Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde amigos do forum.
    Peço desculpa se efetivamente a minha questao não se coaduna nesta categoria mas apelo á vossa atenção e compreensão.
    O que aqui me traz é uma duvida que tem a ver com a importancia a pagar +/- em eletricidade.
    Tenho um termoacumulador de 300Lts com a possibilidade de ser ligado a paineis solares,fogão a lenha e eletricidade atraves de resistencia.
    Ate agora a agua e aquecimento de casa era proporcionado pelo fogao a lenha mas com o surgimento eminente da Primavera/Verão e como ainda nao tenho paineis solares estou a pensar ligar o referido termoacumulador a resistencia eletrica de 1500W.
    A minha duvida refere se ao facto de ser preferivel ligar a resistencia de 1500W +/- 3 horas por dia para aquecer os 300Lts de agua ou manter sempre ligada a resistencia e assim vai aquecendo a agua conforme a descida de temperatura da mesma.
    Devo contudo informar que tenho 2 paineis fotovoltaicos e que é uma ajuda para minimizar o gasto com a resistencia dos 1500w.
    Melhores cumprimentos
    Joao Araujo
  2.  # 2

    Colocado por: jomecaarDevo contudo informar que tenho 2 paineis fotovoltaicos e que é uma ajuda para minimizar o gasto com a resistencia dos 1500w.


    provavelmente as arcas, frigorificos, box e todos os aparelhos que estão ligados em casa acabam por consumir o que esses painéis consomem.

    ligar a resistência elétrica todo o dia sem o apoio dos painéis solares deve dar um estoiro na conta da luz.

    por outro lado aquecer 300litros de água para uma pessoa tomar banho tb é disparate.

    eu despachava-me era a instalar os painéis solares.
  3.  # 3

    Fazendo contas de física, se tiver uma massa de 300kg de água e uma resistência de 1500W precisa de 9h para aquecer a água de 15ºC para 55ºC

    Essa resistência é muito fraca para tanta água, as resistências para 300L costumam ser de 3000W
    • SrR
    • 11 março 2021

     # 4

    1,5kw chega ate porque a resistência deve se situar a meio do depósito
  4.  # 5

    Boa tarde a todos que opinando sobre o assunto so tentaram de cerfteza tirarem me algumas duvidas, no entanto a empresa que instalou o termoacumulador fez um pseudo estudo e se ligar o termoacumulador a resistencia todos os dias 3 horas/dia ao fim do mês pagaria 18€ o que eu nao acho exagerado!
    Continuo com a duvida se, independentemente estar a gastar dos paineios fotovoltaicos arca frigorifico placa de induçao, é preferivel estar ligada (a resistencia de 1500W)24 horas ou so 3 horas por dia, ou seja ha quem diga que é preferivel estar sempre ligada e assim fico na expetativa qual a melhor soluçao!
    Cumps
    Joao Araujo
  5.  # 6

    Com 3h por dia nunca vai ter água quente para banho.

    300l é água para 4 a 6 pessoas, é o caso?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Boa tarde Sr RicardoPorto sim efetivamente é para 4 pessoas.
    Vou ter de estudar qual a melhor soluçao, eventualmente ter sempre ligado como se de um cilindro dos antigos de parede se tratasse!
    Cumps
    João Araújo
  7.  # 8

    regule a temperatura do termostato da resistência de apoio para os 50ºC e deixe estar a resistência ligada somente antes ( umas 6 horas antes pelo menos e durante o horario estimado habitual - 1500W para um volume de agua de 300l, é muito pouco, nunca mais. se ao menos tivesse já o apoio de colectores solares ou outra fonte de energia....
  8.  # 9

    Resumindo penso que depois de tudo que li serã melhor continuar com o sistema de gas (esquentador) que era coisa que queria acabar em casa, ou seja queria deixar de ter gas em casa porque e sempre um eventual perigo!
    Cumps
    Joao Araujo
  9.  # 10

    Não tem melhor que gás !

    Não compensa mesmo nada ter um acumulador de 300L dependente nfe resistência elétrica
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoNão compensa mesmo nada ter um acumulador de 300L dependente nfe resistência elétrica

    Exacto, isso é palérmice...
    Aqui para 4 um de 75l tem cegado. o de 100l, é mais à fata. e semrpe com termostatica e baixo caudal no banho e banhos curtos. é uma maneira de disciplinar, mas não permite mais do que 3 banhos curtos seguidos.
    Mais uma vez terá de imperar a disciplina nisto.
  11.  # 12

    Colocado por: jomecaarempresa que instalou o termoacumulador fez um pseudo estudo e se ligar o termoacumulador a resistencia todos os dias 3 horas/dia ao fim do mês pagaria 18€

    num deposito de 300l, esqueça!!!.Se num de 75/100l sem haver banhos diários, contava com cerca de 1€/dia, portanto faça as contas.
    • SrR
    • 11 março 2021

     # 13

    Colocado por: SrR1,5kw chega ate porque a resistência deve se situar a meio do depósito
  12.  # 14

    Boa noite SrR
    1,5Kw por dia ou por 3 horas por dia?
    Cumps
    Joao Araujo
    • SrR
    • 11 março 2021

     # 15

    Sao banhos seguidos?
  13.  # 16

    Não amigo SrR, são espaçados tipo 2 banhos a noite e um banho de manha!
    Cumps
    Joao Araujo
 
0.0182 seg. NEW