Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Procuro curso electricista residencial e telecomunicações em Barcelos.

    Só no IPCA tem um curso completo e é em Famalicão com notas de 12 mínimo para entrar, pelas medias que vi dos alunos.

    Eu tirando o 12 rvcc, saio com nota 10 o que é muito provável nao conseguir entrar.

    Já liguei para o iefp, escola prof braga, e pesquisei bastabte no google por cet e cesp e de electricista nao consigo encontrar nada, nem no iefp tem.

    Qual a diferença depois de tirar um curso, na prática, dum cet para um cesp?

    Tanto cet como cesp estão escassos, ou sou eu que nao estou a conseguir encontrar nada.

    Agradecia uma ajuda tanto no esclarecimento entre cet ou cesp na prática tanto como tirar pelo menos um CET em Barcelos, que me dê certificado para trabalhar na área.

    Ainda terei que tirar o 12 ano, mas isso posso fazer gratuitamente em Barcelos.

    Cumps
  2.  # 2

    Os CET - Cursos de especialização tecnológica, são uma especialização pós-secundária de nível 5 no quadro nacional de qualificações.
    Os CTeSP - Cursos técnicos superiores profissionais, conferem um diploma de técnico superior profissional, também de nível 5.

    Os CET começaram a ser lecionados nos politécnicos, com a duração de 1 ano, depois o ministério inventou os CTeSP com a duração de 2 anos e passaram a permitir às escolas profissionais darem os CET.

    Se o objetivo for aprender um conjunto de competências para desempenhar uma profissão, um CET é mais rápido.
    Os CTeSP tem a vantagem de dar equivalência a um conjunto de cadeiras caso queiram prosseguir os estudos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoP
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosOs CET - Cursos de especialização tecnológica, são uma especialização pós-secundária de nível 5 no quadro nacional de qualificações.
    Os CTeSP - Cursos técnicos superiores profissionais, conferem um diploma de técnico superior profissional, também de nível 5.

    Os CET começaram a ser lecionados nos politécnicos, com a duração de 1 ano, depois o ministério inventou os CTeSP com a duração de 2 anos e passaram a permitir às escolas profissionais darem os CET.

    Se o objetivo for aprender um conjunto de competências para desempenhar uma profissão, um CET é mais rápido.
    Os CTeSP tem a vantagem de dar equivalência a um conjunto de cadeiras caso queiram prosseguir os estudos.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MarcoP


    Não quero seguir nos estudos, quero tirar um curso de electricista e telecomunicações, é parabisso que cou fazer o 12 ano mais nada.

    Mas na prática, ni terreno eletricista tirado com um cet ou cesp é igual?
    Para arranjar emprego, é igual um ao outro?

    Cumps
  4.  # 4

    Mas existe cursos de eletricista em que nao precisa do 12 , os CET tem esse requisito , alias muitos ate lhe conferem o nivel 4 , procure cursos EFA deve ter algum perto de si mas agora os cursos estão todos pendentes por causa do covid , procure no Portal qualifica a oferta formativa , aconselho a escolher uma entidade privada a dar o curso financiado se tiver opção de escolha obviamente
  5.  # 5

    Colocado por: MarcoPMas na prática, ni terreno eletricista tirado com um cet ou cesp é igual?

    Dependendo das escolas o CET será muito mais prático o cesp mais teórico.

    Colocado por: MarcoPPara arranjar emprego, é igual um ao outro?

    Em principio valorizarão mais o cet por ser um curso mais prático

    O cesp são um engodo, na prática terá equivalência a 2 ou 2 cadeiras do 1 ano de um curso superior.
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Dependendo das escolas o CET será muito mais prático o cesp mais teórico.


    Em principio valorizarão mais o cet por ser um curso mais prático

    O cesp são um engodo, na prática terá equivalência a 2 ou 2 cadeiras do 1 ano de um curso superior.


    Então estava a desanimar porque um cesp no IPCA tinha que ter nota um pouco acima de 10, e teria que andar 2 anos, ja o cet é 1 ano certo?

