Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    o pai meu tem um terreno que gostaria de saber quais os procedimentos para que eu possa utilizar o terreno para construir com empréstimo associado.


    Somos 2 filhos
    para a doação que pormenores deverei ter em conta? uma vez que terei de recorrer a financiamento, deverei também ter algum algum outro pormenor?

    Obrigada
  2.  # 2

    Herdei um terreno para construção que meus avós deixaram a minha mãe que tinha um irmão que já faleceu esse irmão tem 2filhos mas um está no Brasil e outra na América nunca cá vieram mas tenho um testamento feito por meus avós que doaram tudo o que tinham cá em Portugal ficava lar minha mãe e tudo o que tinha no Brasil era para meu tio que já faleceu agora que fui pedir para fazer a escritura do terreno fizeram que tinha la o ónus e que não podia vender sem retirar o ónus mas que os filhos de meu tio tinha-o de dar autorização eu não sei onde os localizar será que não há outra maneira de retirar esse ónus para poder vender o terreno? Espero pela vossa resposta obrigada
  3.  # 3

    O seu pai faz uma doação à cota disponível, muito importante ser este tipo de doação, procurar no google o que é :)
    Assim os passos a seguir são:
    faz a escritura de doação, notifica as finanças, muito importante definir a quem é feita a doação, se for aos familiares de 1º grau só paga 0,8% de imposto de selo (mas o imóvel é só dele), se doar ao casal, cada um paga 0,8% sobre 50% (o que dá o mesmo valor total) mas o cônjuge paga 10% de 50 % do valor da doação (na prática 5 % do valor do imóvel) depois é fazer o registo e o imóvel é seu ou do casal.

    espero ter ajudado
  4.  # 4

    Colocado por: Fatima valenteHerdei um terreno para construção que meus avós deixaram a minha mãe que tinha um irmão que já faleceu esse irmão tem 2filhos mas um está no Brasil e outra na América nunca cá vieram mas tenho um testamento feito por meus avós que doaram tudo o que tinham cá em Portugal ficava lar minha mãe e tudo o que tinha no Brasil era para meu tio que já faleceu agora que fui pedir para fazer a escritura do terreno fizeram que tinha la o ónus e que não podia vender sem retirar o ónus mas que os filhos de meu tio tinha-o de dar autorização eu não sei onde os localizar será que não há outra maneira de retirar esse ónus para poder vender o terreno? Espero pela vossa resposta obrigada


    Talvez seja mais fácil iniciar um topico com a sua questão, para que possa obter respostas à sua dúvida.
  5.  # 5

    Colocado por: açorO seu pai faz uma doação à cota disponível, muito importante ser este tipo de doação, procurar no google o que é :)
    Assim os passos a seguir são:
    faz a escritura de doação, notifica as finanças, muito importante definir a quem é feita a doação, se for aos familiares de 1º grau só paga 0,8% de imposto de selo (mas o imóvel é só dele), se doar ao casal, cada um paga 0,8% sobre 50% (o que dá o mesmo valor total) mas o cônjuge paga 10% de 50 % do valor da doação (na prática 5 % do valor do imóvel) depois é fazer o registo e o imóvel é seu ou do casal.

    espero ter ajudado



    o Advogado mencionou o pormenor do valor do terreno, para de futuro, pois esse valor vai ser contabilizado para as partilhas.

    deverei ter em conta o valor isto ?
  6.  # 6

    Boa noite, vou expor o meu exemplo pessoal, deve ajudar, vou explicar por passos:

    1. Quero construir uma casa, os meus pais disseram que podia fazer a casa ao lado da casa deles atual. só tenho um irmão e ele disse que não tinha intenção de querer o terreno uma vez que vai construir casa noutro terreno. Eu, o meu irmão e os meus pais conversamos e ficou decidido que esse terreno ia ser-me doado.

    2. Necessário primeiro fazer destaque do terreno, fizemos um destaque de 800m2. A arquiteta tratou do destaque do inicio ao fim.

    3. Após destaque concluído, contacto uma solicitadora para dar inicio ao processo de doação. Foi simples, após documentos prontos fomos ao notário só eu e os meus pais e fizemos a doação/ escritura do terreno para meu nome. O meu irmão não foi chamado nem assinou nada.

    4.A solicitadora concluiu o processo as finanças.

    5. Tenho o terreno em meu, tudo ok e está prestes a iniciar-se a construção da casa :)
  7.  # 7

    Colocado por: danipcBoa noite, vou expor o meu exemplo pessoal, deve ajudar, vou explicar por passos:

    1. Quero construir uma casa, os meus pais disseram que podia fazer a casa ao lado da casa deles atual. só tenho um irmão e ele disse que não tinha intenção de querer o terreno uma vez que vai construir casa noutro terreno. Eu, o meu irmão e os meus pais conversamos e ficou decidido que esse terreno ia ser-me doado.

    2. Necessário primeiro fazer destaque do terreno, fizemos um destaque de 800m2. A arquiteta tratou do destaque do inicio ao fim.

    3. Após destaque concluído, contacto uma solicitadora para dar inicio ao processo de doação. Foi simples, após documentos prontos fomos ao notário só eu e os meus pais e fizemos a doação/ escritura do terreno para meu nome. O meu irmão não foi chamado nem assinou nada.

    4.A solicitadora concluiu o processo as finanças.

    5. Tenho o terreno em meu, tudo ok e está prestes a iniciar-se a construção da casa :)



    o valor que ficou avaliado o terreno vai entrar nas contas para de futuro, para as partilhas com o seu irmão?
    a minha duvida é:
    - para efeitos bancários, se o terrenos for mais valioso = melhor, pois é uma garantia mais alta para o banco.
    - no entanto esse valor do terreno depois irá entrar nas contas para as partilhas ?
  8.  # 8


    o Advogado mencionou o pormenor do valor do terreno, para de futuro, pois esse valor vai ser contabilizado para as partilhas.

    deverei ter em conta o valor isto ?


    Então você vai a um advogado e vem para aqui fazer o quê? hOOO pá é com cada uma...:(
  9.  # 9

    Já agora, doação à cota disponível é o direito de uma pessoa ou casal tem de doar até um terço dos seus bens a qualquer outra pessoa, entidade ou mesmo a um herdeiro seu, sem que os herdeiros possam contestar. Se houver contestação dos herdeiros estes têm de provar em tribunal que a doação foi superior a 1/3 dos bens para existir revertimento da doação.
  10.  # 10

    Colocado por: açorJá agora, doação à cota disponível é o direito de uma pessoa ou casal tem de doar até um terço dos seus bens a qualquer outra pessoa, entidade ou mesmo a um herdeiro seu, sem que os herdeiros possam contestar. Se houver contestação dos herdeiros estes têm de provar em tribunal que a doação foi superior a 1/3 dos bens para existir revertimento da doação.


    Apenas para completar, 1/3 é quando existem 2 ou mais herdeiros. Se por acaso houver apenas um herdeiro, mas a pessoa quiser doar um bem para qualquer outra pessoa, aí a quota disponível é no máximo 1/2.
 
0.0162 seg. NEW