Iniciar sessão ou registar-se
    • NRG
    • 14 março 2021 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Pretendo fazer um levantamento de terrenos agrícolas, apenas identificar os marcos para futuramente haver um registo e me relembrar das extremas. Para o efeito estava a pensar usar um GPS Garmin, modelo eTrex 10 ou eTrex 20, pergunto se sabem se estes modelos servem para o efeito ou haverá algum melhor mas dentro do mesmo preço.

    Muito obrigado!
  1.  # 2

    Faça isso com um topógrafo, e respetivo termo de responsabilidade para ter validade.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 3

    Esses GPS têm normalmente um desvio elevado que pode ir desde 2 a 15 metros. Não são de todo aconselhados. Tem que ser um GPS centímetrico calibrado e com ligação em tempo real a estações base RTK. São equipamentos de milhares de euros.

    Tem que pedir serviços a um topógrafo.
    • NRG
    • 14 março 2021

     # 4

    Os GPS que referi podem ter um erro desde 2 a 15 metros? Então se calhar mais vale fazer com o smartphone, porque dizem exatamente o mesmo.

    O objetivo não é ter custos neste levantamento, apenas fazer uma base de dados pessoal para ficar guardada e futuramente me servir dela. Apenas para me relembrar um dia mais tarde, caso seja necessário, daí não haver problemas na precisão não ser 100%.

    Contudo, pessoalmente penso que os aparelhos que indiquei são mais aconselhados do que uma aplicação no smartphone, fico à espera de novidades.

    Obrigado!
  3.  # 5

    Esqueça.


    Colocado por: NRGContudo, pessoalmente penso que os aparelhos que indiquei são mais aconselhados do que uma aplicação no smartphone,

    Isso depende da qualidade do Chip GPS do seu telefone. ( o do meu, por acaso é muito bom) mas conte sempre com os erros de posicionamento já referidos.
  4.  # 6

    Colocado por: NRGO objetivo não é ter custos neste levantamento

    Ok.
    • NRG
    • 14 março 2021

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEsqueça.



    Isso depende da qualidade do Chip GPS do seu telefone. ( o do meu, por acaso é muito bom) mas conte sempre com os erros de posicionamento já referidos.


    Não me importo que esses erros existam, aliás já estão a contar com eles. Contudo, a minha dúvida é se comprar algum dos GPS's que referi anteriormente os poderei reduzir.

    Basicamente o que está a dizer é: GPS por smartphone ou GPS da Garmin, vai dar tudo ao mesmo...
    • NRG
    • 14 março 2021

     # 8

    Colocado por: brunomrosa
    Ok.


    "OK" ajudou bastante, é topógrafo é isso? Penso que este forum é para esclarecimento de dúvidas e ajuda, não influenciar alguém a adquirir serviços.
    • eu
    • 14 março 2021

     # 9

    Colocado por: NRGBasicamente o que está a dizer é: GPS por smartphone ou GPS da Garmin, vai dar tudo ao mesmo...

    Sim.
  5.  # 10

    Colocado por: NRG

    "OK" ajudou bastante, é topógrafo é isso? Penso que este forum é para esclarecimento de dúvidas e ajuda, não influenciar alguém a adquirir serviços.


    Não, estava só a dizer que se o objetivo é não gastar dinheiro, tudo bem.

    Não sou topógrafo.
  6.  # 11

    Colocado por: NRG

    "OK" ajudou bastante, é topógrafo é isso? Penso que este forum é para esclarecimento de dúvidas e ajuda, não influenciar alguém a adquirir serviços.


    Vá com calma.
    Em nenhum momento do seu post original mencionou que não queria ter custos ou que a precisão não era problema.

    Se o tivesse mencionado, tinha-lhe dito que um smartphone fazia o serviço.

    Não, também não sou topógrafo. Mas gosto de aconselhar bem quem pede ajuda.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  7.  # 12

    A questão é que se é para precaver situações de alterações dos marcos ou limites de propriedade, com um levantamento topográfico fica com isso certinho e com validade legal para todos os efeitos, e será necessário para efeitos de registo.

    Se é só para apontar a nível recreativo e para consumo interno, o telemóvel deve servir...

    Não servirá para efeitos de registo legal.
    Concordam com este comentário: nnsantos
  8.  # 13

    Depois tente sobrepor as coordenadas que tirar, com o Google earth. e veja as discrepancias.
  9.  # 14

    Não gaste 100 euros a comprar esses GPS.
    Provavelmente um tlm recente da-lhe melhores resultados, no entanto não são adequados ao que pretende.
    De que lhe vale levantar umas coordenadas GPS , se um dia precisar , a localização pode ser onde está ou 10 metros para cada lado, que é o mesmo que dizer , que tem um erro de 400 m2 ou mais ..?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • SACS
    • 14 março 2021

     # 15

    Por acaso também é um assunto que já foi por mim esmiuçado...
    Resultado final, levantamento topográfico com cordenadas GPS.
    Não fica propriamente barato, mas é o mais fiável possível.
  10.  # 16

    Se só forem 4 pontos fica barato
  11.  # 17

    ... mas qualquer levantamento topográfico é georreferênciado, não é isso que o torna mais caro.
    •  
      aacc
    • 14 março 2021

     # 18

    Por um levantamento topográfico de 1,5Ha, paguei 500Euros.

    Achei normal, dado o trabalho que aquilo dá.
  12.  # 19

    Levantamento topográfico, ou levantamento de limites ?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RicardoPorto
    •  
      aacc
    • 14 março 2021

     # 20

    Colocado por: aaccPor um levantamento topográfico
 
0.0230 seg. NEW