Iniciar sessão ou registar-se
    • monika
    • 25 novembro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde:

    Comprei a minha casa, a minha primeira casinha...Mas tenho tido alguma dificuldade em organizar o espaço.
    Alguém me pode ajudar?
    É um apartamento muito pequeno: 1 sala e cozinha, 1 quarto e WC.
    Como é o meu primeiro lar não tenho qualquer tipo de experiência para organizar/optimizar os espaços.
    Por esta razão é que ainda não comprei os móveis. Sinto-me perdida, não sei como dispor e o que comprar.
    Já tive a opinião de um familiar, mas ainda não estou satisfeita e como não tenho disponibilidade financeira para recorrer à
    ajuda de profissionais em decoração de interiores, resolvi abrir este tópico visto que dão excelentes ideias a quem precisa de ajuda como eu.

    Envio o os 2 ficheiro : o 1º é do apartamento e o 2º é do mesmo mas com a disposição dos movéis que me sugeriram.

    Aceito sugestões.
    Obrigada
      Digital2.jpg
  1.  # 2

    Falta o 2º ficheiro....
  2.  # 3

    Olá Monika:

    A tua Casinha é mesmo pequenina..., tens mesmo que rentabilizar esse espaço.
    Que tipo de decoração pensas fazer? Romantica, contemporanea...
    Quantas pessoas vão viver no teu apartamento?
    Já está construido ou em fase de acabamento?
    Se for este o caso ainda podes fazer alterações, como escolher o tipo de chão, azulejos, etc e que no final
    pode resultar num projecto mais harmonioso e jogares com cores que podem tornar o apartamento maior.
    Tem lareira, recuperador de calor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monika
  3.  # 4

    Olá:

    Relativamente á decoração gosto de linhas direitas, simples (e económicas...)
    O apartamento é só para mim. A obra ainda está em tijolo pelo que ainda posso escolher os materiais que quiser.
    Sobre este assunto já ando a ver casas da especialidade, mas estou muito indecisa.
    Não tem lareira ou recuperador de calor e o chão vai ser piso radiante.
    Sobre isso também me preocupa porque como vou ter o mesmo piso
    na cozinha e sala, se tiver 1 problema com máquinas (lavar, etc). Mas não posso ter 2 tipos de piso diferentes no mesmo espaço.
    Ajudem-me estou muito perdida!!!!
  4.  # 5

    Se a pressão é muita e não sabe e não tem euros para se mexer, talvez seria melhor "deixar" o empreiteiro acabar segundo o andar modelo que certamente viu, e preocupar-se com os móveis e sua disposição, numa fase posterior.
    Diz que pode escolher os materiais que quizer, não será bem assim, de certeza que o empreiteiro lhe pos um plafond e até um numero limitado de opções de acordo com os seus fornecedores ( dele empreiteiro).
  5.  # 6

    Colocado por: marco1Se a pressão é muita e não sabe e não tem euros para se mexer, talvez seria melhor "deixar" o empreiteiro acabar segundo o andar modelo que certamente viu, e preocupar-se com os móveis e sua disposição, numa fase posterior.
    Diz que pode escolher os materiais que quizer, não será bem assim, de certeza que o empreiteiro lhe pos um plafond e até um numero limitado de opções de acordo com os seus fornecedores ( dele empreiteiro).


