Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Em breve vou mudar-me para uma casa nova , que vai ter bomba de calor para aquecimento da água e também AC para frio e quente.
    Para lá disto mais 2 carros eléctricos que vão carregar apartir das 21H .
    A casa será 100% eléctrica .
    Somos duas pessoas.
    Alguém por experiência tem ideia qual a potencia que será necessária e qual o melhor tarifário/operador?
    Já agora que tipo de valores mensais posso contar?
    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Os carros elétricos têm mesmo de carregar a partir das 21h? É que o cenário melhor para o carregamento dos veículos é a partir das 22h no ciclo bi-horário diário.
    Primeiro é necessário saber que tipo de instalação a casa nova tem. É trifásica ou monofásica? Os carros suportam que tipo de carregamento?
    Com uma boa gestão das cargas penso que 6,9kVA monofásicos poderão ser suficientes (conheço várias pessoas nessas condições), ou então quanto muito 10,35kVA. A maneira ótima de conjugar o carregamento dos carros com a casa é ter um carregador regulável que "lê" o consumo da casa e ajusta a potência de carga à potência disponível. Claro que outro fator que vai ter bastante influência é a distância diária que os carros vão percorrer. Se ambos os carros fizerem mesmo muitos kms por dia de forma a que não chegue carregar cada um a 10A, por exemplo, então será necessário mais potência. Mas se for do género cada um faz 100-150km/dia, então carregar das 22h às 8h a 10A (2,3kW) será suficiente.
  3.  # 3

    eu pedia logo 10,35kVA, se é uma casa nova, deve ter um contador inteligente que dá para mudar a potencia contratada pela internet.

    depois baixava para 6,9 e via se começavam a ir coisas abaixo ou não. se não continuava a baixar, se sim voltava a subir
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: ruicarlovOs carros elétricos têm mesmo de carregar a partir das 21h? É que o cenário melhor para o carregamento dos veículos é a partir das 22h no ciclo bi-horário diário.
    Primeiro é necessário saber que tipo de instalação a casa nova tem. É trifásica ou monofásica? Os carros suportam que tipo de carregamento?
    Com uma boa gestão das cargas penso que 6,9kVA monofásicos poderão ser suficientes (conheço várias pessoas nessas condições), ou então quanto muito 10,35kVA. A maneira ótima de conjugar o carregamento dos carros com a casa é ter um carregador regulável que "lê" o consumo da casa e ajusta a potência de carga à potência disponível. Claro que outro fator que vai ter bastante influência é a distância diária que os carros vão percorrer. Se ambos os carros fizerem mesmo muitos kms por dia de forma a que não chegue carregar cada um a 10A, por exemplo, então será necessário mais potência. Mas se for do género cada um faz 100-150km/dia, então carregar das 22h às 8h a 10A (2,3kW) será suficiente.


    Secalhar dá para ser apartir das 22H.E fazemos por dia cerca de 1 carro 100km e o outro 50km .
    Em relação a ser trifásico ou monofásico é um boa questão , sinceramente não sei , sei que já tem um posto próprio para eletricos.
    São leafs , a potencia de carregamento penso que não seja a maior , mas só confirmando.
    bi-horario e tri-horario qual é a diferença?
    Em relação a operadores , alguma opinião?


    Obrigado.
  5.  # 5

    Vai ter wallbox ? Vai ligar os carros a uma tomada 16A normal ?

    Primeiro tem que saber quais os consumos, depois adequa a instalação.

    Se conseguir tudo com 10.35kVA monofásico é o ideal
  6.  # 6

    Colocado por: crisssx
    Secalhar dá para ser apartir das 22H.E fazemos por dia cerca de 1 carro 100km e o outro 50km .
    Em relação a ser trifásico ou monofásico é um boa questão , sinceramente não sei , sei que já tem um posto próprio para eletricos.
    São leafs , a potencia de carregamento penso que não seja a maior , mas só confirmando.
    bi-horario e tri-horario qual é a diferença?
    Em relação a operadores , alguma opinião?

    Obrigado.


    A partir do momento em que tem o CPE dessa instalação associado ao seu NIF pode criar uma conta no site da e-redes que permite ver detalhes dessa instalação. Se é monofásico ou trifásico, qual a potência máxima admissível, se o contador está em telegestão ou não, etc.
    Em relação aos carros, tendo em conta os kms combinados não será necessária uma grande potência. Quanto ao resto, depende dos consumos que tiver, mas sendo apenas duas pessoas não deverá ser necessário ir acima dos 6,9kVA, mas é algo que só testando. Os leafs só carregam em monofásico, logo uma instalação monofásica será o melhor. Com os carregadores de ligar à tomada comum vão carregar a 10A. Numa wallbox podem carregar a mais, mas isso é regulável.

