Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a tod@s!

Tenho aprendido muito com as consultas das vossas discussões.

Bem sei que a maior parte das construções neste fórum são pensadas para familias em expansão, mas nós precisamos apenas de 2 quartos. Vinha pedir a vossa opinião experiente, que agradeço desde já, sobre o que mudariam ou o que poderia ser melhorado nesta disposição?

Obrigada,

Ana
      Disposição.png
  2.  # 2

Tanta circunferência... Is que poderia ser menor, porta de correr sem necessidade e depois, o acesso aos quartos, não cumpre...
    Fora outros pormaiores...
    Isso foi feito por arquitecto, ou algum curioso?

O projecto é contido, isso não tem mal nenhum. Mas poderia estar melhor.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Barbosa
  3.  # 3

Obrigada, Pedro Barradas.

Foi elaborado por arquitecto e aprovado pela Câmara. A construção deve iniciar-se no final deste mês. Foi-nos dito que podemos ainda fazer alterações (desde que não estruturais) que seriam depois inseridas nas telas finais.

Posso perguntar-lhe qual seria o "pormaior" mais relevante que alteraria?
  4.  # 4

Eu não poria a porta da rua a abrir diretamente para a sala de estar, assim parece que vai funcionar mais como zona de passagem do que como sala de estar. Não consigo imaginar aí um sofá, ou melhor, da única forma que o imagino fica de costas para a janela, é um bocado tristonho.

Precisa mesmo daquele alpendre à entrada? Não sei até que ponto não seria melhor abdicar dele e aumentar a área social.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Pedro Barradas
  5.  # 5

tambem acho que podia estar melhor, a porta de acesso ao terraço e a cozinha nao funcionam. Roubam-lhe espaço que nunca casa tao pequena se faz sentir.

Não vai ter exaustor/chaminé na cozinha?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Não meta a porta de correr.
    O resto... Enfim, se está aprovado, agora é seguir.

A sala é, como já referiram... Tramada para mobilar, já experimentou? Isso devia ter sido testado e demonstrado durante o desenvolvimento do projecto de arquitectura...
  7.  # 7

A porta da is de frente /protagonista também não me parece bem...
    Pormaiores. Que mereciam outra reflexão sobre a planta.
  8.  # 8

Porta de acesso ao alpendre pela cozinha. E dar uma volta ao layout da mesma.
    Assim é capaz de ter espaços mais funcionais.
    Como é possível você ter aceite isto.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  9.  # 9

o quarto individual tambem me parece exagerado, acho que com jeitinho conseguia fazer uma suite e uma i.S. de uso geral. obviamente que isto sobe um bocado o custo da obra.
  10.  # 10

Obrigada, HAL_9000.

A ideia de aumentar o espaço da sala por conta do alpendre exterior faz sentido, obrigada.
    O nosso orçamento é de 70.000€ e a estrada está a Norte da casa. Onde colocaria a porta de entrada?

Obrigada.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasComo é possível você ter aceite isto.
    exaxto.

a planta é demasiado pobre e mal resolvida..a IS é demasiado grande ou entao as peças nao estão à escala. tb penso que o corredor e acesso aos quartos não cumpre. A sala de estar não é sala de estar coisa nenhuma.

mas se ja está aprovado desejo lhe boa sorte para que a construção e sorte no empreiteiro para quea fase seja melhor que o projecto
  12.  # 12

Obrigada, RRoxx.

Pensámos em colocar a cozinha no espaço onde está pensada a sala de estar, mas mudámos por não querermos a entrada da casa pela cozinha. Onde lhe parece que estaria melhor?
    Eu sei que não é uma opção muito bem vista, mas não colocar exaustor foi mesmo vontade nossa. Já nesta casa não uso o que temos. Os grelhados/fritos são feitos no exterior num pátio tapado (ideia que vamos manter nesta nova casa) e a janela grande que temos na cozinha ao lado da placa faz a ventilação necessária.

Obrigada pelas suas sugestões; aumentar os m2 não pode ser opção: o orçamento é para cumprir (se pudermos, ehehehe).
  13.  # 13

Colocado por: Ana BarbosaOnde colocaria a porta de entrada?
    se já está aprovado alterar a porta de entrada pode significar mais custos em alterações dos projectos.. mas por outro lado se ficar melhor já valeu a pena
  14.  # 14

E obrigatório ter um extractor, chaminé na cozinha... Como é que não vai ter!?
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  15.  # 15

Colocado por: Ana BarbosaO nosso orçamento é de 70.000€ e a estrada está a Norte da casa. Onde colocaria a porta de entrada?
    não creio que mexer nessas paredes aumente muito o orçamento....já o projeto de alterações vai ter alguns custos.

A porta se desse colocaria do lado esquerdo (se tiver espaço, e se nenhuma regra obrigar a ter porta para a rua principal). Até dava para colocar à esquerda da porta um módulo ou dois de arrumação (que tanta falta fazem em casas com áreas contidas) no seguimento dos armários da cozinha.

Algo como na imagem. Mas haverá aqui pessoas que lhe deem melhores alternativas.
      75m2.png
  16.  # 16

Obrigada, Pedro Barradas.

Tem razão quanto à porta de correr. Ainda mais são poucas portas, ficam melhor todas iguais. Obrigada.
    Quanto ao exaustor se é obrigatório, lá terei de o colocar e não usar como agora. Faz par com a instalação de gás que não vou mesmo usar (tudo elétrico) e também tenho de ter. Não me agrada é a "interrupção" na proteção do telhado (aqui tivemos uma entrada de água na lateral de uma das chaminés; ainda hoje, passados 20 anos é o quarto mais húmido da casa).
    A mobília testámos a dimensão com a nossa e na redução de "coisas" tendo em conta que é uma casa a pensar na nossa "reforma"(já só temos um filho em casa).

Muito obrigada pelos seus comentários; vamos aprendendo com os erros.
  17.  # 17

Colocado por: Ana BarbosaNão me agrada é a "interrupção" na proteção do telhado (
    Não sei até que ponto é obrigatório o exaustor ter chaminé de telhado. Será mais eficaz a chaminé, mas se não for obrigatório os vapores podem sair numa grelha na parede.
  18.  # 18

É obrigatório... Não o exaustor, mas uma campânula apanha fumos conectada a uma chaminé.

Isto não é à vontade do freguês.

Ps:Esse seu projecto é daqueles, tipo chave na mão não é? Projecto e obra tudo incluído...
  19.  # 19

Colocado por: HAL_9000não creio que mexer nessas paredes aumente muito o orçamento....já o projeto de alterações vai ter alguns custos.

A porta se desse colocaria do lado esquerdo (se tiver espaço, e se nenhuma regra obrigar a ter porta para a rua principal). Até dava para colocar à esquerda da porta um módulo ou dois de arrumação (que tanta falta fazem em casas com áreas contidas) no seguimento dos armários da cozinha.

Algo como na imagem. Mas haverá aqui pessoas que lhe deem melhores alternativas.
      75m2.png

Obrigada!

Penso que percebi. E mantinha a parede de divisão com a cozinha, certo?

0.0226 seg. NEW