Iniciar sessão ou registar-se
    • fcps
    • 6 março 2021

     # 81

    Depois da avaliação estar realizada, uma cláusula condicionada á aceitação do crédito não faz grande sentido.

    Quando se começa a procurar casa já se deve ter uma pré-aprovacao do credito, para se saber até que valores podemos procurar casas.

    Eu, como vendedora, não aceitaria essa cláusula e, como compradora, não pedi a colocação dela no CPCV que fiz, isto porque, antes de procurar casa, pedi pré aprovação de crédito para saber os valores máximos. Felizmente encontrei uma casa abaixo do máximo, mas sabia até onde podia ir. Assim que escolhi a casa, pedi avaliação, demorou 4 dias, foi favorável, CPCV sem cláusula bancária. Dei 10%, parte dele foi o que recebi de entrada pela venda do imóvel, por isso, como vendora nunca poderia aceitar uma cláusula bancária, visto que iria utilizar o valor de entrada recebido para dar entrada noutro imóvel.
    Demorei 5 meses e pouco a vender o imóvel.

    Pode ser uma situação idêntica. Se o senhor precisa da entrada do imóvel para dar entrada noutro, a cláusula bancária é demasiado arriscada para ele.

    É normal o vendedor não querer fazer uma reunião, se tem imobiliaria para tratar das coisas para que precisa ele de se chatear? Dá as condições dele e o trabalho da imobiliária é encontrar compradores para esse imóvel com essas condições.
  1.  # 82

    Colocado por: fcpsDepois da avaliação estar realizada, uma cláusula condicionada á aceitação do crédito não faz grande sentido.

    Quando se começa a procurar casa já se deve ter uma pré-aprovacao do credito, para se saber até que valores podemos procurar casas.

    Eu, como vendedora, não aceitaria essa cláusula e, como compradora, não pedi a colocação dela no CPCV que fiz, isto porque, antes de procurar casa, pedi pré aprovação de crédito para saber os valores máximos. Felizmente encontrei uma casa abaixo do máximo, mas sabia até onde podia ir. Assim que escolhi a casa, pedi avaliação, demorou 4 dias, foi favorável, CPCV sem cláusula bancária. Dei 10%, parte dele foi o que recebi de entrada pela venda do imóvel, por isso, como vendora nunca poderia aceitar uma cláusula bancária, visto que iria utilizar o valor de entrada recebido para dar entrada noutro imóvel.
    Demorei 5 meses e pouco a vender o imóvel.

    Pode ser uma situação idêntica. Se o senhor precisa da entrada do imóvel para dar entrada noutro, a cláusula bancária é demasiado arriscada para ele.

    É normal o vendedor não querer fazer uma reunião, se tem imobiliaria para tratar das coisas para que precisa ele de se chatear? Dá as condições dele e o trabalho da imobiliária é encontrar compradores para esse imóvel com essas condições.


    A pré-aprovação não significa qualquer tipo de compromisso por parte do banco.

    Tanto que com esta história da pandemia houve pessoas a perderem cauções precisamente porque se fiaram nas pré-aprovações e depois face à incerteza os bancos acabaram por recusar o financiamento.

    Como comprador nunca iria meter anos de poupança em risco por causa de fatores que me são alheios. É um tipo de gambling que eu não faço e chamo parvo a qualquer comprador que brinca com o seu dinheiro dessa forma.

    Então vou comprar um imóvel de 300 mil euros e vou arriscar oferecer 30 mil euros de mão beijada ao vendedor caso tenha a infelicidade de ver o financiamento recusado?

    Andar anos a trabalhar e a passar privações para poupar para a entrada de uma casa e depois correr o risco de perder esse dinheiro que tanto custou a ganhar? É preciso ser-se muito estúpido.
    Concordam com este comentário: json
  2.  # 83

    Colocado por: ferreiraj125Como comprador nunca iria meter anos de poupança em risco por causa de fatores que me são alheios. É um tipo de gambling que eu não faço e chamo parvo a qualquer comprador que brinca com o seu dinheiro dessa forma.

