Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

a minha companheira teve um percalço com uma moradia que possuía e foi penhorada pelo banco e no ano passado (2020) vendida por leilão eletrónico. A venda cobriu na totalidade o crédito que ainda existia não sobrando mais dinheiro.

A minha pergunta prende-se em como deve ser feita a alienação no IRS de 2021.
    Tendo sido vendido sem mais valias é necessário fazê-lo?
    Há alguma coisa a ter particular atenção?

Agradeço a ajuda, pois não percebo muito bem como funciona esta questão da alienação de imoveis.

Cumps
  2.  # 2

Sim, tem que declarar.

Por que motivo, não colocou a casa no mercado antes da penhora ter lugar?
    Desde que teve problemas em cumprir pagamentos até ao desfecho decorreu quanto tempo?
  3.  # 3

Comprou por quanto e vendeu (judicialmente) por quanto?

Se o valor da venda(judicial) foi mais alto que o valor de aquisição, vai pagar mais valias.
  4.  # 4

Vendeu em 2020?

Então ainda está abangida por esta excepção!

https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2020/12/10/45552-mais-valias-na-venda-de-casas-pagar-o-credito-a-habitacao-deixa-de-dar-isencao-de-irs

Ou seja tem que declarar mas não bem de pagar pela mais-valia se esta existiu.
  5.  # 5

Obrigado pelas respostas.

@Palhava, sim, foi vendida em março de 2020.
    Vou verificar os valores ao certo e ler sobre a exceção que mencionou.

Cumprimentos
  6.  # 6

Posso acrescentar que ã casa foi comprada em 2016 por 127.000 euros e o valor patrimonial era de 78.560
    Foi vendida em março do ano passado (2020) por 140.627,76 euros.
  7.  # 7

Têm que descontar o valor que devia ao banco.

Mas assim à primeira vista houve mais valia de 13.617,76€

(Lamento muito ter perdido a casa, mas porque razão não trataram de vender antes de ir para penhora? Quanto tempo demora um processo desses...desde que se deixa de conseguir pagar até ao momento do leilão?)
  8.  # 8

Também acho que para sair há uma protecção por estarmos em tempo de pandemia.
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaTêm que descontar o valor que devia ao banco.

Mas assim à primeira vista houve mais valia de 13.617,76€

(Lamento muito ter perdido a casa, mas porque razão não trataram de vender antes de ir para penhora? Quanto tempo demora um processo desses...desde que se deixa de conseguir pagar até ao momento do leilão?)

Foi numa relação anterior da minha companheira que envolveu violencia e ela teve que fugir de casa.
    No entanto, de referir que nós compramos no mês passado um terreno para construção. Pode ser usado como reinvestimento?
    Será para construir habitação própria permanente.
  10.  # 10

Colocado por: ajcvasconcelos

Foi numa relação anterior da minha companheira que envolveu violencia e ela teve que fugir de casa.
    No entanto, de referir que nós compramos no mês passado um terreno para construção. Pode ser usado como reinvestimento?
    Será para construir habitação própria permanente.

Se sobrou alguma coisa podem reinvestir todo esse valor no prazo de 3 anos em nova construção.

Vá a um contabilista.

0.0131 seg. NEW