    Olá marco1:
    Não existe andar modelo porque comprei o apartamento ainda no papel.
    Vai estar pronto em finais de 2010, pelo que já me devo preocupar em ver coisas.
    Sei também que por vezes tendo uma noção do que se pretende encontramos boas promoções (móveis) no natal, verão, etc, que numa altura destas não podemos desperdiçar e como tenho muito tempo, acho que posso fazer boas compras.
    Vocês compreendem..., é a minha 1ª casa...Apetece-me começar a comprar coisas...mas, tb sei que tenho que ter muito cuidado, porque o espaço é pequeno e uma opinião de 1 expert ajudava...
    Obrigada pelas dicas...
    e já agora o que acha de outra ideia que me deram para organizar a sala ?
      Planta2.jpg
  6.  # 7

    Olá monika:

    Se calhar o sofá pode tornar uma sala mais apertada? o sofá, na chaise-longue poderia ser mais pequeno, não achas?
    Acho boa ideia aquele móvel com portas deslizantes para a Tv .
    Que tal um espelho na parede da varanda, perto da mesa de jantar, penso que assim dava a ilusão de mais espaço.
    Pessoalmente gosto muito dos espelhos, com molduras bonitas, decora uma parede e vai sp bem numa sala.
    Também será boa ideia para esconder o tal móvel de TV. É sp desagradável para quem entra numa casa encontar um móvel (neste caso de lado).
    Assim, entrando em casa, tens de frente 1 espelho e uma mesa estreita e alta que vai esconder a parte lateral do movel de TV.Penso que percebi bem, não?
    Mas aí não sei se serão mtos espelhos...
    Não sou perita em decoração, talvez encontres mais opiniões...Mas parece-me bem esta solução
  7.  # 8

    Isso parece a minha primeira casinha (um T1 com 45m2... incluindo a varanda!). :-)

    A mim parece-me que o quarto (ficheiro T1 Praia Monica pdf) está bem arrumado, excepto a porta de roupeiro que fica atrás da 2ª mesa de cabeceira. Mesmo que as portas sejam de correr, não conseguirá aceder a prateleiras ou gavetas.
    Suprima a 2ª mesa de cabeceira.

    Também não ma agradava aquela mesa no meio da sala, entre os sofás e estante da TV. Esta 2ª solução parece-me melhor. Mas se você vive sózinha, acha que vai necessitar de uma mesa com QUATRO cadeiras e de um sofá para QUATRO/CINCO pessoas em permanência?

    Eu eliminava um dos 5 módulos de sofá (a "perna" perpendicular ao móvel da TV está demasiado longa).

    A solução mesa-de-abrir (ou extensível) é o ideal. E se puder utilizar a mesa só com metade aberta, melhor. Compre cadeiras que possa colocar no exterior, e coloque as que não precisa diariamente na varanda.

    Que vista tem da varanda? É que já estou a imaginar uns pequeno-almoços ao ar livre... :-)
  8.  # 9

    monika

    não se precipite, repare que quando o espaço é pequeno, tem de se encontrar soluções menos convencionais, por exemplo já reparou que na sala cozinha o que precisa é de um sofá e uma mesa que esta até pode ser um simples aparador que depois quando preciso se estende? ou seja pode simplesmente meter um bom sofá onde está a meter o movel tv e depois "ficar" com todo o espaço amplo sendo a tv tipo numa estrutura movel (rotativa).
    Tem de imaginar isso de uma forma menos convencional de sala e previligiar o espaço ( pouca mobilia).
    Há quem até nestas situações pura e simplesmente acaba com a parede do quarto e a cama fica "atrás" de um movel que faz a separação de espaços, sem portas, alargando assim a zona de "living".
  9.  # 10

    Colocado por: krispintasOlá monika:

    Se calhar o sofá pode tornar uma sala mais apertada? o sofá, na chaise-longue poderia ser mais pequeno, não achas?
    Acho boa ideia aquele móvel com portas deslizantes para a Tv .
    Que tal um espelho na parede da varanda, perto da mesa de jantar, penso que assim dava a ilusão de mais espaço.
    Pessoalmente gosto muito dos espelhos, com molduras bonitas, decora uma parede e vai sp bem numa sala.
    Também será boa ideia para esconder o tal móvel de TV. É sp desagradável para quem entra numa casa encontar um móvel (neste caso de lado).
    Assim, entrando em casa, tens de frente 1 espelho e uma mesa estreita e alta que vai esconder a parte lateral do movel de TV.Penso que percebi bem, não?
    Mas aí não sei se serão mtos espelhos...
    Não sou perita em decoração, talvez encontres mais opiniões...Mas parece-me bem esta solução