    Nos cet tambem tem que se fazer estágio?
  7.  # 7

    Colocado por: MarcoPEntão estava a desanimar porque um cesp no IPCA tinha que ter nota um pouco acima de 10, e teria que andar 2 anos, ja o cet é 1 ano certo?


    tb é verdade que com o aparecimento dos ctesp o numero de cet que havia baixou bastante. Praticamente todos os cet que haviam nos politécnicos foram reconvertidos em ctesp e não abriram fora dos politécnicos um numero considerável de cets.

    segundo a dges existem 463 cet contra 892 ctesp.

    segundo esta lista só existem 2 cet na área da eletricidade e energia no pais todo, contra os 31 cet na área dos audiovisuais, os 35 na área do turismo e os 47 na área do desporto. Bolas fiquei depremido.
    • MarcoP
    • 9 março 2021 editado

     # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    tb é verdade que com o aparecimento dos ctesp o numero de cet que havia baixou bastante. Praticamente todos os cet que haviam nos politécnicos foram reconvertidos em ctesp e não abriram fora dos politécnicos um numero considerável de cets.

    segundo a dges existem 463 cet contra 892 ctesp.

    segundo estalistasó existem 2 cet na área da eletricidade e energia no pais todo, contra os 31 cet na área dos audiovisuais, os 35 na área do turismo e os 47 na área do desporto. Bolas fiquei depremido.


    Mesmo, eu andava todo entusiasmado, ia tirar o 12 ano e depois cursos nao faltavam.

    Agora deparo-me com o cesp que com poucos cursos de eletricistas so entram que tem boas médias.

    Ja os cet, ja vi essa lista e de rir.

    Espero não desistir, estou a ver se haverá alguma coisa em braga Aveleda.

    Obrigado

    Cumps
  8.  # 9

    Colocado por: MarcoPAgora deparo-me com o cesp que com poucos cursos de eletricistas so entram que tem boas médias.


    é a lei da oferta e da procura. Se só existem, por exemplo, 20 vagas e são 40 a concorrer, terá que haver algum critério de seriação.

    eles não entram só por tem boas médias, eles entram porque são os primeiros da seriação que é feita.

    já pensoU em ir para uma área afim de eletricidade e energia, como eletrónica e automação ? vi dois cet na lista ai no norte.
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    O cesp são um engodo, na prática terá equivalência a 2 ou 2 cadeiras do 1 ano de um curso superior.


    Porque diz que são um engodo? (Ou está a referir-se apenas aos de eletricidade?)

    Tirei um, em Programação de Sistemas de Informação e estou a terminar engenharia informática, e foi útil...
    • MarcoP
    • 9 março 2021 editado

     # 11

    Colocado por: pauloagsantos

    é a lei da oferta e da procura. Se só existem, por exemplo, 20 vagas e são 40 a concorrer, terá que haver algum critério de seriação.

    eles não entram só por tem boas médias, eles entram porque são os primeiros da seriação que é feita.

    já pensoU em ir para uma área afim de eletricidade e energia, como eletrónica e automação ? vi dois cet na lista ai no norte.


    É sempre uma mais valia, mas o que queria era eletricidade e telecomunicações.

    Eletricistas, picheleiros, pedreiros ganham bem mais que um salario mínimo.

    Veja esta lista duma escola da Maia, saidas

    https://www.ciccopn.pt/centro_qualifica.asp
  10.  # 12

    Colocado por: pivotPorque diz que são um engodo?

    Porque se o objetivo é a licenciatura, com mais 1 ano é licenciado. Porquê fazer 2 anos para apenas ter equivalência a 2 ou 3 cadeira e depois ainda ter que ir fazer mais 3 anos anos para a licenciatura?
  11.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Porque se o objetivo é a licenciatura, com mais 1 ano é licenciado. Porquê fazer 2 anos para apenas ter equivalência a 2 ou 3 cadeira e depois ainda ter que ir fazer mais 3 anos anos para a licenciatura?


