Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá! Começo por dizer que este forum é o máximo... principalmente para quem não percebo nada do assunto...como eu.
    Vou construir uma moradia com algumas janelas (5) e grandes (3,5 x 2,60)...fora as mais pequenas. O Eng civil aconselhou-me technal com corte termico, ainda não tenho orçamento mas já sei que é estupidamente caro... e para não falar do valor das brizas solares...
    Alguem conhece alternativas?? estou aberta a sugestões..

Obrigado,
    Andreia
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 2

2.  # 3

Andreia,

isso do "estupidamente caro" é muito relativo pois normalmente paga a qualidade. Não quero com isto dizer que a Technal é a melhor solução do mercado, mas é mais caro comparado a...?
    Como quase todas as marcas a technal tem gamas mais caras e outras mais baratas.

Eu não vendo Technal, mas temos de ser justos!

Eu vendo um perfil de alumínio que é caríssimo, mas há quem o compre. Pode ser "estupidamente caro" para alguns, mas um bom investimento para outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ig13139
  3.  # 4

Olá... só me assustei com os valores...
    tenho 2 orçamentos: Navarra e technal. Quero aluminios e vidros c muita qualidade, tendo em conta que parte da minha casa é vidro.

Existem outras marcas equivalentes a estas? é que as minhas janelas são grandes (3,5 x 2,60)-
    •  
      MRui
    • 6 dezembro 2009 editado

# 5

Colocado por: ig13139Quero aluminios e vidros c muita qualidade

Schuco... muita qualidade e "inteligentemente" caro.

http://www.schueco.com/web/pt/particulares/produkte/gruende_fuer_schueco/materialien
  4.  # 6

alguem conhece distribuidores da marca Schuco proximo de santo tirso??
    • oleg
    • 6 dezembro 2009

# 7

procura outra soluçao - grupo sosoares. agora tem novo sistema de correr para grandes vaos http://www.grupososoares.biz/produto/OS/OS.html e deve ser mais barato do que Technal. PS. despacha-te com escolha, porque com novo lei de que entra em 1.02.2010 vai ser mais deficil ter janelas com grandes dimençoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ig13139
  5.  # 8

A Sosoares é fixe, pedi-lhes um orçamento em Setembro do ano passado e em Dezembro mandaram-me um email de boas festas.
    • naar
    • 7 dezembro 2009

# 9

Colocado por: PauloCorreiaA Sosoares é fixe, pedi-lhes um orçamento em Setembro do ano passado e em Dezembro mandaram-me um email de boas festas.

Acompanhado do orçamento?
  6.  # 10

oleg, a lei vai mudar??? sabes em que termos, ou o DL em questão? o meu Eng Civil nao me disse nada...

Obrigada pelo dica, vou entrar em contacto com o grupo SOSOARES
  7.  # 11

Colocado por: ig13139vou entrar em contacto com o grupo SOSOARES

Nesta altura??? se calhar já vai tarde para receber o postal de boas festas...:-)
  8.  # 12

Boa tarde,

encontrei algumas referências a perfis de alumínio da Arkial.

http://www.sapagroup.com/pt/Company-sites/Sapa-Building-System-Portugal/Produtos/Janelas-de-Batente/BXi/

Após pesquisa no fórum sobre Arkial, não consegui averiguar se a qualidade e/ou preço seria superior à Technal ou Extrusal.

Alguém tem opinião formada onde se pode enquadrar a Arkial nas restantes marcas de perfis de alumínio?

Obrigado
    • oleg
    • 7 dezembro 2009

# 13

Colocado por: ig13139oleg, a lei vai mudar??? sabes em que termos, ou o DL em questão? o meu Eng Civil nao me disse nada...

