Iniciar sessão ou registar-se
    • RogerM
    • 2 março 2021 editado

# 1

Boa tarde.
    Estou prestes a fazer remodelações numa habitação unifamiliar para arrendamento em múltiplos apartamentos, à volta de três. Estava para fazer a instalação de mais dois contadores de Luz pois pensei que era relativamente fácil como com os contadores de Água. Só que depois de me informar, foram logo uma série de entraves.
    O que estou para fazer, é colocar por cada apartamento um quadro elétrico, e no mesmo um disjuntor geral com contador digital de Luz. Assim no fim do mês, faz-se a média por cada apartamento e divide-se o preço da fatura da Luz por cada apartamento. Sem necessidade da instalação de mais um contador geral de Luz. O revés como é claro, tem haver com a maior probabilidade de fazer o disjuntor geral do contador da Luz disparar em períodos de maior carga na rede. Mas investindo em equipamentos energeticamente eficientes, e se compensar, em painéis solares, esses disparos poderão ser menos prováveis. Outro factor a ter em conta, é se o sistema de confeção de alimentos é a gás ou elétrico. Se for a gás, consegue-se ainda uma uma menor carga na rede. Sendo que o contrato de arrendamento não incluiria estes valores para custos com eletricidade, sendo cobrados à parte.
    O que acham deste sistema?
  1.  # 2

Essa obra foi feita com licenciamento?

A constituição da propriedade horizontal a partir de um imóvel em propriedade total, tem uma série de preceitos que pelo que descreve não foram tidos nem achados...
  2.  # 3

Colocado por: RogerMO que acham deste sistema?

Acha que os inquilinos vão concordar com isso?
  3.  # 4

Colocado por: Palhava

Acha que os inquilinos vão concordar com isso?

Sem dúvida que preferem assim, pois normalmente nos arrendamentos de curto prazo, inferiores a 24 meses, traz mais vantagens para as duas partes.
  4.  # 5

Quais vantagens?
  5.  # 6

Colocado por: PalhavaEssa obra foi feita com licenciamento?

A constituição da propriedade horizontal a partir de um imóvel em propriedade total, tem uma série de preceitos que pelo que descreve não foram tidos nem achados...

Foi uma obra de reconstrução e beneficiação de um imóvel. Tudo feito consoante a legislação em vigor à data. A ideia era agora remodelar e compartimentar os três apartamentos.
  6.  # 7

Colocado por: PalhavaEssa obra foi feita com licenciamento?

Acho que para conseguir arrendar vai ter de apresentar as devidas licenças.
  7.  # 8

Colocado por: RicardoPortoQuais vantagens?

Não perderem tempo nas repartições...
    Não terem documentos e assim não conseguirem ter contratos em nome deles.
  8.  # 9

Não perderem tempo nas repartições...
    Não terem documentos e assim não conseguirem ter contratos em nome deles.

Vantagens? Fatura da Luz bem mais barata, e facilidade de saída de contrato, caso queiram a sua rescisão. Compreendo que para contratos de longa duração este sistema que apenas propôs no tópico não se adequa. Quais são as licenças a que se refere? Estava a pensar fazer licença de utilização na Câmara Municipal, respetivo Certificado Energético, fazer contrato de arrendamento entregar nas Finanças e preencher o Anexo H do IRS.
  9.  # 10

Colocado por: RogerM
    O que acham deste sistema?

Visto que tem contornos de ilegalidade, terá o que já constatou:

Colocado por: RogerMuma série de entraves.
    •  # 11

Acho que para conseguir arrendar vai ter de apresentar as devidas licenças.

Arrenda ao "quarto"
    •  # 12

Colocado por: RicardoPorto

Arrenda ao "quarto"

Se for essa a intenção, para quê vários contadores?
      Ponha uma trifásica ou industrial...
      Estas pessoas agradeceram este comentário: RogerM
    •  # 13

Colocado por: brunomrosatrifásica

Mas quais "ilegalidades"? Tendo uma autorização da Câmara Municipal, o respetivo Certificado Energético atualizado, celebração de contrato de arrendamento com o inquilino, e preenchimento do Anexo H do IRS. Não sei onde anda essa total "ilegalidade". O que falava era na questão elétrica, pois não queria estar a fazer uma divisão dos artigos da moradia para a instalação de mais um contador.
    •  # 14

Se for essa a intenção, para quê vários contadores?
      Ponha uma trifásica ou industrial...
      Estas pessoas agradeceram este comentário:RogerM

Acho ser a melhor opção. Nem tinha pensado nisso. Parece ser a melhor opção.
      Tenho de confirmar em termos de faturação. Pensei que o contrato de arrendamento poderia não incluir despesas com eletricidade e água. Visto o comentador acima ter falado em "ilegalidades", ao fazer isso.

0.0185 seg. NEW