Iniciar sessão ou registar-se
    • Nss
    • 16 junho 2022

# 21

Acendi o meu às 8h, cozinhei o almoço e a está hora ainda está com temperatura para fazer o jantar. Também está fissuras e não tenho problema com a areia.
    Se tivesse leca nunca teria esta temperatura a esta hora.
      119154A5-5069-45CC-A78A-E70060AD5F00.jpeg
  1.  # 22

Tem essa temperatura porque tem brasas, parece-me, lá dentro, e o termometro está mesmo a apontar para lá perto.

E como sabe se com leca não tinha essa temperatura? Os fornos, cada um é como cada um. Dependendo da construção uns aguentam mais temperatura, durante mais tempo que outros. Basta, por exemplo, ter o teto mais alto, já conserva mais calor. Eu com menos de meio carro de mão de lenha, asso 8 frigideiras de carneiro e quando estiver assado tenho de o tirar, senão esturra-se, para que quero mais?
  2.  # 23

Colocado por: DR1982E assa mais depressa, mas isso nem sempre é bom...

O isolamento quanto mais melhor, depois pões mais lenha ou menos para controlar a temperatura.
    Infelizmente o meu pai tem um forno desses mas só foi usado 1x 😟
  3.  # 24

Colocado por: DR1982E assa mais depressa, mas isso nem sempre é bom...
    não necessariamente , basta aquecer a uma certa temperatura e colocar a comida em que ele mantém a mesma temperatura muito mais tempo ... Depois de se afinar o forno e saber como trabalha nada como um forno super isolado e super eficaz acredita no que digo porque fiz um e posso garantir que depois de aprenderem a trabalhar com ele é qualquer coisa que poupa trabalho e tempo e sai sempre bem ...
  4.  # 25

O meu forno , construímos em casa dos meus pais , mostrei muitas mais fotos deste projecto que com medo de perder eficiência pelo desconhecimento em causa isolamos ao máximo ... Foi um grande pincel para aprender a usar isso , pedra pomes molhada , mas creio que depois de uns meses 3 ou 4 talvez mais o meu irmão ficou um mestre a trabalhar no inferno !!! Eu lembro-me dele fazer lume às 6 da manhã para fazer uma assado , é óbvio ... Hoje em dia 8h , 8.30 e já comes ao meio dia , podemos colocar a madeira que quisermos consoante a comida e saber quando está pronto para colocar a comida que não falha . Acendendo no domingo de manhã na quarta feira á tarde tem mais de 100º e no entanto só cozinhou a pouco mais de 250 ... Mas chega aos 600° numa pintarola 😂 , foi tudo um processo de aprendizagem espetacular , muito se riu !
      IMG_20190629_124723_1.jpg
      IMG_20190622_124342_6.jpg
      IMG_20190601_160336_8.jpg
      IMG_20190717_135043_6.jpg
      IMG_20190718_190635_5.jpg
      IMG_20190627_134014_0.jpg
    • Nss
    • 16 junho 2022

# 26

Colocado por: luisrdsTem essa temperatura porque tem brasas, parece-me, lá dentro, e o termometro está mesmo a apontar para lá perto.

E como sabe se com leca não tinha essa temperatura? Os fornos, cada um é como cada um. Dependendo da construção uns aguentam mais temperatura, durante mais tempo que outros. Basta, por exemplo, ter o teto mais alto, já conserva mais calor. Eu com menos de meio carro de mão de lenha, asso 8 frigideiras de carneiro e quando estiver assado tenho de o tirar, senão esturra-se, para que quero mais?

Acha que a leca tem a mesma densidade do que a areia? A capacidade de retenção de calor da areia faz com que passadas 10h eu ainda posso cozinhar outro naco de carne.
    No meu forno não se esturra nada, basta ter o cuidado de tapar o tabuleiro ou tacho com folha de alumínio.
    Hoje assei um naco de carne com 3kg, deixei selar a carne depois um pouco antes de queimar tapei e deixei cozinhar durante 3h ficou tenra que até me fez lembrar as sandes do Guedes 😀.
  5.  # 27

Colocado por: rafaelisidoronão necessariamente , basta aquecer a uma certa temperatura e colocar a comida em que ele mantém a mesma temperatura muito mais tempo ... Depois de se afinar o forno e saber como trabalha nada como um forno super isolado e super eficaz acredita no que digo porque fiz um e posso garantir que depois de aprenderem a trabalhar com ele é qualquer coisa que poupa trabalho e tempo e sai sempre bem ...
    Em casa dos meus avós tinha mos dois fornos, um era de barro e outro era noutro material, e a verdade é que o ue era de outro material apanhava mais a comida, tipo qieimava muito por fora e as vezes por dentro não assava bem, inclusive a comida ficava tipo com um vapor de calor nao sei explicar melhor, o que é certo é que o de barro era o preferido de todos
  6.  # 28

Colocado por: DR1982Em casa dos meus avós tinha mos dois fornos, um era de barro e outro era noutro material, e a verdade é que o ue era de outro material apanhava mais a comida, tipo qieimava muito por fora e as vezes por dentro não assava bem, inclusive a comida ficava tipo com um vapor de calor nao sei explicar melhor, o que é certo é que o de barro era o preferido de todos
    este nosso , só tem tudo a ver com barro ,o material interior é barro tijolo , a argamassa é na base de barro refratário , o tufo e pedra pomos tem um isolamento térmico do melhor ... Em relação a areia o tufo com pedra pomos não sei qual aguenta mais tempo o calor , mas a pedra pomos mais tufo aquece muito mais rápido e não sei se arrefece tão depressa nem se desde a temperaturas tão baixas , vou apostar que dois fornos um de areia outro de tufo o de tufo será um forno sempre mais quente á temperatura ambiente a qualidade hora do dia ...

0.0159 seg. NEW