Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Vou fazer um telhado em que a estrutura é em madeira. Contudo gostaria de revestir antes de colocar a telha placas osb/obs ou aglomerado de madeira. Qual aconselham?
  2.  # 2

    Terá de usar OSB. e também convem prever uma tela sub-telha.
    E o isolamento termico vai aplicar onde?
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasTerá de usar OSB. e também convem prever uma tela sub-telha.
    E o isolamento termico vai aplicar onde?


    Como assim?
  4.  # 4

    Não mete isolamento termico?
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão mete isolamento termico?
    . Mas é preciso digo isto porque a casa em questão é uma casa antiga. Mas tem placa. No sótão. Mas compensa por placa OSB?. Digo isto porque no verão não sinto calor dentro de casa visto que é uma casa em Pedra o que a torna fresca no inverno. No inverno é um pouco fria. De resto não sei sinceramente
  6.  # 6

    Meta isolamento termico sobre essa laje. la mineral em rolo com uns 100mm de espessura. vai sentir muita diferença no inverno.
    Isto presumindo que esse sotão não é utilizado.
    Voce quer meter OSB ( forrar a estrutura do telhado), se não quer/ não precisa, deixe isso ventilado.
    Não entendo as suas questões/ dúvidas!...
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasMeta isolamento termico sobre essa laje. la mineral em rolo com uns 100mm de espessura. vai sentir muita diferença no inverno.
    Isto presumindo que esse sotão não é utilizado.
    Voce é quer meter OSB ( forrar a estrutura do telhado), se não quer/ não precisa, deixe isso ventilado.
    Não entendo as suas questões/ dúvidas!...
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
    como vou substituir a estrutura do telhado por estar em risco de queda. Aproveitava para colocar as placas osb porque pensava que isso já poderia isolar alguma coisa
  8.  # 8

    No seu lugar, eu seguiria as sugestões do Pedro Barradas. Colocaria sub-telha no telhado e 100mm de lã de rocha sobre a laje.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasMeta isolamento termico sobre essa laje. la mineral em rolo com uns 100mm de espessura. vai sentir muita diferença no inverno.
    Isto presumindo que esse sotão não é utilizado.
    Voce quer meter OSB ( forrar a estrutura do telhado), se não quer/ não precisa, deixe isso ventilado.
    Não entendo as suas questões/ dúvidas!...
    Concordam com este comentário:RicardoPorto


    Pedro barradas consegue ajudar me aqui uma dúvida sei que já explicou uma vez. Mas por questões económicas vou substituir apenas a estrutura do telhado e gostaria de saber se posso primeiro montar a estrutura e o telhado e depois com mais tempo e dinheiro colocar isolamento. A minha dúvida é se posso colar o isolamento sobre a placa ou sobre as telhas com o nas imagens seguintes
      Screenshot_20210516_1125112.jpg
      Screenshot_20210516_113531_com.android.gallery3d2.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: Maabarbosacomo vou substituir a estrutura do telhado por estar em risco de queda. Aproveitava para colocar as placas osb porque pensava que isso já poderia isolar alguma coisa

    Chegou a avançar com a obra? Tambem preciso de mudar toda a estrutura e depois de muito ler aqui no forum ainda estou com duvidas visto o orçamento ser reduzido... O que tenho em mente neste momento é estrutura toda nova em madeira,osb ,sub telha ripas e telha ceramica...Para já nao colocava xps e ficava a ver o osb por dentro.
    mas ha sempre um mas e um se
  11.  # 11

    E onde coloca no isolamento térmico? Ou é desvao do telhado ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortodesvao do telhado


    Para ja ficava visivel o ripado e o OSB ...Um dia mais tarde colocava o isolamento entre os barrotes e teto falso e ficava só com as vigas visiveis.... Ou estou a dizer uma grande asneira?
    obrigado Ricardo pela ajuda
  13.  # 13

    Se quer o tecto visível coloque já 12cm de roofmate no telhado por fora e por baixo da subtelha e resolve o assunto para sempre
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoroofmate


    o roofmate é diferente do xps ou é a mesma coisa?
    osb-roofmate-subtelha-ripado(pvc) -telha ceramica seria a ordem correta?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 15

    Roofmate é uma marca da DOW, é o XPS para Cobertura, placas com 1250x600mm

    Wallmate para paredes e Floormate para pisos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
  16.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesRoofmateé uma marca da DOW, é o XPS para Cobertura, placas com 1250x600mm

    Wallmatepara paredes eFloormatepara pisos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N.Pires

    Qual a espessura mínima aceitavel do xps? Sendo uma casa de campo que será para ser utilizada mais de verao e pontualmente no Inverno .
    Aproveito ainda para perguntar,visto a casa nao ter chaminé teria de pedir uma licença ou basta informar a camara que vou mudar a estrutura (aproveito e ponho chamine) ??? obrigado
  17.  # 17

    Depende do local onde seja, uma casa de campo em Bragança é diferente de uma casa de campo em Torres Vedras 😅
    Quanto a espessuras, nunca inferior a 60mm depois depende do local.
    Se não for utilizar o sótão pode inclusive isolar a laje de piso/teto falso com lã mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
  18.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesDepende do local onde seja, uma casa de campo em Bragança é diferente de uma casa de campo em Torres Vedras 😅
    Quanto a espessuras, nunca inferior a 60mm depois depende do local.
    Se não for utilizar o sótão pode inclusive isolar a laje de piso/teto falso com lã mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N.Pires

    A casa é na zona de Castelo Branco.
    O sotao tem uma parte acessivel onde podemos andar e tem outra que não tem acesso .A casa da parte da frente tem altura e da parte de tras é baixa,tem apenas "forro" e deste lado mais baixo se calhar ficava só com a la mineral no chao como diz
    .
    obrigado pela ajuda
 
0.0128 seg. NEW