    Eu chamo pelintra a um tipo que quer comprar uma casa, e depois o banco lhe recusa o financiamento...mas também nunca vi nenhum caso desses.

    Colocado por: ferreiraj125Andar anos a trabalhar e a passar privações para poupar para a entrada de uma casa e depois correr o risco de perder esse dinheiro que tanto custou a ganhar? É preciso ser-se muito estúpido.

    Estúpido é um gajo que anda anos a poupar para pagar o sinal para compra de uma casa. Se para pagar o sinal anda anos a passar privações é porque depois para pagar os restantes 90% vai ser uma vida de privações ... mesmo estúpido.
    Concordam com este comentário: Apostador, fcps
  3.  # 84

    Quem não tem pernas, não dança.
  4.  # 85

    Colocado por: Picareta
    Eu chamo pelintra a um tipo que quer comprar uma casa, e depois o banco lhe recusa o financiamento...mas também nunca vi nenhum caso desses.


    Estúpido é um gajo que anda anos a poupar para pagar o sinal para compra de uma casa. Se para pagar o sinal anda anos a passar privações é porque depois para pagar os restantes 90% vai ser uma vida de privações ... mesmo estúpido.
    Concordam com este comentário:Apostador


    Portanto para si ser pobre é ser estúpido.

    I rest my case.
  5.  # 86

    Colocado por: ferreiraj125Portanto para si ser pobre é ser estúpido.

    I rest my case.

    _______________________

    olhe, nem lhe respondo...perda de tempo.
  6.  # 87

    Colocado por: Picareta
    E se cair, quais as penalizações para o comprador e para o vendedor?
    Concordam com este comentário:Apostador


    Cair por causa do Banco? É pedir uma re-avaliação do imóvel mas hoje em dias as avaliações estão em alta, são muito poucas que saem por baixo.

    Em termos de penalizações, não há. Um Consultor, no período da reserva, tem 2 hipóteses: ou faz visitas mas não aceita propostas ou fica com os contactos para visitas posteriores.

    Agora, na realidade será que é isto que acontece? Fica a pergunta no ar. Isto tem que ser tudo acordado antes da angariação com o proprietário. Pelo menos é como eu trabalho, tudo bem falado antes.

    E um imóvel a preço de mercado, com um bom plano de acção tem sempre várias pedidos de visita ou contatos.
  7.  # 88

    Sim não existem pré-aprovações de empréstimos. Existem sim estudos de viabilidades financeiras em que as pessoas deveriam entregar um número de documentação, digamos que, elevado.

    É efetuado um estudo financeiro à pessoa que demora cerca de 5-8 dias úteis dependendo do Banco.

    Obtemos um valor de teto máximo com spreads e taxas de esforço.

    A partir daí começa a parte gira, a procura de casas, propostas e avaliação bancária do imóvel. Que em nada tem a ver com o comprador mas sim vendedor. Se o preço pedido pela casa correponde...

    Há imóveis que eu delego a responsabilidade da avaliação inicial, ou seja, o Estudo de Mercado a engenheiros. Porquê? Porque o imóvel é muito específico e com características fora do normal. Eu tenho essas capacidades técnicas de avaliação mas para evitar males futuros de avaliações abaixo ou imóveis mal colocados no mercado, mais vale prevenir do que remediar. Penso eu. Ah e acrescentar, encargo esse do Estudo de Mercado suportado por mim.

    (aliás, estou a implementar esse procedimento para todos os meus clientes).

    Vamos supor este caso:

    Um potencial comprador pode adquirir um imovel ate 125k e tem capitais prorpios de 15k ou seja pode comprar um imovel de 140k
    Fez a viabilidade financeira

    O consultor que fez o estudo de mercado da angariação, o imovel deu-lhe 100k mas o proprietario quer colocar no mercado a 125k. Cabe ao consultor aceitar se trabalha com o proprietario ou não. Aceitou! Imovel entra no mercado por 125k

    O consultor que trabalha o lado do comprador, acha essa casa, fazem visitas (atenção, em momento algum é partilhado o valor da avaliação inicial), é tudo acordado por 120k

    Perfeito

    Vem o banco e avalia a casa por 100k. Esta tudo tramado, ok, é apenas uma diferença de 5k mas sabemos que ha diferenças bem inferiores.

