Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a remodelar um quarto para o novo membro da família que está a chegar, onde meti teto falso e abri roço para trocar o estore de fita manual para motor.

    A casa não tem pré-instalação de AC e queria, já que estou a mexer, deixar pronta a pré-instalação para o referido quarto e o quarto do lado. Os quartos têm 12 e 14m2.
    O que pensei era abrir o roço todo pelas paredes deste quarto para passar todos os tubos e para o quarto do lado apenas abrir onde vai levar a máquina interior. O sistema seria multisplit 2x1. A ideia é mexer o menos possível no quarto do lado.

    A máquina exterior seria para ficar no chão da varanda, pois não gosto nada de ver as máquinas penduradas na fachada. A casa já não é um ícone de beleza e com estes aparelhos então... A varanda tem toda a largura da casa, cerca de 8 metros, e quase não é usada por isso seria o ideal.

    Este trabalho correndo bem, será para daqui a algum tempo repetir nos outros dois quartos que têm disposição idêntica.

    Gostaria, se me puderem ajudar, de saber se o que estou a pensar está correto.
    Iria então abrir um roço de perto do teto até perto do chão, que seguiria até à parede exterior e sairia para a varanda.
    Tubagem julgo que seja isto:
    2 pares de tubo A/C 3/8" e 1/4"
    2 tubos 20mm para ligação elétrica da máquina exterior com as interiores (estou a pensar usar tubo ERM ou ERFE)
    1 tubo de condensados (aqui estava a pensar meter apenas 1 tubo, e onde os tubos das saídas das máquinas interiores se encontrassem meter uma união para o tal tubo)
    1 tubo para passar cabo elétrico para a máquina exterior (a alimentação seria derivada de uma tomada que tenho perto)

    Dúvidas que tenho:

    A que altura do teto devo deixar a tubagem?

    Pelo caminho do roço deverei encontrar um tubo de eletricidade, é normal passar esta tubagem por trás desse tubo?
    Ao passar da parede exterior para a interior há um canto, sendo que o tubo fará uma curva de 90º (ou quase), haverá problema com esta curva? Como poderei curvar os tubos de ac?

    Há mais alguma coisa que não estou a ter em conta?

    Cumprimentos.
 
0.0069 seg. NEW