Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu irmao quer comprar casa, mas ele nao tem capital proprio para dar os 10% de entrada. A casa custa 120 mil euros, se o casa for avaliada por 150 mil sera que o banco lhe empresta o 120 mil? ou tera que fazer um credito pessoal no valor dos 10% da entrada da casa porque tenho duvidas que a avaliem por esse valor... Para alem disso o meu irmao tem um credito automovel a decorrer onde lhe falta 2 anos para pagar.. o que aconselham nessa caso ele a fazer? ele tem um ordenado base de 1100 euros..
  2.  # 2

    É ele ir ao banco ou a mais bancos e expor isso tudo, fazer a simulação e ver a taxa de esforço...
  3.  # 3

    as imobiliarias tambem fazem isso??
  4.  # 4

    Nunca lhe vão emprestar o dinheiro todo, ele que esqueça isso. É sempre considerado o menor valor entre avaliação / preço de compra, desse valor empresta, até 90 %. Logo ele tem sempre de ter os 10 % +/- 2000 - 3000 eur custos processuais e impostos.

    Crédito pessoal é má opção, porque paga juros altíssimos e obriga a uma engenharia enorme com o/os bancos devido a taxa de esforço.

    A opção mais inteligente será ele estabelecer planos de poupança para em x anos ter algum capital para entrada. Ou isso ou arranjar uma namorada rica :)

    Contudo pode contactar um intermediário de Credito habitação ( decisões e soluções; dr. finanças), que se houver alguma possibilidade, eles consumam ser de grande ajuda.
  5.  # 5

    Mas eu vejo muita gente a optar por credito pessoal por nao ter o valor de entrada, por isso estava a perguntar...
  6.  # 6

    Colocado por: joaoleal14Mas eu vejo muita gente a optar por credito pessoal por nao ter o valor de entrada,
    Até podem conseguir, porém é uma decisão que obriga a grande esforço orçamental.
  7.  # 7

    Fazer um credito pessoal de 10 mil euros , mais um credito habitaçao de 110 mil euros , vai para valores altos de taxa de esforço ainda mais com o credito do carro duvido que lhe emprestem , mas cada caso e um caso.

    Se for so em nome dele entao ai e mesmo para esquecer
    • RCF
    • 4 março 2021

     # 8

    E não esquecer o custo com escritura e IMT
    • RCF
    • 4 março 2021

     # 9

    Colocado por: joaoleal14o que aconselham nessa caso ele a fazer?

    Aguardar e juntar dinheiro. Só depois, quando tiver dinheiro e já não tiver o empréstimo do carro, avança para a compra da casa.
    Mesmo que não tivesse empréstimo do carro, era difícil. Com empréstimo do carro, direi que é impossível...
  8.  # 10

    Colocado por: Ruisilva45Fazer um credito pessoal de 10 mil euros , mais um credito habitaçao de 110 mil euros , vai para valores altos de taxa de esforço ainda mais com o credito do carro duvido que lhe emprestem , mas cada caso e um caso.

    Se for so em nome dele entao ai e mesmo para esquecer


    entao e se a casa for avaliada por um valor superior ao que estao a pedir por ela???
  9.  # 11

    a questao aqui é que a casa e para comprar em nome dele mas no fundo os meus pais vao ficar la e pagar 1xvalor da prestacao da mesma mas claro isso os bancos nao querem saber. talvez o meu pai possa entrar como fiador mas ja tem 60 anos por isso nao é viavelpara os bancos... Para alem disso o meu irmao recebe 1100 euros de base mas por fora recebe mais 200 euros mas la esta isso para os bancos nao conta. :)
  10.  # 12

    Isso não importa. Para o banco o que importa é o valor da escritura e/ou valor da avaliação. Só emprestam ate um máximo de 90% do menor valor.
    Ou seja: se p valor da escritura for 100k e o valor da avaliação for 200k o banco só emtresta 90k pois 90k é 90% do valor da escritura
  11.  # 13

    E claro conta também a taxa de esforço, que normalmente é no máximo 35% do rendimento disponível pelo seu irmão
  12.  # 14

    ele logo vai a imobiliaria que diz que lhe faz as contas todas e ve as possibilidades que ha..ou nao... tambem por ir nao perde nada...
    • RCF
    • 4 março 2021

     # 15

    Colocado por: joaoleal14

    entao e se a casa for avaliada por um valor superior ao que estao a pedir por ela???

    Não adianta de nada.
    O Banco empresta 80% ou 90% do valor mais baixo - ou do valor da compra ou do valor da avaliação. Se a compra for por 100 e o banco avaliar por 120, o banco empresta sobre o valor da compra (o mais baixo). Se a compra for por 100 e o banco avaliar por 80, o Banco empresta sobre o valor da avaliação (o mais baixo).
  13.  # 16

    Colocado por: joaoleal14a questao aqui é que a casa e para comprar em nome dele mas no fundo os meus pais vao ficar la e pagar 1xvalor da prestacao da mesma mas claro isso os bancos nao querem saber. talvez o meu pai possa entrar como fiador mas ja tem 60 anos por isso nao é viavelpara os bancos... Para alem disso o meu irmao recebe 1100 euros de base mas por fora recebe mais 200 euros mas la esta isso para os bancos nao conta. :)


    então talvez o vosso pai possa entrar com os 10% que faltam uma vez que vai ficar a habitar nela. Seria uma especie de adiantar o valor em "rendas".

    realmente 1100€ de ordenado base para pagar um crédito habitação de 100k mais um crédito pessoal de 10k, estando ainda a pagar um crédito de um carro, são prestações a mais.
  14.  # 17

    Esses 1100 base são brutos ou líquidos? É que pode significar muito.. Caso não consigam angariar valor para a entrada, podem sempre ir à CGD e pedir informações sobre Leasing Imobiliário, que pode ser a vossa solução.
  15.  # 18

    1100 euros sao base na folha de ordenado... Mas ele por fora ainda recebe mais 200 euros...Mas esses para os bancos nao contam pois nao sao declarados...
 
0.0189 seg. NEW