Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Vou iniciar construção de moradia a qual já tenho um empréstimo bancário aprovado. No entanto, tenho um apartamento que também tenho um empréstimo bancário e este indica no contrato como habitação própria permanente.
    O empréstimo bancário que contraí para a construção da moradia também indica habitação própria permanente.
    Não estou a entender muito bem, mas sei que não pode haver duas habitações próprias permanentes, embora a da construção ainda não posso lá morar e o apartamento será vendido quando a moradia estiver concluída.
    Alguém passou por esta situação? O banco altera o apartamento para habitação secundária? Seria terrível pois alterava todas as condições e spreads.
    No novo empréstimo não fala nada sobre o apartamento que já tenho e são ambos no mesmo banco.
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: _Anisa_Seria terrível pois alterava todas as condições e spreads.

seria ou será?

não vejo forma de fugir a isto. o banco vai descobrir.
  3.  # 3

O banco é o mesmo nós dois empréstimos. No entanto no primeiro ano da construção não posso morar na moradia pois ainda está em construção, como pode isso ser considerado habitação própria permanente?
  4.  # 4

Colocado por: _Anisa_O banco é o mesmo nós dois empréstimos. No entanto no primeiro ano da construção não posso morar na moradia pois ainda está em construção, como pode isso ser considerado habitação própria permanente?

Anisa, pode ter os empréstimos que bem quiser, desde que a sua taxa de esforço o permita. Agora as condições para os créditos para habitação própria são uns e para habitação secundária são outros.

Pode dar as voltas que quiser, mas só pode ter a habitação permanente num deles, pelo que o banco ao descobrir vai alterar as condições do crédito para o outro. Se isso demora, semanas, meses, ou anos é que não sei dizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: _Anisa_
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantosnão vejo forma de fugir a isto. o banco vai descobrir
    Se continuar a pagar certinho, banco não altera as condições. Pelo menos foi o que me indicaram no banco.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  6.  # 6

O banco não altera as condições do crédito. Pelo menos comigo não alteraram e os créditos sempre foram na mesma agência.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  7.  # 7

O banbo apenas vai mudar a finalidade do ch atual para hab secundaria qd contratar o ch à construcao.
  8.  # 8

Quando altera para habitação secundária o apartamento altera o spread, esse é o problema.
    Embora ainda não possa viver na nova habitação própria permanente, faz sentido? Não deveria haver um período de carência enquanto se constrói?
  9.  # 9

Colocado por: _Anisa_Quando altera para habitação secundária o apartamento altera o spread, esse é o problema.

Não complique, a alteração de sua morada fiscal será no final da moradia construída, nessa altura informa as finanças. Ao banco não tem que dar informação nenhuma, só tem que pagar as mensalidades a tempo e horas.
    Só poderá ter um problema com as finanças se a escritura do apartamento tiver menos de 6 anos, vai ter que devolver ás finanças parte do valor de IMT que beneficiou por ser para HPP.
    Concordam com este comentário: _Anisa_

0.0151 seg. NEW