    Quanto ao ciclo horário, no bi-horário diário existem apenas dois períodos. Vazio entre as 22h e as 8h e fora do vazio no tempo restante. Depois existe ainda o bi-horário semanal, em que o vazio aos dias de semana é das 0h às 7h, mas depois ao fim de semana tem mais horas de vazio, sendo o domingo todo em vazio.
    No tri-horário, as horas de vazio são exatamente iguais, mas o fora do vazio subdivide-se em pontas e cheia. Os preços de cheia são muito semelhantes à tarifa simples, enquanto que os de ponta são bastante mais elevados. Logo o tri-horário compensa apenas quando se tem bastante mais consumo em cheias do que em ponta.
    Aqui está um esquema dos horários:
    Ciclos

    A nível de operadores, não sou isento já que sou representante da marca Cashback-Power. Mas tendo um consumo elevado temos tarifários bastante compensadores, sobretudo se realmente os 6,9kVA bastarem, já que o preço do kWh é o preço de custo, havendo apenas uma mensalidade fixa conforme a potência contratada.
  7.  # 7

    Atualmente como faz?

    Colocado por: crisssxSecalhar dá para ser apartir das 22H.E fazemos por dia cerca de 1 carro 100km e o outro 50km .
    Um Leaf tem uma média de consumo na casa dos 15kWh/100km, ou seja, precisa de uns 15kW para o que faz 100km e de 7,5kW para o que faz 50km.
    Carregando a 16A (3,7kW), precisa de 4h para o que faz 100km e de 2h para o que faz 50km.
    Como o Leaf permite programar em intervalos de 10min, eu fazia o seguinte:
    - 00:00 - 04:30 - Para o Leaf que faz 100km (carrega mais ~1,8kW)
    - 04:40 - 07:00 - Para o Leaf que faz 50km (carrega mais ~1kW)

    Agora, entre as 00:00 e as 07:00 vai ter um consumo contínuo de 16A, tem de ver o que tem em paralelo.
    Por exemplo, o AC vai funcionar até que horas? Antes das 00:00? Se sim, não entra na equação.
    Se sim, tem de ver quanto ele gasta.

    O aquecimento das águas sanitárias é a bomba de calor? Se sim, quanto ela gasta?
    Creio que assim por alto, precisa de no mínimo 30A, 6,9kVA; ou mesmo, 45A (10,35kVA).

    Agora, se não quer ou não pode tecnicamente (até 30A creio ser pacífico, agora 45A pode não o ser), terá de colocar ambos os carros a 10A, e aí o tempo de carregamento aumenta e terá de passar para fora de vazio:
    Carregando a 10A (2,3kW), precisa de 6h30 para o que faz 100km e de 3h30 para o que faz 50km.
    Ou seja, no total 10h!! Teria de usar o bihorário diário das 22:00 ás 08:00, todos os dias.
    Ou um misto, 4h30 a 16A (100km) + 3h30 a 10A (50km), seriam 8h, e aqui também poderia optar pelo bihorário diário ...
    Assim, só teria de garantir que a bomba de calor funcione junto com o Leaf a 10A. (Estou a admitir que a bomba de calor não gaste mais de uns 16 a 20A).

    Colocado por: RicardoPortoSe conseguir tudo com 10.35kVA monofásico é o ideal
    O único problema aqui, é a taxa de potência, admitindo que a casa e o ramal suporte os 45A.
    Concordam com este comentário: ruicarlov, itchy
  8.  # 8

    Dou o meu testemunho, tudo elétrico e carrego os meus Leafs a 10A entre as 00:00 e as 07:00 alternadamente através da programação de cada um deles.

    Consigo ter o AC a trabalhar em conjunto (ás vezes ainda trabalha após as 00:00).
    Tenho apoio de resistência painel solar que gasta uns 10A, que funciona entre as 04:00 e as 07:00 sempre que necessário.

    Tenho apenas contratado 25A, 5,75kVA :-) bi-horário semanal.
    No domingo aproveito para carregar o máximo dos carros :-)

    Se os seus Leafs tiverem uma autonomia bem superior à que precisa, pode aproveitar para carregar o máximo no domingo e assim, minimizar o diário....
    Concordam com este comentário: ruicarlov
  9.  # 9

    Obrigado pela ajuda.

    Pelo que me dizem vai depender muito do resto das coisas , ou seja , só depois de lá estar ir experimentando para perceber a melhor solução.
    Só não queria era contratar um potencia e tarifário demasiado elevado sem ter necessidade.
    A grande maioria de electromecânicos entre outra coisas é classe Energética A para cima.
    Também deve ter algum peso certo?
    Muito sinceramente é a minha primeira experiência nestas coisas , mas como já percebi que a conta vai ser alta mensalmente estava a tentar aprender , para perceber a flexibilidade que posso ter.~

    Obrigado
  10.  # 10

    Como o mafgod disse, o que é mais importante saber é se os equipamentos gastadores (AC e Bomba de calor para aguas) vão trabalhar em simultâneo com os carros ou não. Os eletrodomésticos de cozinhar em princípio não têm esse problema, pois funcionam em horas separadas do carregamento. Mas hoje em dia é fácil ter uma ideia dos gastos da casa, pois a maioria dos quadros modernos têm um menu onde indica não só a potência instantânea a ser usada na casa, como também o pico de potência atingido nos últimos 30 dias. É um bom indicador de qual potência necessita realmente.
 
0.0171 seg. NEW