Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sei que há já um topico com titulo sobre pisos para PRH, mas como é de 2017 e as nas ultimas páginas discute-se já outra coisa, decidi abrir tópico novo.

    Comprei casa já em construção (inicio) e uma das alterações que ainda me é permitida é "evoluir" de A/C para PRH.

    No entanto no caderno de encargos está: "soalho flutuante Finsa AC5 com 8mm".
    Não conheço o piso, e ainda não experimentei, mas queriamos evitar o "toque plástico do laminado" (não sei se é o caso), e por isso equoacionamos algo com revestimento de 3 mm em madeira nobre (ou lá o que é isso).

    Penso que é possível ter PRH com flutuante (poderá não ser tão eficiente, ou demorar mais a aquecer/arrefecer), mas imagino que haja algumas gamas e caracteristicas de flutuantes a evitar (e talvez não só por causa do PRH). Quais?

    Ceramico era algo que não tinha equacionado até agora (fora Cozinha e IS), mas estive a ver e alguns têm um aspecto "madeira" bastante bom, e imagino que com o PRH sempre ligado, a sensação de estar sobre o ceramico ao longo da casa seja bastante mais agradável. Mas imagino que a ideia não agrade de todo à SWMBO.

    Dito isto:
    Para uma area de 200m2, que alternativas (com um aumento máximo de orçamento de 20%) sugerem para que o PRH seja o mais eficaz possível.

    Obrigado
  2.  # 2

    O soalho com revestimento de madeira nobre designa-se multicamadas. É recomendado ser aplicado colado e não flutuante, o que encarece a solução. Se colocar cerâmico tenha a atenção que o PRH não estará sempre ligado (vai depender da temperatura da zona, se tiver termostatos) e como tal estará frio muitas vezes. Pessoalmente nunca optaria por cerâmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
  3.  # 3

    Colocado por: brunoaSe colocar cerâmico tenha a atenção que o PRH não estará sempre ligado (vai depender da temperatura da zona, se tiver termostatos) e como tal estará frio muitas vezes. Pessoalmente nunca optaria por cerâmico.


    tem a certeza do que disse?

    Creio ser com cerâmica que consegue melhor rendimento do PRH, e o mesmo é para funcionar em continuo.


    Colocado por: TheEmperor(com um aumento máximo de orçamento de 20%)


    isto é +20% em relação ao flutuante AC5? Fica difícil
  4.  # 4

    Colocado por: mfa17
    Creio ser com cerâmica que consegue melhor rendimento do PRH, e o mesmo é para funcionar em continuo.


    Vai aquecer as divisões sem parar? O PRH estará sempre ligado, contudo, só aquecerá o fluido dessa divisão, se a mesma estiver com uma temperatura abaixo da pedida. Se no termostato definir 21C, quando a temperatura dessa divisão atingir essa temperatura, o piso não aquece mais. Como a casa tem inércia e presume-se que seja bem isolada, a temperatura irá manter-se por um bom tempo (se assim não fosse gastaria uma fortuna). Passado um tempo não sentirá o chão quente mas a temperatura da divisão estará dentro do pedido. Aliás, se for cerâmico, mais rapidamente desaparece essa sensação. É mais rápido a aquecer, mas tb é mais rápido a arrefecer.
  5.  # 5

    o melhor material para transferencia termica é o C U na giria Cobre.
  6.  # 6

    uma coisa que passa despercebida a muitos, para haver transferencia de calor tem que existir diferencial de temperatura sendo quanto maior o diferencial maior a transferencia logo um sistema estudado e implementado para fazer coincidir a temp de produção próxima da temp ambiente consuante as necessidades do imovél vai ser o sistema mais eficiente de todos dispensando inclusive qualquer outro controle adicional de temp,

    o MFA pode comprovar isso mesmo.
    Concordam com este comentário: brunoa, mfa17
  7.  # 7

    Colocado por: mfa17




    isto é +20% em relação ao flutuante AC5? Fica difícil


    Não faço ideias de valores, mas em 200m2 se passarmos de 20€ para 24€ "é pacifico" se for de 20€ para 40€ já é uma história diferente.

    Um finsa AC5 de 8mm andará para que valores?
  8.  # 8

    "Ressuscitando" o tópico, que estamos quase na fase de ir escolher pavimentos.

    Havendo mais alguma folga orçamental, que piso recomendavam?
  9.  # 9

    Colocado por: TheEmperor"Ressuscitando" o tópico, que estamos quase na fase de ir escolher pavimentos.

    Havendo mais alguma folga orçamental, que piso recomendavam?

