Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Basicamente tenho 6 paineis de 270W do Smart Solar Iberdrola, portanto já instalados e ligados a uma ficha a "injetar" a energia na rede, preciso de saber se há forma de armazenar energia durante determinadas horas diurnas e utilizar durante o periodo noturno, como é que eu sei qual a bateria indicada e os equipamos necessários face aquilo que eu já tenho?

    Desde já obrigado!
  2.  # 2

    Quando diz período noturno está a falar de horas em que já não há sol, mas que ainda paga energia a preço de fora de vazio, por exemplo das 20 às 22h? É isso? É que do ponto de vista financeiro apenas poderá fazer sentido essa opção, já que o preço da energia no vazio é demasiado baixo para amortizar um investimento em baterias num prazo decente. Isto porque para além das baterias vai precisar de um inversor híbrido (o preparado para ligar à ficha não funciona com baterias). O melhor é olhar para os vários kits de autoconsumo com baterias que se encontram à venda em vários sites online, para ficar com uma ideia melhor do custo que isso envolve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tasukete
  3.  # 3

    Agradeço desde já a sua atenção.
    Bom, a situação é a seguinte: há determinados dias em que durante o período diurno não há consumo significativo na casa, logo o excedente da produção vai para a rede. Eu queria armazenar esse excedente e utilizar, por exemplo, para um computador (750w) e 6 lâmpadas de 5w durante 3 a 5 horas. Eu consigo desligar o disjuntor do computador e das lâmpadas e desviar para o tal sistema secundário a bateria, eu sei que é possível, só não sei que tipo de inversor preciso, nem qual a bateria e controlador que aguentaria estes requisitos.
  4.  # 4

    Aquilo que diz parecem-me ser consumos relativamente pequenos, logo nem precisava de uma bateria grande. Mas os inversores híbridos não são baratos, pelo que é necessário alguma escala para valer minimamente a pena, algo que esse consumo não parece justificar. Talvez fosse de considerar vender o excedente à S.U. Energia, embora seja necessário instalar um contador bidirecional para contar a produção em excesso. É apenas remunerada a 3-4 cêntimos, mas o investimento inicial é bastante menor. Outra coisa que possivelmente será adequado, sobretudo quando se está na hora de Verão, é o ciclo tri-horário semanal. Durante metade do ano, existe apenas um período mais caro (ponta) entre as 9h15 e 12h15, que é quando em princípio os painéis dão conta do recado. O resto do dia é tarifado a preço de simples e existe ainda o vazio no horário do costume.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tasukete
 
0.0103 seg. NEW