Iniciar sessão ou registar-se
    • Zecter
    • 13 março 2021 editado

     # 1

    Hoje fui dar uma mao a um amigo que que teve um problema numas cablagens de um audio porteiro por causa dumas obras e fiquei intrigado ca com uma coisa.

    Os telefones e a placa exterior sao alimentados a 12vdc, no entanto a placa exterior tem conectada uma fechadura eletrica que na bobine tem um autocolante a dizer 12vac, o que é certo é que quando no telefone se carrega no botao da fechadura a mesma destranca..

    Ora daquilo que eu sei, se a placa tem 12vdc a fechadura ao ser AC nao devia funcionar.. o que é que me dizer que me escapou pelo caminho? Aaa podia eventualmente existir uma outra fonte ac a alimentar a fechadura, que apenas funcionava por meio do rele da placa exterior, mas nao é o caso...
  1.  # 2

    alguns sistemas de porteiros trabalham com DC para voz e audio e AC para chamada e trinco, deve ser um destes casos.
    •  
      sousal
    • 15 março 2021 editado

     # 3

    Lei de Lenz: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Lenz

    Em electromagnetismo a denominação da corrente é "induzida" pois causa uma indução magnética o que provoca o deslocamento de um corpo metálico, ora se a corrente induzida é continua provoca uma deslocação inerente se for alternada o resultado é uma vibração ou seja várias deslocações que mesmo assim permitem abrir o trinco.
      bobinas-lei-de-lenz(1).jpg
  2.  # 4

    Colocado por: jorgealvesalguns sistemas de porteiros trabalham com DC para voz e audio e AC para chamada e trinco, deve ser um destes casos.

    Eu nao encontrei nenhum manual nem quase nada sobre aquele audioporteiro no entanto nas descrições que encontrei nas lojas online que ainda tem a venda diz que para o trinco usa corrente dc.



    Colocado por: sousalLei de Lenz:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Lenz

    Em electromagnetismo a denominação da corrente é "induzida" pois causa uma indução magnética o que provoca o deslocamento de um corpo metálico, ora se a corrente induzida é continua provoca uma deslocação inerente se for alternada o resultado é uma vibração ou seja várias deslocações que mesmo assim permitem abrir o trinco.
      bobinas-lei-de-lenz(1).jpg


    Ou seja pouco importa se a bobine da fechadura é ac ou dc que vai funcionar?

    Ja agora aproveito para perguntar, e se no caso fosse a placa em ac e o trinco em dc, aplica,se a mesma situação? Obrigado
  3.  # 5

    Pouco importa sim, alguns trincos de corrente continua (DC) têm um rectificador mas muito poucos, que conheça só os electrónicos. Na maior parte das vezes o que vocês ouvem nas portas dos prédios é um vibrar, noutros casos somente um "tik".
  4.  # 6

    Fechaduras que só destrancam:
      30E10.jpg
      unnamed.jpg
  5.  # 7

    Fechadura de pistão, sempre em DC porque invertendo a polaridade tranca ou destranca:
      544771_3_fechadura-de-seguranca-electromecanica-de-pistao-yb-200-led.jpg
      05a2b2bb048521bed48b4e97e7863563-500x500.jpg
  6.  # 8

    Colocado por: sousalalguns trincos de corrente continua (DC) têm um rectificador
    se for bobine solenoide somente funciona em AC,
    as bobines em ligação DC precisam de um diodo montado invertido para "escoar" a corrente inversa produzida pela bobine quando retira a corrente DC
  7.  # 9

    Colocado por: jorgealvesse for bobine solenoide somente funciona em AC,
    as bobines em ligação DC precisam de um diodo montado invertido para "escoar" a corrente inversa produzida pela bobine quando retira a corrente DC

    Nos trincos não precisa, nos relés é conveniente. Mas pode colocar que eu não me importo ! :)
 
0.0150 seg. NEW