Obrigada pelo dica, vou entrar em contacto com o grupo SOSOARES

boa noite pode ler aqui http://www.lnec.pt/qpe/marcacao/marcacao_ce e agora todos os empresas de caixilharia vao ter que passar sertificados dos mesmos. e empresas que vendem os perfis tem caixilhos aprovadas pela LNEC com dimençoes redusidas, e para encontrar material para vaos grandes vai ser deficil, e mais janelas de batente de 3 ou 4 folhas vao desapareser do mercado ate um tempo que algum caixilheiro vai pagar os testes da LNEC para adquirir aprovaçao. boa sorte, e para espertos com postais de natal - vos tem que perir orçamentos a caixilheiros, e nao e a fabricas, porque eles so vendem os perfis e nao querem se encomodar. (trabalho nisto a 9 anos). obrigado
  9.  # 14

Já equacionou as janelas em PVC?
  10.  # 15

Olá Andrea...

Tive oportunidade de reparar em suas perguntas sobre caixilharia,e observei outros comentários,sou um profissional de há mais de 30 anos...e devo-lhe dizer que o Oleg está mais aproximado da realidade...
    Se pretender saber qual a melhor solução para a sua habitação;esqueça qualquer marca...é uma questão de adaptação à realidade que se encontra...tal como em primeiro lugar saber para que lado estão suas janelas(tipo sul,norte,etc...)altura para saber a pressão atmosférica etc...há também vidros que se adaptam às mais variadas circunstâncias,tais como vidros que retêm calor,que repelem,e com as duas funções,e dentro de cada tipo de vidro há também como o alumínio características mais e menos eficientes de acordo com o necessário...cada série das mais variadas marcas podem ou não ter solução.Assim conclui-se que não aconselho que solicite opinião a nenhuma marca;pois só querem vender o seu peixe,ainda por cima não percebem nada do assunto;não vale a pena falar com o seu engenheiro também porque ainda menos percebe;porque como deverá calcular não existem cursos para estas coisas...assim aconselho-a vivamente falar com alguém que nutra confiança e que trabalhe à muito tempo nisto,mas que seja inovador...
  11.  # 16

Boas

Se pretender saber qual a melhor solução para a sua habitação;esqueça qualquer marca...é uma questão de adaptação à realidade que se encontra...tal como em primeiro lugar saber para que lado estão suas janelas(tipo sul,norte,etc...)altura para saber a pressão atmosférica etc.

Qual é o efeito da pressão atmosférica neste caso?

cumps
    José Cardoso
  12.  # 17

Olá José Cardoso...

A pressão atmosférica pode ter variantes num caixilho tais como exemplo falta de inércia suficiente nos perfis que o compõem,suas capacidades que tem de aguentar pressões em Pascais;ou seja a velocidade do vento em km/hora que é exercida em kg.por metro quadrado do vão...se o caixilho estiver numa zona correspondente a menos de 5km.do mar por exemplo;ou nas ilhas e até no nordeste português(Bragança,Castelo Branco até cerca do centro de Portugal;)os caixilhos que estão nestas áreas devem ser contemplados pelo RSA,ou seja (regulamento de segurança e acções para estruturas de edifícios e pontes)assim terão que estar contemplados com perfis que obedeçam à resistência nesses pontos;ou seja que a flecha mínima terá que ter até 1/200 ao centro do perfil,ou seja que desta forma os vedantes continuem a exercer pressão sem qualquer abertura de brecha devido à pressão atmosférica e consecutivamente boa estanquidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oleg
  13.  # 18

Boas

Sr. Jorge Rocha

Ao ler o seu comentário (#15), nomeadamente

não aconselho que solicite opinião a nenhuma marca;pois só querem vender o seu peixe,ainda por cima não percebem nada do assunto;

...não vale a pena falar com o seu engenheiro também porque ainda menos percebe...

porque como deverá calcular não existem cursos para estas coisas...assim aconselho-a vivamente falar com alguém que nutra confiança e que trabalhe à muito tempo nisto,mas que seja inovador...

fiquei a saber:

1 - As marcas sabem mas não dizem (só querem vender o peixe)
    2 - O engenheiro nada percebe porque não há cursos para isto
    3 - Embora não haja cursos, quem trabalhar muito nisto fica a saber (só não sei porque é que estes que trabalham nisto há muito não hão-de estar igualmente a vender o peixe)

