Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a realizar obras de fundo na minha cozinha.
    Uma das coisas que substitui foi a canalização. O responsável da obra não retirou os canos antigos, tendo aberto roços onde passa a nova (antigamente vinha pela parede mas agora vem pelo chão).
    Colocou uma primeira camada de cimento, sendo que de seguida irá colocar o estuque.
    Acontece que cheguei à obra ontem, e no exacto sitio onde eram as torneiras antigas (agora coberto de cimento), tenho duas manchas um pouco maiores que moedas de 2€. Pelos vistos, os dois buracos ficaram mal tapados.

    Contactei o responsável pela obra a expor-lhe a situação, tendo-me referido que era normal. O tubo antigo ficou na parede, sendo que as manchas se deviam a algum resto de água ainda existente e que se fosse no Verão nem se notava nada. Como agora a água vai vir de outro cano, futuramente não haverá problema.

    É normal esta situação? Um possível resto de água consegue “molhar” uma camada de cimento, com alguns centímetros?

    Cumprimentos
    • naar
    • 23 novembro 2009

     # 2

    Sim, se ele não tirou os tubos velhos, estes ficaram com água e depois de serem tapados com argamassa e esta secar "puxa" a água que se encontra dentro dos tubos.

    Pessoalmente acho que se deve retirar a canalização velha, ou no minímo colocá-la toda á vista, porque nunca se sabe se nessa instalação não existirá por exemplo uma derivação para outro ponto qualquer da casa que de momento não esteja a ser utilizado mas que de futuro o possa vir a ser; Por exemplo uma varanda que tenha um ponto de água tamponado e escondido com um armário que não está a ser utilizado mas que estava ligado á canalização antiga, ao cortar a instalação antiga pode estar a cortar esse ponto de água sem querer.
    Espero que não seja o seu caso.
 
0.0077 seg. NEW