...

    Depois há uma caução que terá de depositar na GAIURB, para caso o construtor não lhe termine as obras no arruamento e passeio, o município tenha verba para concluir as obras no domínio público...o que faz bastante sentido.

    Socorra-se já de um arquitecto para o ajudar (e dum advogado para redigir o contracto), senão pode correr mal...caso pretenda, envie-me um mail para [email protected], que eu passo-lhe os contactos das equipas a quem solicitei orçamentos.
  7.  # 7

    Obrg [email protected]!
    Na realidade são 2 lotes de 400m2 cada, para moradias geminadas, exacto! Sendo que o meu objectivo era juntar-me com uma colega para construirmos os 2 simultâneo, para termos um conjunto de sinergias. Foi-me enviado o projecto das moradias geminadas, que supostamente deu entrada na Gaiurb pelo construtor, daí que o preço final já incluiu o pagamento e aprovação do projecto.

    Entretanto foi vendido a outra pessoa. Confirmo que é preciso desmatação, daí estranhar o preço, que me parecia muito baixo.

    Entretanto vou analisando outras possibilidades, sem pressa, espero uma boa oportunidade :-)

    Fico com o seu email e agradeço desde já.
    Abraço
  8.  # 8

    Colocado por: ee97133Boas Silva99.
    Pois, ando às meses a explorar aqui em Gaia a compra de um terreno e percebi que:
    - Custos com ruas, saneamento, luz, agua, telecom são pagos por mim 100%
    - Custos com passeios, a camara devolve 75% no fim da obra (não sei se ha atrasos no pagamento)

    Já vi um cliente desistir do negocio porque tinha de pagar 55 mil € para fazerem a rua e preferiu desistir, mesmo perdendo o sinal já pago!



    Boas,

    A primeira parte está correto, as infraestruturas são pagas a 100% pelo DO.
    Em relação ao passeio, não sei se a informação estará correta, pois a indicação que tenho é andar próximo dos 90%, mas não tenho a certeza...

    Pois, foi como lhe disse, essa situação só compensa nas condições que indiquei em cima.

    Já agora o terreno já estava Urbano ou ainda estava em Rústico? Quer-me parecer que por esse preço ainda estava como Rústico...

    Aproveito também para dizer que uma casa à beira do mar implica "mais custos" e mais manutenção!

    Cumprimentos
 
0.0143 seg. NEW