Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Foram feitas obras de renovação numa moradia e terminadas em agosto 2020. Parte da casa manteve-se com paredes em tijolo "burro". A este tijolo corresponde a fachada da frente, uma parede que dá para o exterior (afectada com salitre) e algumas paredes interiores.

    - A tal parede que dá para o exterior foi apenas picada e colocado um reboco pronto e dada uma pintura (exterior). No interior foi picada, rebocada, estucada e pintada. Nao foi feito qualquer perimetro de drenagem. Começam a surgir indício ainda junto ao chão de humidade. O estuque está completamente molhado num dos cantos.

    - A fachada frontal também em tijolo burro levou um perimetro de drenagem (tubo e manta geotextil) entre 50-70cm a baixo do chão e apenas notei um pouco de salitre(5-10cm acima do rodapé) num canto de uma parede interior que junta a esta fachada.

    - Esta parte antiga tem as fundações feitas numa mistura de pedra que calculo estar em contacto directo com a terra e dai o problema, acrescido a ser uma zona bastante húmida e várias casas do bairro têm salitre (talvez linhas de águas)

    A questão que coloco é a solução para a parede exterior de fazer um perimetro de drenagem? Mesmo que impeça a parte lateral da fundação de receber humidade parece-me que mesmo por baixo dela o problema vai continuar a ocorrer.

    Outros pontos que calculo não ajudarem a prevenir a humidade na parede exterior, são a qualidade da tinta duvidosa, poucas demãos (2x talvez com o primário), qualidade do reboco (calculo que tijolo de burro deva levar um reboco à base de cal?), falta de primário anti-salitre no exterior e interior? O muro da casa apresenta algumas rachas na união com o canto afectado mencionado em cima (tenciono resolver o mais rapidamente)

    Agradecia opiniões e ajudarei a esclarecer dúvidas caso o problema não esteja bem exposto
  2.  # 2

    Colocado por: MiguelMPAgradecia opiniões

    Problemas de humidades ascendentes devem ser analisados caso a caso. Existem uma série de condicionantes que podem ter influência.
    Pelo que descreve as obras de renovação não tiveram isso em conta. Teve algum tipo de acompanhamento técnico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelMP
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaem uma série de condicionantes que podem ter influência.
    Pelo que descreve as obras de renovação não tiveram isso em conta. Teve algum tipo de acompanhamento técnico?


    Sim houve acompanhamento técnico mas a própria drenagem da frente foi exigida por mim por ter visto a humidade nas paredes no exterior depois de terem sido picadas. A parte lateral nunca cheguei a ver como estava e seria/será uma obra mais complicada por envolver passeio exterior e quintal do vizinho
  4.  # 4

    Colocado por: MiguelMPSim houve acompanhamento técnico mas a própria drenagem da frente foi exigida por mim

    Ou seja, desvalorizaram essa questão da prevenção.
    Se o seu problema for apenas no interior da habitação pode tentar escondê-lo. Se por outro lado quezer igualmente resolver o problema na face exterior das paredes pode ser mais complicado.
    Os pisos não estão afetados tb por essa humidade?
  5.  # 5

    Se por outro lado quezer igualmente resolver o problema na face exterior das paredes pode ser mais complicado.

    Sim a ideia é mesmo resolver o problema ou atenuar o máximo possível sem esconder para já.

    Os pisos não estão afetados tb por essa humidade?

    Que seja vísivel para já não e o chão dessa divisão afectada é flutuante.

    Só fazer uma nota que para já ainda não tive o "descolar" da tinta típico da salitre. Calculo que aparecerá quando secar mais. Apenas notei um bolor extremo nos rodapés e por trás deparei-me com o estuque completamente humido. Fica uma foto do canto mais afectado. À esquerda (menos húmido) é a parede da fachada da frente com drenagem e na direita (mais húmido) a parede sem drenagem exterior.
      canto_humidade.jpeg
  6.  # 6

    Esse flutuante tem os dias contados caso não resolva a situação.
    Se possível tente contratar alguém com experiência na resolução deste tipo de patologias para in loco fazer um diagnostico da situação.
    Em função desse diagnóstico e das propostas de resolução depois decida qual a mais favorável
    Concordam com este comentário: MiguelMP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelMP
  7.  # 7

    Esse flutuante tem os dias contados caso não resolva a situação.
    Se possível tente contratar alguém com experiência na resolução deste tipo de patologias para in loco fazer um diagnostico da situação.
    Em função desse diagnóstico e das propostas de resolução depois decida qual a mais favorável

    Concordo absolutamente e já comecei a contactar algumas pessoas para me virem dar uma opinião e soluções. Decidi expor aqui o problema mesmo para saber que outras opiniões diferentes ou na mesma linha poderia ter. Obrigado pelos comentários!
  8.  # 8

    Colocado por: MiguelMPDecidi expor aqui o problema mesmo para saber que outras opiniões diferentes ou na mesma linha poderia ter.

    Fez bem, mas as opiniões que aqui terá serão sempre sem conhecimento da realidade pelo que podem nem ser as mais adequadas á sua situação.
    Se dicidir partilhar as opiniões que já teve de quem visitou a obra pode ser mais fácil opinar ou pelo menos alerta-lo para uma ou outra situação menos bem resolvida ou esclarecida
    Concordam com este comentário: MiguelMP
  9.  # 9

    A causa mais comum do chamado “salitre” são as humidades ascendentes.
    Falta de impermeabilização das zonas enterradas, incorreta drenagem, elevada porosidade do betão e de outros elementos da construção são fatores que potenciam este fenómeno.
    A crescente estanquidade e aquecimento dos nossos espaços habitacionais são igualmente condições que vêm agravar esta patologia.
    Para tentar minimizar este problema existem várias soluções, contudo, esta devem garantir pelo menos quatro condições:
    – Compensação da pressão do vapor, para que a humidade ambiente e residual não penetre nos rebocos;
    – Isolamento térmico, para que haja um corte térmico entre o ambiente e a parede;
    – Impermeabilização, para garantir que a humidade que está no suporte não se manifesta no novo acabamento;
    – Estabilidade dimensional, para que não sofra variações de dimensão nem com a temperatura, nem com a humidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelMP
  10.  # 10

    Obrigado mais uma vez, assim que tiver propostas de solução irei partilhar aqui.
 
0.0147 seg. NEW