    Multicamadas colado sem sombra de dúvida.
    Mas a folga orçamental tem de ser grande relativamente á opção inicial que tinha. Estará sempre em valores entre os 80€/120€ m2 + Iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
    • DR1982
    • 21 setembro 2021 editado

     # 10

    Tente pelo menos chegar a um multicamadas aplicado em flutuante, embora nao seja a forma de aplicação ideal eu pessoalmente preferia flutuante multicamadas a flutuante laminado.
    Deve conseguir arranjar com 3mm a 30€ apenas o multicamadas
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  10.  # 11

    Não percebo nada (daí estar a perguntar :) )

    Posso ter o mesmo multicamadas em flutuante ou em colado? sendo o que muda é a forma de aplicar? O material do pavimento é o mesmo?
    E por ser colado fica (muito) mais caro por causa da mão-de-obra ou porque leva mais coisas?
  11.  # 12

    Colocado por: TheEmperorNão percebo nada (daí estar a perguntar :) )

    Posso ter o mesmo multicamadas em flutuante ou em colado? sendo o que muda é a forma de aplicar? O material do pavimento é o mesmo?
    E por ser colado fica (muito) mais caro por causa da mão-de-obra ou porque leva mais coisas?

    Basicamente, colado é sem dúvida a melhor opção principalmente se tiver PRH. É no entanto uma opção mais cara porque as colas são caras e a mão de obra é naturalmente mais cara também.
    É no entanto possível aplicar exactamente o mesmo soalho em sistema flutuante. Fica bastante mais em conta mas pessoalmente é uma solução a que só recorro em caso de grande aflição monetária por parte do nosso cliente uma vez que, é uma solução com muito menor valia se aplicada em cima de um PRH e o soalho fica também mais sujeito ás normais alterações higroscópicas da habitação.
    Se quiser ter um lamiré melhor, é uma questão de ver aqui no forum os tópicos da Fino Oficio. Ou em alternativa no Face ou no Insta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
  12.  # 13

    Muito obrigado.

    Eu não sou DO, por isso tenho que ver com o construtor qual a diferença de valores entre o colado e o flutuante.

    Alguma marca/gama de multicamadas que recomende?

    Ou algum flutuante laminado que fique "quase tão bem".
  13.  # 14

    Colocado por: TheEmperorMuito obrigado.
    Eu não sou DO, por isso tenho que ver com o construtor qual a diferença de valores entre o colado e o flutuante.

    Então é o quê ao certo?
  14.  # 15

    Comprei (fiz CPCV) casa já em construção, e uma das coisas que ainda posso mudar é incluir Anonimo18072022A e consequentemente (ou não) mudar o piso.

    Mas é negócio "preço chave na mão", por isso não tenho o orçamento (e mapa de quantidades) para do piso flutuante AC5 que está no projecto original; e os custos extra têm que ser confirmados com o construtor/vendedor.
  15.  # 16

    Colocado por: TheEmperorComprei (fiz CPCV) casa já em construção, e uma das coisas que ainda posso mudar é incluir Anonimo18072022A e consequentemente (ou não) mudar o piso.

    Mas é negócio "preço chave na mão", por isso não tenho o orçamento (e mapa de quantidades) para do piso flutuante AC5 que está no projecto original; e os custos extra têm que ser confirmados com o construtor/vendedor.

    Então é DO :)
  16.  # 17

    Colocado por: brunoaSe colocar cerâmico tenha a atenção que o PRH não estará sempre ligado (vai depender da temperatura da zona, se tiver termostatos) e como tal estará frio muitas vezes. Pessoalmente nunca optaria por cerâmico

    O cerâmico não é o melhor acabamento para o PRH? Agora fiquei confuso..
    • VXMC
    • 27 setembro 2021

     # 18

    Colocado por: JorgePereira
    O cerâmico não é o melhor acabamento para o PRH? Agora fiquei confuso..


    Qualquer acabamento é compatível com prh tem é de cumprir as recomendações do fabricante. No que o flutuante me diz respeito, a sensação de aquecimento/refrescamento pode é demorar mais tempo a ser sentida, mas que sente isso sente!
  17.  # 19

    Colocado por: VXMCQualquer acabamento é compatível com prh tem é de cumprir as recomendações do fabricante. No que o flutuante me diz respeito, a sensação de aquecimento/refrescamento pode é demorar mais tempo a ser sentida, mas que sente isso sente!

    Alguém tem feedback sobre cerâmico com PRH?
    • VXMC
    • 27 setembro 2021 editado

     # 20

    Colocado por: JorgePereira
    Alguém tem feedback sobre cerâmico com PRH?


    Eu tenho as 2 situações. Nos wc, que é onde tenho cerâmica, sinto mais rapidamente quer seja o aquecimento quer o refrescamento. No final a temperatura estabiliza mas demora mais tempo.

    O que posso dizer é que não tenho comparação a uma solução aderida de madeira ou multicamadas, mas diferença de preço dá para muitos kw de energia que possa ter de gastar para ter a temperatura desejada.
 
0.0147 seg. NEW