    Aqui o que se pode fazer? Pedir nova avaliação ou arranjar o dinheiro por outros lados.

    De quem é a culpa? Do comprador? Dos consultores? Do Banco? Do proprietário? Há lugar a culpas?

    Existe uma forma de evitar isto, que dá trabalho a consultores, o lado do comprador antes de fazer uma proposta é fazer um estudo de mercado da casa e comparar.

    Discrepâncias muito grandes, negociar forte e feio e saltar fora se não der antes de proposta. Se é feito? Quem sabe?
  8.  # 89

    Colocado por: joseduroEm termos de penalizações, não há.

    Então se não há penalizações porque é que disse que a reserva "dá segurança a ambas as partes que o negócio vai concretizar-se."?
    Concordam com este comentário: Apostador
  9.  # 90

    Colocado por: joseduroSim não existem pré-aprovações de empréstimos. Existem sim estudos de viabilidades financeiras em que as pessoas deveriam entregar um número de documentação, digamos que, elevado.

    É efetuado um estudo financeiro à pessoa que demora cerca de 5-8 dias úteis dependendo do Banco.

    Obtemos um valor de teto máximo com spreads e taxas de esforço.

    A partir daí começa a parte gira, a procura de casas, propostas e avaliação bancária do imóvel. Que em nada tem a ver com o comprador mas sim vendedor. Se o preço pedido pela casa correponde...

    Há imóveis que eu delego a responsabilidade da avaliação inicial, ou seja, o Estudo de Mercado a engenheiros. Porquê? Porque o imóvel é muito específico e com características fora do normal. Eu tenho essas capacidades técnicas de avaliação mas para evitar males futuros de avaliações abaixo ou imóveis mal colocados no mercado, mais vale prevenir do que remediar. Penso eu. Ah e acrescentar, encargo esse do Estudo de Mercado suportado por mim.

    (aliás, estou a implementar esse procedimento para todos os meus clientes).

    Vamos supor este caso:

    Um potencial comprador pode adquirir um imovel ate 125k e tem capitais prorpios de 15k ou seja pode comprar um imovel de 140k
    Fez a viabilidade financeira

    O consultor que fez o estudo de mercado da angariação, o imovel deu-lhe 100k mas o proprietario quer colocar no mercado a 125k. Cabe ao consultor aceitar se trabalha com o proprietario ou não. Aceitou! Imovel entra no mercado por 125k

    O consultor que trabalha o lado do comprador, acha essa casa, fazem visitas (atenção, em momento algum é partilhado o valor da avaliação inicial), é tudo acordado por 120k

    Perfeito

    Vem o banco e avalia a casa por 100k. Esta tudo tramado, ok, é apenas uma diferença de 5k mas sabemos que ha diferenças bem inferiores.

    Aqui o que se pode fazer? Pedir nova avaliação ou arranjar o dinheiro por outros lados.

    De quem é a culpa? Do comprador? Dos consultores? Do Banco? Do proprietário? Há lugar a culpas?

    Existe uma forma de evitar isto, que dá trabalho a consultores, o lado do comprador antes de fazer uma proposta é fazer um estudo de mercado da casa e comparar.

    Discrepâncias muito grandes, negociar forte e feio e saltar fora se não der antes de proposta. Se é feito? Quem sabe?


    Se você, como consultor, sabia que o imóvel ia ser avaliado por 100k, que o vendedor queria 125k e que o comprador não iria conseguir CH com o capital que tinha, pk raio deixou o negócio ir pra frente?

    Tava à espera de um milagrezito do banco, que avaliasse a casa por mais uns pózinhos e a coisa passasse? Nesse cenário perdia o vendedor tempo e perdia o comprador o € que gastou nas despesas processuais (avaliação e abertura do processo). E para quê?

