Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa noite!
    Alguém me consegue ajudar sobre esta praga!?
    Notei nestes bichos há 2 dias. Cheguei a pensar q era só pó, até ter ficado a olhar para aquilo pois era o 2º dia consecutivo q tinha “pó” no móvel.
    São coisas minúsculas, só se nota q é bicho quando se fica a olhar e nota-se q saem do mesmo sítio.
    O móvel é de madeira.

Já procurei na net e não sei como resolver isto, mas já borrifei tudo com insecticida e eles parece q gostam e fazem uma festa.

Preciso muito de ajuda.
    Há alguma forma de solucionar isto ou simplesmente faço um churrasco e uso este móvel para a fogueira??
      7683B520-1312-4AFB-AD3F-542D0C056CED.jpeg
      CE36D4A4-DC9F-48AC-A0D8-890029C2BEC9.jpeg
      4E12B9C7-915F-4E9A-A0BE-3EDDFBD48AF8.jpeg
    • zeto
    • 10 março 2021 editado

# 2

“Acarus siro Linnaeus” ácaro da farinha, significa que esse móvel encontra-se acima de 60/70% de humidade, pois estes bichos vivem de farinhas, etc.. e humidade/mofo, possivelmente o móvel encontra-se perto de alimentos tipo farinha, milho. para eliminar experimentar em pulverizar com vinagre, colocar um aquecedor no compartimento onde se encontra o móvel/colocar o móvel nos dias quentes a secar no exterior, até ficar completamente seco
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Quilleute
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio, xenter, m.martins, FMSilva
  2.  # 3

Colocado por: zeto“Acarus siro Linnaeus” ácaro da farinha, significa que esse móvel encontra-se acima de 60/70% de humidade, pois estes bichos vivem de farinhas, etc.. e humidade/mofo, possivelmente o móvel encontra-se perto de alimentos tipo farinha, milho. para eliminar experimentar em pulverizar com vinagre, colocar um aquecedor no compartimento onde se encontra o móvel/colocar o móvel nos dias quentes a secar no exterior, até ficar completamente seco
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Quilleute
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paio,xenter,m.martins,FMSilva

Obrigada, obrigada!!!!
    Vou tratar disso ainda amanhã! Pq sinceramente não sei o q fazer.
    Não tenho nada de comidas neste móvel, mas realmente o meu quarto é o q tem mais humidade da casa e como moro numa subcave, até é a divisão mais ao fundo sem uma janela. É impossível arejar e as próprias paredes estão negras e a cair.
    Mas isso são coisas a tratar quando começar o tempo a melhorar. Agora estes bichos não posso manter por aqui, q qq dia começam a aparecer em todo o lado da casa 😭
  3.  # 4

Limpe o móvel com óleo de cedro... Incluindo os ácaros. O óleo irá matar a bicheza... Pois irá colmatar os poros que possibilitam a respiração dos bichos.

Pelo que descreve tem aí muitos outros problemas que estão a potenciar essa e outras situações de insalubridade.

Edit: o móvel é de plástico e cartão e madeira moída... Não use o óleo.

Pode limpar tudo com vinagre de limpeza, veja, mas não entre em pânico. Limpe a casa e veja de onde provem a praga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FMSilva
  4.  # 5

Eu acho que já tive uma praga desse bicho também, na altura a minha despensa era dentro dos móveis da cozinha, um belo dia abro o açúcar e achei que estava diferente...todo o açucareiro estava minado e depois de ter visto o açucareiro reparei que todos os moveis onde tinha comida estavam minados bem como toda a comida que lá estava. Demorei mais de 1 mês a ver-me livre desse bicho, para alem de tudo o que era comida em plásticos e cartão que foi para o lixo, até no saco de comida da gata estavam, foi tudo fora. Limpei bem os moveis com vinagre, quase todos os dias durante mais de 1 mês, até que eles deixaram de aparecer. Ás vezes esses bichos vêm nos produtos que compramos, como são tão pequenos é difícil perceber e quando nos apercebemos já estão por todo o lado. Nunca mais os tive mas foi uma luta difícil. Atenção à comida de animal que tem ai por baixo do móvel.
    Concordam com este comentário: leoziper11
  5.  # 6

Por acaso não tem alimento para animais nesse movel ? No verão passado tive algo parecido e desbobri que vinha de um frasco de alimento para peixe que estava cheio dessa praga =)

0.0163 seg. NEW