Iniciar sessão ou registar-se
    • Wild
    • 1 março 2021 editado

# 1

Boa tarde a Todos,
    Recentemente adquiri um apartamento que tinha aplicado um termo acumulador Junkers 80 Litros
    Tratando-se de um apartamento onde só estou ao fim de semana,(porque trabalhamos fora) fazia 4 / 5 duches sem problemas, no verão.
    Como este termo avariou no fim do verão, optei pela instalação de um novo termo Lydos Hybrid wifi 100 Litros, que me permite ligar o termo antes de chegar a casa.
    Com este novo termo não consigo fazer mais de 3 duches rápidos, o que me deixou desapontado.
    Já coloquei redutores de caudal para 9 litros, tenho o Lydos a 70ºC, mas nada mudou, apenas consigo 3 duches.
    Alguém me consegue dizer o porquê desta situação, algo estará mal com o Lydos? ou os termos normais aquecem a água a mais temperatura, havendo mais consumo naturalmente, mas dando para mais duches?
    Tratando-se de um apartamento com utilização apenas ao fim de semana, será preferível a instalação de esquentador?
    Somos 4 pessoas por vezes 5, e todos têm o habito de tomar duche ao fim do dia, e também não tenho espaço para instalar um termo com mais de 100 litros.
    Como o apartamento tem gás natural, também já equacionei um esquentador, será que é mais económico?
    Só é necessário para aquecimento de água para duches e cozinha.

Agradecia a ajuda de alguém entendido ou que tenha tido um problema idêntico.
    Obrigado
  1.  # 2

Do que sei estes termoacumuladores usam bomba e calor (+eficiente) e resistência (+ rápido) para aquecerem a água.
    Imagino que o setup default sejam para poupar energia.
    Já experimentou usar o modo Boost para forçar a resistência a entrar mais cedo? No manual fala numa opção de forçar esta opção por defeito.

Da minha experiencia como utilizador, termo funciona bem e relativamente barato quando bem dimensionado e quando os padrões de consumo se adaptem ao bi-horário, para aquecer durante a noite e depois aquecer o mínimo nas horas de cheia.

O seu caso é oposto, só usa água quente ao fds e são logo 5 banhos seguidos... Não me parece de todo a escolha mais adequada, mas agora que já tem o investimento feito eu tentaria rentabilizar o que tem. Programe o termo para aquecer antecipadamente o máximo possível com a BC e depois Boost logo antes do primeiro banho para começar a aquecer durante os banhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wild
    • SrR
    • 2 março 2021

# 3

Coloque tambem uma misturadora à saida do termoacumulador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wild
    • Wild
    • 2 março 2021

# 4

No modo Boost, realmente aquece a água mais rápido, mas nada mais que isso.
    acho que vou ter que repensar o investimento e tentar fazer uma troca
    Obrigado de qualquer modo
  2.  # 5

Andei de olho num desses quando fiz obras, mas nada bate o esquentador na relação custo-benefício.
    Paguei 280 por um ventilado da Junkers e gasto 2as botijas de 45kg por ano..somos 2 adultos e um bebé com banhos diários.
  3.  # 6

Colocado por: WildNo modo Boost, realmente aquece a água mais rápido, mas nada mais que isso.

Certo, mas o facto de aquecer a água mais rapidamente permite-lhe ir aquecendo a água a fria que entra no cilindro à medida que usa a água quente. Na prática permite mais uns litros de água quente.
    • SrR
    • 3 março 2021

# 7

Colocado por: SrRColoque tambem uma misturadora à saida do termoacumulador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wild
    • Wild
    • 3 março 2021

# 8

Colocado por: itchy

Certo, mas o facto de aquecer a água mais rapidamente permite-lhe ir aquecendo a água a fria que entra no cilindro à medida que usa a água quente. Na prática permite mais uns litros de água quente.

Ok, Não custa tentar
    • Wild
    • 3 março 2021

# 9

Colocado por: SrR

Já tenho nos chuveiros torneiras termostáticas, ganharia algo mais em ter uma misturadora à saída do termo?

0.0122 seg. NEW