    Imagine que o gajo até tinha feito um CPCV nos moldes que se fala aqui, que tinha dado 10% de sinal, sem a cláusula da devolução do sinal. Perdia 12,5k assim, num estalar de dedos.

    Eu sei que é um caso hipotético, mas isto serve de exemplo.

    Quantos não andam ai a empurrar casas? Sabem que as pessoas não vão conseguir o CH, que vai ficar curto o empréstimo, depois é aquela conversinha amiga "não tem um amigo a quem possa pedir 5k emprestados? Algum familiar que lhe possa arranjar o dinheiro? seria uma pena perder o negócio por uma quantia tão baixa. Já tentei negociar com o vendedor, mas ele está intransigente".

    Quer lá saber se a pessoa vai se sufocar em dívidas ou não.

    Das coisas que mais me irritou quando passei pela saga da compra da casa há uns anos atrás foi aparecer nas imobiliárias, dizer que queria comprar casa, que podia ir até X montante (100k, para efeitos de exemplo) e os consultores a dizer que iam ver o que tinham em carteira disponível. No dia seguinte a ligarem a dizer que tinham estas lindas casas para irmos visitar. E só no final da visita diziam os valores, que eram sempre de 120k pra cima.

    Escusado será dizer que vi MUIIIIITTTASSS casas.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, desofiapedro, json
  10.  # 91

    Colocado por: Tyrande

    Se você, como consultor, sabia que o imóvel ia ser avaliado por 100k, que o vendedor queria 125k e que o comprador não iria conseguir CH com o capital que tinha, pk raio deixou o negócio ir pra frente?

    Tava à espera de um milagrezito do banco, que avaliasse a casa por mais uns pózinhos e a coisa passasse? Nesse cenário perdia o vendedor tempo e perdia o comprador o € que gastou nas despesas processuais (avaliação e abertura do processo). E para quê?

    Imagine que o gajo até tinha feito um CPCV nos moldes que se fala aqui, que tinha dado 10% de sinal, sem a cláusula da devolução do sinal. Perdia 12,5k assim, num estalar de dedos.

    Eu sei que é um caso hipotético, mas isto serve de exemplo.

    Quantos não andam ai a empurrar casas? Sabem que as pessoas não vão conseguir o CH, que vai ficar curto o empréstimo, depois é aquela conversinha amiga "não tem um amigo a quem possa pedir 5k emprestados? Algum familiar que lhe possa arranjar o dinheiro? seria uma pena perder o negócio por uma quantia tão baixa. Já tentei negociar com o vendedor, mas ele está intransigente".

    Quer lá saber se a pessoa vai se sufocar em dívidas ou não.

    Das coisas que mais me irritou quando passei pela saga da compra da casa há uns anos atrás foi aparecer nas imobiliárias, dizer que queria comprar casa, que podia ir até X montante (100k, para efeitos de exemplo) e os consultores a dizer que iam ver o que tinham em carteira disponível. No dia seguinte a ligarem a dizer que tinham estas lindas casas para irmos visitar. E só no final da visita diziam os valores, que eram sempre de 120k pra cima.

    Escusado será dizer que vi MUIIIIITTTASSS casas.


    Na parte inicial do comentário, inicialmente cabe ao consultor decidir se quer trabalhar com um proprietário que quer um preço fora da média de mercado.

    Eu, se estou a trabalhar com um comprador, faço sempre o meu estudo de mercado para saber se a casa está a preço ou não. Exatamente para evitar isso mas isso sou eu. Compreendo o que escreveu.

    Sim isso que escreveu, infelizmente, é uma realidade. Não concordo mas não condeno.
  11.  # 92

    Sabe o que isto me fez lembrar?
    Deste tópico:


    https://forumdacasa.com/discussion/34651/1/problemas-estruturais-em-moradias-em-banda/

    Safei-me por uma unha negra.
    O consultor imobiliário calou-se bem caladinho. E sabia de tudo.
    Agora diga-me o que merece uma pessoa em tentar vender uma casa que pode cair ou ser interditada à habitação (como foi a casa da outra ponta do lote) sem informar o comprador da situação?