    Olá Krispintas:
    Muito obrigada pelo seu comentário. Realmente parece-me boa ideia ter uma Chaise-longue mais pequena. Sobre os espelhos, também gostei da ideia de colocar um na parte lateral do móvel da TV. Muito obrigada, Realmente não tenho a noção se estes móveis vão caber num espaço tão pequeno. Tenho medo que o apartamento fique muito apertado...
    Obrigada mais uma vez pela sua opinião.
    • naar
    • 27 novembro 2009

     # 11

    Parece que o desenho das suas loiças sanitárias encolheu, mas foi só no seu apartamneto, estranho!
  10.  # 12

    Colocado por: naarParece que o desenho das suas loiças sanitárias encolheu, mas foi só no seu apartamneto, estranho!

    Pois é!!!. muito bem observado.. deve ser para não colocarem o bidé?! essa bancada/ lavatório terá de ser uma solução com pouca profundidade....
  11.  # 13

    olá bom dia, sim eu poderei ajuda-la conforme seu email, mas apartir hoje nao estarei vou viajar, regresso terça, depois falamos. Bom Fim de Semana para todos
  12.  # 14

    Olá Luis K. W.
    Muito obrigada pela sua opinião. Realmente não posso ter a 2ª mesa de cabeceira, não será facil aceder ao interior do armário... Também não gosto da mesa de jantar entre o sofá e a televisão. Gosto muito mais da 2ª opção, contudo muitas pessoas me têm dito que esta 2ª opção será impossível devido ao espaço (pouco)... Como tenho muita dificuldade em visualizar o espaço, é muito difícil....
    Realmente tenho sorte com a varanda, é grande e tem uma vista fantástica para uma lagoa (que não está muito limpa mas continua a ser uma lagoa....)
    Muito obrigada mais uma vez.
    Monika


    Colocado por: Luis K. W.Isso parece a minha primeira casinha (um T1 com 45m2... incluindo a varanda!). :-)

    A mim parece-me que o quarto (ficheiro T1 Praia Monica pdf) está bem arrumado, excepto a porta de roupeiro que fica atrás da 2ª mesa de cabeceira. Mesmo que as portas sejam de correr, não conseguirá aceder a prateleiras ou gavetas.
    Suprima a 2ª mesa de cabeceira.

    Também não ma agradava aquela mesa no meio da sala, entre os sofás e estante da TV. Esta 2ª solução parece-me melhor. Mas se você vive sózinha, acha que vai necessitar de uma mesa com QUATRO cadeiras e de um sofá para QUATRO/CINCO pessoas em permanência?

    Eu eliminava um dos 5 módulos de sofá (a "perna" perpendicular ao móvel da TV está demasiado longa).

    A solução mesa-de-abrir (ou extensível) é o ideal. E se puder utilizar a mesa só com metade aberta, melhor. Compre cadeiras que possa colocar no exterior, e coloque as que não precisa diariamente na varanda.

    Que vista tem da varanda? É que já estou a imaginar uns pequeno-almoços ao ar livre... :-)
    • SRD
    • 28 dezembro 2009

     # 15

    Olá Monika

    Vou deixar aqui também a minha opinião! Em relação à sala/cozinha open space, eu delimitava 2 zonas distintas: Zona de estar e zona de refeições, sendo que abolia a Chaise-longe e colocava um sofá de 2 lugares em conjunto com assentos ou poufes que facilmente se transformam em mesinhas de apoio, quanto á mesa de jantar concordo com o que já foi dito anteriormente, não faz sentido 4 cadeiras sempre em exposição sem uso diário. O móvel da TV parece-me bem!
    Cumps
 
0.0200 seg. NEW