Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde


    Um familiar está a tratar do destaque de uma parcela de um terreno que tem para que eu possa construir uma moradia na parcela a destacar.
    Sucede que, o prédio tem um crédito à habitação, ou seja, todo o prédio está hipotecado.
    Estou em crer que ao ser feito o destaque de parcela o terreno a destacar continuará com a hipoteca também.
    Assim sendo, para proceder à venda/ doação da mencionada parcela de terreno terá de ser feita comunicação ao banco?
    Muito obrigada por toda a ajuda
  2.  # 2

    eu acho é que não o vão fazer o destaque sem a autorização do banco.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo91
  3.  # 3

    O Banco tem de autorizar, tanto para o Destaque, como para o Licenciamento na Câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo91
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantoseu acho é que não o vão fazer o destaque sem a autorização do banco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jojo91




    Colocado por: econom.pedroO Banco tem de autorizar, tanto para o Destaque, como para o Licenciamento na Câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jojo91


    Antes de mais, muito obrigada pela resposta já demos entrada com o pedido de destaque da Câmara. Será que a Câmara irá indeferir sem mais ou mandar-nos notificar para indagar junto do Banco?
    Grata pela ajuda
  5.  # 5

    Colocado por: jojo91Antes de mais, muito obrigada pela resposta já demos entrada com o pedido de destaque da Câmara. Será que a Câmara irá indeferir sem mais ou mandar-nos notificar para indagar junto do Banco?


    a camara muito provavelmente vai autorizar o destaque, ela nem vai ver se existe hipoteca ou não, mas depois quando for à conservatória registar o novo terreno a conservatória vai ver que existe uma hipoteca sobre o terreno original e não vai permitir o registo no novo terreno.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo91
  6.  # 6

    Bom dia,

    Conseguiu obter mais alguma informação? Estava interessado em fazer destaque de parte do meu terreno (com casa) que está hipotecado. Conseguiu informar-se junto do banco se é possível destacar mesmo que o banco fique com a garantia associada às 2 novas matrizes resultantes do destaque? Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: zebrancooBom dia,

    Conseguiu obter mais alguma informação? Estava interessado em fazer destaque de parte do meu terreno (com casa) que está hipotecado. Conseguiu informar-se junto do banco se é possível destacar mesmo que o banco fique com a garantia associada às 2 novas matrizes resultantes do destaque? Obrigado


    Ainda não consegui concluir o processo, mas é possível desde que o banco autorize, isto é, se o banco puder garantir o crédito sem aquela parcela é possível.
    Tudo isto pressupõe que uma boa parte do valor do crédito já esteja pago e daí já não ser necessário uma garantia tão extensa (terreno completo).
  8.  # 8

    Pelo que entendi há 3 passos a dar:

    1. Pedir certidão de destaque de parcela (aqui não é necessário intervenção do banco)
    2. Fazer o registo predial (aqui sim será necessário a autorização ? )
    3. Atualização nas finanças das 2 novas matrizes (caso o passo 2 tenha sido autorizado ainda é necessário intervenção do banco?)

    Na prática como funciona essa autorização do banco? Aquando do registo predial há algum tipo de documento emitido pelo banco ou faz ideia como se processa na prática?

    Muito obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: zebrancooPelo que entendi há 3 passos a dar:

    1. Pedir certidão de destaque de parcela (aqui não é necessário intervenção do banco)
    2. Fazer o registo predial (aqui sim será necessário a autorização ? )
    3. Atualização nas finanças das 2 novas matrizes (caso o passo 2 tenha sido autorizado ainda é necessário intervenção do banco?)

    Na prática como funciona essa autorização do banco? Aquando do registo predial há algum tipo de documento emitido pelo banco ou faz ideia como se processa na prática?

    Muito obrigado


    No n/ caso, queremos passar para outra pessoa e, por isso, tem de ter intervenção aquando da escritura.
    no seu caso não sei, mas penso que será para efeitos de registo.
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Encontro-me na mesma situação e gostaria de saber como correram os vossos procedimentos.
    A parcela destacada fica com nova hipoteca? Quanto tempo costuma demorar tudo? Há alguma entrave?

    Obrigada
  11.  # 11

    Colocado por: zebrancooBom dia,

    Conseguiu obter mais alguma informação? Estava interessado em fazer destaque de parte do meu terreno (com casa) que está hipotecado. Conseguiu informar-se junto do banco se é possível destacar mesmo que o banco fique com a garantia associada às 2 novas matrizes resultantes do destaque? Obrigado


    Consegui fazer o destaque e o banco não teve qualquer intervenção.
  12.  # 12

    Colocado por: Duarteana_85Boa tarde,

    Encontro-me na mesma situação e gostaria de saber como correram os vossos procedimentos.
    A parcela destacada fica com nova hipoteca? Quanto tempo costuma demorar tudo? Há alguma entrave?

    Obrigada


    Só agora conseguimos destacar e o banco não teve intervenção.. Vamos ver como ocorrerá agora.
 
0.0157 seg. NEW