    Worst case scenario, imagine que a casa tinha caído e tinham morrido pessoas dentro.
    Imagine que a casa tinha de ser demolida e que o comprador ficava a pagar um CH de uma casa que já não tem para o resto da vida?
  12.  # 93

    Colocado por: Picareta
    Então se não há penalizações porque é que disse que a reserva "dá segurança a ambas as partes que o negócio vai concretizar-se."?


    Porque há um compromisso.

    É o primeiro momento em que o comprador vai "entrar em despeas" porque tem que pagar a avaliação bancária. Depois cabe ao Consultor estar em cima do assunto, a dar cabo do juizo do intermediario de crédito para saber como andam as coisas, e la vai o consultor tambem à avaliação bancária.

    E por outro lado, com a reserva, afasta de imediato os curiosos e brincalhões. O que não falta são pessoas que visitam casas e fazem propostas e depois desaparecem. Assim de repente, já me estou a lembrar de um nome.
  13.  # 94

    Colocado por: TyrandeSabe o que isto me fez lembrar?
    Deste tópico:


    https://forumdacasa.com/discussion/34651/1/problemas-estruturais-em-moradias-em-banda/

    Safei-me por uma unha negra.
    O consultor imobiliário calou-se bem caladinho. E sabia de tudo.


    É por isso que digo que não sou comercial. Lamento pelo que passou.
  14.  # 95

    Colocado por: TyrandeDas coisas que mais me irritou quando passei pela saga da compra da casa há uns anos atrás foi aparecer nas imobiliárias, dizer que queria comprar casa, que podia ir até X montante (100k, para efeitos de exemplo) e os consultores a dizer que iam ver o que tinham em carteira disponível. No dia seguinte a ligarem a dizer que tinham estas lindas casas para irmos visitar. E só no final da visita diziam os valores, que eram sempre de 120k pra cima.


    Se calhar porque num asking price de 120K é provável aceitarem uma proposta de 100K.

    Mas é comum achar-se que o preço pedido é um preço marcado como nos supermercados. Talvez pela forma como são anunciados.
    Mas já de começa a usar em Portugal a expressão "Valor de listagem" ou "valor pedido".

    Geralmente, por observação própria, esse valor anda uns bons 10% acima da expectativa real. Em algumas zonas do pais até mesmo mais perto dos 20%
  15.  # 96

    Colocado por: hangas

    Se calhar porque num asking price de 120K é provável aceitarem uma proposta de 100K.



    Aqui tendo a discordar. 20k de redução de preço por uma proposta somente se o imóvel estiver no mercado à muito tempo e não tem tido visitas.

    Assim a seco, na minha experiência não acontece.

    Se for 300k para 280k, é mais usual. Valores "mais pequenos", tem que ser algo muito específico.
  16.  # 97

    Sou Intermediário de Crédito desde 2016 com experiencia anterior de 17 anos como gestor de conta num Banco.
    Em quase 12.000.000€ intermediados nestes 4 anos, quase sempre o CPCV dá problemas.
    As imobiliárias não querem colocar essas clausulas para não perderem as comissões, e agarrar os clientes compradores/vendedores ao negócio.
    Tenho neste momento um cliente que a avaliação não correu bem porque há aproveitamento de áreas que não estão registadas.
    Os vendedores querem vender a casa a contar com essas areas para formar o preço, e os bancos apenas querem usar na avaliação apenas os m2 que estão "legais".
    Tenho os compradores a pedir o sinal de volta pois o Banco já apresentou uma declaração a dizer que como a avaliação não está enquadrada não há lugar a financiamento e eles querem continuar a procurar uma casa, e tenho a imobiliária vendedora a dizer que a proprietária quer ir tratar da regularização, e não estão com vontade nenhuma de devolver o sinal.
    Angariam casas sem toda a documentação, ou com problemas, e depois vão corrigindo os problemas conforme vão aparecendo.
    Concordam com este comentário: joseduro
 
0.0294 seg. NEW