    No meu caso, não consegui entrada direta para o curso de licenciatura, ainda tentei fazer os exames mas não estudava há algum tempo e acabei por tirar um belíssimo 8 a matemática :)

    E em outros casos de colegas que estudaram comigo, foi semelhante... Trabalhavam em outras áreas e quiseram tirar um curso e seguir depois a licenciatura.

    Parece-me bastante legitimo, para não falar que existem umas 7 equivalências (pelo menos no meu curso e instituição), que equivale a 1 semestre inteiro.

    E existem pessoas também que fazem um TESP para se especializarem um pouco mais e ter um estágio que eventualmente lhes arranje trabalho.

    Eu felizmente estou numa área que com ou sem curso, existe emprego, talvez a minha visão esteja também um pouco distorcida de toda algumas realidades.
  12.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Porque se o objetivo é a licenciatura, com mais 1 ano é licenciado. Porquê fazer 2 anos para apenas ter equivalência a 2 ou 3 cadeira e depois ainda ter que ir fazer mais 3 anos anos para a licenciatura?


    Mas concordo, se houver hipótese de fazer logo a licenciatura, é aproveitar!!
  13.  # 15

    Colocado por: pivotexistem umas 7 equivalências (pelo menos no meu curso e instituição), que equivale a 1 semestre inteiro.

    Sim, existem casos/cursos em que até pode ser benéfico
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilvaPorque se o objetivo é a licenciatura, com mais 1 ano é licenciado. Porquê fazer 2 anos para apenas ter equivalência a 2 ou 3 cadeira e depois ainda ter que ir fazer mais 3 anos anos para a licenciatura?


    porque nem todos tem notas para entrar nas licenciaturas. Continuamos a ter uma baixa taxa de adultos com curso superior e o numero de alunos que acabava o 12º ano não prosseguia estudos porque as notas não davam ainda era considerável. Então tiveram a "belíssima" ideia de criar os CTeSP em que o concurso é feito por cada instituição de ensino e não por um concurso nacional como nas licenciaturas. Isto aliado ao fato de algumas escolas colocarem poucos alunos em algumas licenciaturas funcionou como uma tabua de salvação porque passaram a colocar alunos pelo CTeSP e no final disso alguns passam para as licenciaturas.

    resumindo dantes tínhamos as licenciaturas com 5 anos e os bacharelatos com 3 anos, em que a argumentação era que os bacharelatos eram cursos mais práticos do que as licenciaturas.

    bolonha para uniformizar os graus em toda a europa, fez com que os bacharelatos acabassem e impos 3 anos às licenciaturas.

    e agora inventamos os CTeSP com 2 anos, com a argumentação de que são cursos mais práticos do que as licenciaturas de 3.

    Acho que no fundo gostamos é de ser diferentes dos outros
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • RUIOLI
    • 10 março 2021 editado

     # 17

    Curso de eletricista de uma empresa de formação da Guarda, espero que não seja á distância...

    https://ecif.pt/content/product/t-cnico-instalador-eletricista?fbclid=IwAR2_NHxJUGGyuxh-2ZBfNCddixSbO-ROZx0Jx-FoJ9z7mAf7xj1T7GWr3AQ
  15.  # 18

    Colocado por: pauloagsantos
    Acho que no fundo gostamos é de ser diferentes dos outros


    Não acho que seja verdade aquilo que tenha dito, de todo.

    Acho que só quem frequenta um curso CTeSP pode realmente falar. Visto de fora, ou é tudo igual, ou é tudo diferente, ou nada presta...

    Eu já tinha experiência na área da informática antes de entrar no curso, mas ainda assim achei que era uma formação profissional bastante boa para quem se estava a iniciar, dando boas e sólidas bases para quem quer seguir a área e o curso da licenciatura...

    Acho que veio facilitar o acesso à universidade, e isso é bom. (para quem realmente quer aproveitar)
  16.  # 19

    Já que estão a falar em cursos qual e a diferença entre um operador de eletrônicos e um técnico de eletrônicos
 
0.0223 seg. NEW