Confesso que abalou a minha confiança relativamente ao que julgava saber e por isso lhe pus a questão relativamente à pressão atmosférica. E aqui é que porca torce o rabo:

A pressão atmosférica pode ter variantes num caixilho tais como exemplo falta de inércia suficiente nos perfis que o compõem,suas capacidades que tem de aguentar pressões em Pascais;ou seja a velocidade do vento em km/hora que é exercida em kg.por metro quadrado do vão

A pressão atmosférica pode ter variantes num caixilho? Aguentar pressões em pascais? Sabe ao menos o que é um Pascal? Sabe que a pressão exercida é absolutamente independente da unidade em que é medida? Velocidade do vento que é exercida em Kg/m2?

se o caixilho estiver numa zona correspondente a menos de 5km.do mar por exemplo;ou nas ilhas e até no nordeste português(Bragança,Castelo Branco até cerca do centro de Portugal;)os caixilhos que estão nestas áreas devem ser contemplados pelo RSA,ou seja (regulamento de segurança e acções para estruturas de edifícios e pontes)assim terão que estar contemplados com perfis que obedeçam à resistência nesses ponto

Agora está a referir-se à quantificação dos efeitos do vento nas estruturas que depende da altitude, distância relativamente ao mar e do enquadramento local da construção - zona urbana, zona rural ou periferia de zona urbana. Contrariamente ao que diz em nenhum ponto do RSAEEP é feita qualquer referência ou comtemplação à classificação dos caixilhos ou outro material seja ele qual for. O RSAEEP "apenas" indica os métodos para o cálculo das solicitações a que estão sujeitas as construções e seus elementos.
    Concluindo: acredito que possa ser um profissional da área com muita experiência, mas meteu-se em terreno que nitidamente não conhece. E,para que conste, a influência que a pressão atmosférica tem no assunto resume-se à sua contribuição para o desenvolvimento dos fenómenos atmosféricos nomeadamente o vento e/ou a neve.

PS: Sou engenheiro, não tirei nenhum curso de caixilharias mas com o tempo também aprendo, como aconteceu consigo e com muitos outros.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 19

José Cardoso

Então se é engenheiro ainda não sabe que o RSAEEP adverte que se usem caixilhos adequados para determinadas rugusidades em portugal?
    Então consulte outravez o RSAEEP porque o sr.como a maior parte dos engenheiros cá em Portugal estão muito atrasados nesta matéria.
    Ou então consultam manuais desactualizados
    Pode crer que não me meti em terreno nenhum que não conheça;o sr.sim...consulte outravez e verá...
    Para que conste;a influência da pressão atmosférica cada vez tem mais importância para uma resolução mais eficaz nos caixilhos...
    O problema que nós temos é que nunca podemos estar desactualizados;e os srs.podem...
    Todos nós aprendemos;mas antes de observar o que os outros dizem;consulte bem os prospectos.
    Compreende-se agora o fundamento do que eu disse anteriormente de que é melhor consultar um caixilheiro e não um engenheiro que não entende do assunto.

Cumprimentos
    Jorge Rocha
  15.  # 20

Boas

Então se é engenheiro ainda não sabe que o RSAEEP adverte que se usem caixilhos adequados para determinadas rugusidades em portugal?

E em que artigo do RSAEEP é dito isso? E não vale dizer que não tem o regulamento à mão.

Então consulte outravez o RSAEEP porque o sr.como a maior parte dos engenheiros cá em Portugal estão muito atrasados nesta matéria. Ou então consultam manuais desactualizados

Acabei de o fazer. Ou será que foi actualizado ontem?

Para que conste;a influência da pressão atmosférica cada vez tem mais importância para uma resolução mais eficaz nos caixilhos...

A pressão introduzida pela variação da pressão atmosférica é insignificante perante a introduzida pela acção do vento. Justamente por isso o RSAEEP não faz referência à pressão atmosférica.

Também acho que é sempre bom consultar quem sabe.

cumps
    José Cardoso

PS: fico À espera do "tal" artigo.

0.0186 seg. NEW