Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Pretendo reabilitar uma moradia com (imagino eu), pelo menos 100 anos (encontramos moedas de 1920 nos buracos do soalho). A área a reabilitar por agora é de 120 m2, com 2 quartos, 2 casas de banho, uma cozinha e sala. Como não ando a nadar em euros, pretendo ir fazendo à medida que vou podendo.

Comecei a mostrar a casa a empreiteiros, para ter uma ideia dos trabalhos e custos, e deram-me 20.000 euros só para lintel de betão, com pilares e tal. Ora pilares exigem sapatas, e para pôr os pilares querem abrir buracos nas paredes em pedra, pois entre paredes no interior tem 5 metros.

A minha dúvida não haverá uma solução mais acessível a nível de custos? é que isto parece me uma solução um bocado "pesada", para além dos custos e de estar a abrir buracos em paredes de pedra com 100 anos...
      janela 1.JPG
      vista parede.JPG
      entrada principal actual.JPG
  2.  # 2

Comece pelo principio.. engenharia. Não são os empreitolas que se pronunciam sobre isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Francisco Ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pintomanuel
  3.  # 3

de resto isso não está com muito boa cara... As alvenarias, sendo estruturais, apresentam diversas patologias.
    Esqueça os empreiteiros e comece pelos projectos, pelo planeamento , pelos projectistas. Com o que os projectistas avaliarem e decidirem pede propostas para a obra.
    Concordam com este comentário: Francisco Ferreira
  4.  # 4

Boa tarde,

É sempre bom começar com perspectivas de custos, angariar observações e opiniões de artesãos e mestres que constroem.

Mas, eu aconselho dar uns bons passos atrás e planear um projecto de Arquitectura e de Especialidades, porque para construir é necessário legalizar antes a sua Moradia, tendo em conta as leis urbanísticas e do edificado enquadradas pelo Município que o representa.

Para tal, precisa de um técnico habilitado (arquitecto) e da vossa confiança, que não só legalize a Moradia, mas que faça um projecto de arquitectura que respeite o seu património e o seu terreno. - Pelo que vejo nas fotografias, a sua Moradia tem um potencial enorme e se me permite um conselho, devia respeitar as paredes de alvenaria de pedra, porque elas também são estrutura.

Boa sorte, para o novo projecto.
  5.  # 5

Boa noite

Agradeço as vossas intervenções, e após vários contactos com técnicos e empresas, penso que cada um sugere o material (betão, estrutura metálica ou madeira) com que se sente mais à vontade, e não o que é mais adequado. Posso estar a exagerar, mas é a sensação que me dá, daí vir aqui procurar alguns esclarecimentos.

No entretanto, recebi uma chamada de outra empresa que contactei e que trabalha com estruturas metálicas, e o engenheiro deles (sem ver a casa, só enviei fotos) sugeriu reforçar as paredes com perfis metálicos a substituir o lintel de betão, a aplicar no sentido maior e de fora a fora (55 metros) e na perpendicular (cerca de 6 metros) colocar, uns cabos? Varões?? (se bem entendi) aparafusados à estrutura metálica.

Esta hipótese agradou me mais devido a ter um custo muito mais reduzido, a ter muito menos impacto e conforme referiu muito bem o Francisco Ferreira, respeita as paredes de pedra.

Agora gostaria de saber as vossas opiniões
  6.  # 6

Em principio, irá sempre necessitar do lintel em BA. Mesmo com esses reforços metálicos.
    Mas isso é o projecto de reforço estrutural e o Estudo de vulnerabilidade sísmica que o Engenheiro de estruturas que contratar disser que terá de ser executado.
    Fora uma série de outros pormenores.
  7.  # 7

Bom dia,

Pois, o Pedro Barradas apontou um ponto fundamental, sobre a questão do Estudo de vulnerabilidade sísmica, como ainda o estudo do terreno, etc.
    Eu entendo a parte económica, mas eu sugiro sempre um investimento (extra) de contratar um técnico de Especialidades (engenheiro), que faça todos os cálculos e estudos de estabilidade, de águas, térmicos e acústicos, etc. para que num futuro não comecem a surgir patologias na Moradia.

A solução do aço, tem vantagens e desvantagens. A grande vantagem é o tipo de mão-de-obra e ainda por ser uma estrutura muito mais leve. - Por vezes faz-se uma cinta em torno do perímetro do imóvel e depois a estrutura metálica que é fundida a essa cinta. A cinta acaba por substituir o lintel-de-betão. - Sugiro que investigue o tipo de construção : Light Steel Frame.

0.0117 seg. NEW